Como ensinar o bebê a usar o troninho: dicas para facilitar o processo!

6 MINUTOS DE LEITURA
1567
imagem no banheiro demonstrando como ensinar o bebê a usar o troninho

O desfralde é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento infantil, contribuindo para o aprendizado e conferindo autonomia aos pequenos. Contudo, perante aos desafios, é comum que os cuidadores tenham dúvidas a respeito de como ensinar o bebê a usar o troninho

Por ser um momento de descobertas, ter cautela é primordial para a mudança de hábito não ocasionar traumas, acontecendo de forma tranquila para a criança. Para facilitar o processo, é possível contar com a ajuda de profissionais da Primeira Infância, como pediatras e educadores, além de garantir dicas. 

A Dra. Fernanda Monteiro, autora do livro Supergênios, especialista em desenvolvimento e terapeuta ocupacional, foi convidada para dar suporte sobre as principais questões desse assunto. Achou interessante? Continue a leitura e confira!

Quando começar o desfralde? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o processo de desfralde costuma iniciar a partir dos dois anos e meio. Nessa faixa etária, a criança comanda os esfíncteres — estruturas musculares presentes no sistema digestivo, responsáveis por controlar a abertura/fechamento da uretra e do ânus. 

Entretanto, antes de pensar em como ensinar o bebê a usar o troninho, é necessário lembrar que cada criança tem um ritmo. Respeitar esse tempo é essencial para o processo não gerar traumas. A dica é deixar com que a mudança aconteça de forma natural, autônoma e gradual.

Sinais

É possível identificar a hora certa para começar a ensinar o bebê a usar o troninho? Basicamente, para saber se chegou o momento, os cuidadores devem observar o comportamento da criança, que começará a dar sinais para acontecer o desfralde. De acordo com a Dra. Fernanda, esses indícios incluem: 

  • perceber e apresentar incômodo com a fralda suja; 
  • avisar que fez algo na fralda; 
  • saber nomear xixi e cocô;
  • permanecer por mais tempo com a fralda seca; 
  • perceber e compreender a necessidade de urinar ou evacuar; 
  • conseguir tirar as roupas sozinho;
  • demonstrar interesse em ver os pais ou os irmãos usando o banheiro e querer imitá-los.

Ao notar esses sinais, é possível começar o desfralde consciente, respeitando o tempo da criança. Contudo, vale destacar que não é indicado iniciar o processo durante uma doença, mudança drástica (residência, escola, etc) ou crise emocional, assim como é necessário tratar problemas como constipação antes de tudo. 

Desafios

Ao saber reconhecer os sinais, você já pode começar a pensar em estratégias sobre como ensinar o bebê a usar o troninho. Não esqueça que, nessa fase, é comum as crianças apresentarem picos de evolução e regressão, quando mesmo com os sinais, não querem usar o vaso sanitário, se recusarem a ir ao banheiro, etc. 

Para lidar com esses desafios, é fundamental ter cautela, não castigar, nem punir a criança pela regressão. Pelo contrário, a dica é sempre buscar conversar e acalmar a respeito do que possa estar incomodando, dando suporte para solucionar os problemas e tornar o processo o mais tranquilo possível. 

imagem no banheiro demonstrando como ensinar o bebê usar o troninho

Como ensinar o bebê a usar o troninho? 

Ao conhecer os sinais e os desafios do desfralde, é hora de descobrir como ensinar o bebê a usar o troninho. Para começar, é importante conversar e familiarizar o pequeno com o banheiro, ensinando para que serve o vaso sanitário ou penico e o que é feito no cômodo. 

“É importante deixar o troninho para bebê sempre no banheiro, não o levando para outros cômodos, como sala, cozinha ou quintal. Assim, a criança pode se habituar a um único espaço e entender a função dele”, explica a terapeuta ocupacional.

Normalmente, as crianças aprendem por imitação. Sendo assim, ir ao banheiro e explicar sobre o que você está fazendo pode ajudar no processo. A dica é ser claro, objetivo e simples, como dizer que o vaso ou o troninho serve para fazer xixi e cocô. Depois, é necessário se limpar, etc. 

Estratégias

A brincadeira é uma ferramenta excepcional para o aprendizado dos pequenos. Você também pode usá-las para estimular a ida ao banheiro. Entre as opções, é possível diverti-los enquanto fazem as necessidades com jogos como “dar tchau para o cocô”, musiquinhas e bonecos. 

Outra ótima estratégia para estimular o uso do troninho é dar mais autonomia às crianças, deixando com que participem ativamente do processo. Para isso, recomenda-se o uso de roupas mais simples, que podem ser retiradas pelo pequeno, deixando claro que ele pode pedir para ir ao banheiro a qualquer momento.

Além disso, apostar em um troninho infantil no lugar de um redutor de assento é um bom caminho para dar mais segurança e liberdade aos pequenos. O objeto oferece melhor apoio aos pés e dá suporte para o bebê sentar facilmente sozinho. 

“Para escolher o troninho ideal, permita que a criança auxilie na decisão. Assim, ela se sentirá mais motivada a utilizá-lo e terá mais interesse, justamente por ter participado”, completa autora do livro Supergênios

Cuidados

Ainda de acordo com a Dra Fernanda, nos primeiros meses de desfralde, é importante ter sempre um adulto auxiliando a criança para evitar acidentes, como xixi nas calças ou desequilíbrios. Assim, é possível tornar o processo mais seguro e confortável. 

“Seja gentil nesse processo, não force, nem castigue. Acidentes acontecerão até a criança ter maturidade e controle completo, mas sempre incentive. Quando o uso do troninho der certo, elogie e comemore com a criança. A prática leva à perfeição”, completa a especialista.

#ModoBrincar: dicas incríveis para sua família! 

Gostou do conteúdo e já sabe como ensinar o bebê a usar o troninho? Então, que tal aproveitar o tempo livre para conferir mais novidades? Acompanhe o blog #ModoBrincar e garanta as melhores dicas para sua família

Fontes consultadas: 

MAGIEREK, Valeska. AS DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE DESFRALDE DAS CRIANÇAS. Centro AMA de Desenvolvimento, [S. l.], p. Disponível em: http://centroamadesenvolvimento.com.br/as-duvidas-mais-comuns-sobre-desfralde-das-criancas/#:~:text=O%20desfralde%20%C3%A9%20um%20dos,para%20o%20sucesso%20do%20desfralde. Acesso em: 10 jan. 2023.

GONÇALVES, Fabiana. Desfralde: quando é a hora certa?. Unimed, [S. l.], 23 ago. 2019. Pais e Filhos, p. 1. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/desfralde-quando-e-a-hora-certa-. Acesso em: 10 jan. 2023.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *