Como jogar cartas Pokémon: dicas para ensinar a criançada

6 MINUTOS DE LEITURA
1997
Imagem de algumas cartas de Pokémon espalhadas

Pokémon é um dos maiores sucessos entre várias gerações. A história da relação entre os mestres e os monstrinhos é superdivertida e possui um universo expandido que envolve o desenho, alguns games, filmes e brinquedos. Aprender como jogar cartas Pokémon é entender mais sobre esse anime. 

O blog Modo Brincar está por dentro de tudo sobre Pokémon. Por isso, montou um guia completo sobre o anime. Aqui, você confere um pouco sobre a história e como jogar cartas Pokémon com os pequenos. Assim, eles se sentirão mestres iguais aos do desenho.

Confira um pouco sobre Pokémon

Tudo começou com videogames em 1996. Neles, o público explorou os monstrinhos que, mais tarde, se tornaram ícones da cultura pop. Com o sucesso dos jogos de Pokémon, ficou claro que o universo precisava ser expandido. 

Então, em 1997, foi lançado o anime Pokémon, que está no ar até hoje. Ele é dividido em séries, ou seja, partes que contam histórias no mundo já conhecido dos games. Um dos personagens principais é Ash, que quer se tornar um mestre Pokémon. Ele possui um parceiro-mostro, o Pikachu.

Também há outros personagens humanos famosos, como os vilões da equipe Rocket, mas o que chama mais a atenção do público são os monstrinhos. Pikachu, por exemplo, tem poderes elétricos e se comunica quase sempre repetindo o seu nome. O Bulbasauro, por sua vez, tem o poder de soltar pétalas, sementes e outras coisas.

Recentemente, Pikachu protagonizou uma aventura nas telonas. Pokémon: Detetive Pikachu foi lançado em 2019 e mostra um mundo onde humanos e Pokémons vivem em harmonia. Com certeza, o universo dos monstrinhos vai continuar a se expandir ao longo dos anos.

Como jogar com as cartas Pokémon?

Depois de conhecer um pouco mais sobre esse mundo, está na hora de aprender como jogar cartas Pokémon. Essas cartas são supercoloridas e representam os monstrinhos, os estádios e os itens para ajudar durante a partida. Com elas, a criançada consegue realmente se sentir um mestre Pokémon.

Então, como efetivamente jogar Pokémon? Comece entendendo um pouco sobre o objetivo do jogo. Nele, você precisa montar o seu deck (baralho) com os Pokémons para competir contra o deck do adversário. O seu foco é derrotá-lo. A seguir, veja como as rodadas funcionam.

1. Cartas

Todo deck precisa ter 60 cartas de Pokémon. Entre elas, é preciso ter pelo menos um Pokémon básico, isto é, que pode ser colocado como ativo no início do jogo. Respeitando as outras cartas da partida, pode ir para o banco a qualquer momento. Isso pode ser identificado no canto esquerdo da carta. 

Na carta, também há outras informações, como o nível de saúde, o tipo de ataque, o peso, a altura, a fraqueza e a resistência do monstrinho. Há algumas que mostram itens que podem curar, permitir a busca por um Pokémon no deck e outras funções para a partida.

As cartas também são divididas em tipos, que ficam sinalizados na cor ou por meio de símbolos. São 11: planta, fogo, água, elétrico, psíquico, lutador, sombrio, aço, fada, dragão e incolor. É importante não confundir isso com as categorias, que dizem respeito à evolução dos Pokémons.

Imagem de uma pessoa segurando cartas de Pokémon

2. Deck e início da partida

Com o deck pronto, está na hora de jogar cartas Pokémon. Cada um deve tirar sete cartas do montante embaralhado. O Pokémon básico deve estar no meio delas. Caso não esteja, mostre as sete ao adversário, embaralhe e retire um novo grupo. Isso vai se repetir até que tenha o monstrinho básico.

O adversário pode sacar uma carta do deck a cada vez que você fizer esse processo. Isso também acontece caso o oponente não consiga o básico. Com isso feito, o próximo passo é colocar o Pokémon básico na sua frente, virado para baixo.

Você pode colocar até cinco Pokémons básicos enfileirados abaixo do primeiro. Esse será o seu banco. No deck, coloque seis cartas ao lado do banco e do ativo, viradas para baixo. Elas são os Prêmios, que representam o objetivo de cada um. Quem conquistar todos vence. Há outra maneira de ganhar: derrotar todos os Pokémons do adversário.

3. Jogo

Como qualquer jogo de cartas, Pokémon requer muita estratégia. Isso porque cada carta pode ter um efeito diferente na partida, e você compete contra as consequências do seu adversário. Então, durante a partida, você pode seguir por vários caminhos.

Primeiro, você vai comprar uma carta do seu deck. Se não tiver mais nenhuma, perde o jogo. Em seguida, existem várias ações que podem ser tomadas e adicionadas ao banco e ao Pokémon ativo:

  • colocar um Pokémon básico no banco sem ultrapassar o limite de cinco permitidos;
  • usar uma carta de energia sob um Pokémon tanto do banco quanto ativo;
  • usar cartas de treinador, que contêm orientações e regras que ajudam o Pokémon que está competindo;
  • colocar uma carta estádio, que substitui a anterior e só pode ser utilizada uma por vez;
  • evoluir o Pokémon, caso a carta em mãos tenha o “evolui de…” e você possua a versão anterior dele;
  • usar habilidades;
  • recuar (permitido apenas uma vez por rodada). Consiste em trocar o Pokémon ativo pelo do banco;
  • atacar o adversário, o que encerra o seu turno para jogar.

Como o ataque é feito?

Um dos principais conceitos para aprender como jogar cartas Pokémon é entender o ataque. Primeiro, seu Pokémon precisa ter a energia correta para fazer a ação (o que está descrito na própria carta). Depois, veja as fraquezas e as resistências do adversário. Ao atacar, coloque um contador de danos no ativo do outro participante para cada dez de danos causados.

Depois, não esqueça de ver os danos causados aos seus próprios Pokémons. É muito comum que o que ataca receba algum durante a ação. Alguns ataques podem deixar os monstrinhos ativos nas condições abaixo. Colocá-los no banco ou evoluí-los tira essas características. São elas: 

  • adormecido (carta virada no sentido anti-horário);
  • queimado (com marcador de queimadura);
  • confuso (carta de cabeça para baixo)
  • paralisado (carta virada no sentido horário);
  • envenenado (com marcador de envenenamento).

Encontre suas cartas Pokémon na Ri Happy!

Viu só? É muito fácil aprender como jogar cartas Pokémon. Na Ri Happy, você encontra vários modelos para fazer as partidas e deixar com que a criançada se sinta no mundo dos monstrinhos. Acesse!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *