Descubra como jogar cilada em 4 passos!

5 MINUTOS DE LEITURA
854
como jogar cilada

Nem toda atividade precisa ser complexa para ser divertida e até educacional. Existem ótimas alternativas para entreter crianças, jovens e adultos, sem precisar de muito. Esse é um dos motivos para aprender como jogar cilada.

Entre os jogos de raciocínio, essa opção é desafiadora na medida certa e oferece muitas opções para garantir a diversão de todos os participantes. A seguir, descubra como jogar cilada e divirta-se!

Qual é o objetivo da cilada?

A cilada é composta por um tabuleiro com formas geométricas que compõem uma espécie de quebra-cabeça. A meta é encaixar as peças brancas sobre as formas até não restar nenhuma das peças selecionadas.

Apesar de parecer simples, o objetivo do jogo cilada pode se tornar mais complexo. Basta apenas uma peça não encaixar corretamente para ser necessário repensar toda a estratégia.

Por que aprender a jogar?

Descobrir como jogar cilada é uma excelente ideia por causa das vantagens que a atividade oferece, como a simplicidade. Não é preciso fazer grandes preparações para começar uma ou várias partidas, então é bem prático se divertir.

Como o tabuleiro é portátil e fácil de transportar, dá para jogar no meio de uma viagem e em várias outras situações. Para as crianças, isso garante muito mais autonomia para conduzir a brincadeira.

As regras do jogo cilada o tornam uma boa alternativa para desenvolver habilidades importantes. É preciso trabalhar bastante o raciocínio, já que a ideia é formar um quebra-cabeça completo.

Com esse jogo, é possível ajudar o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, aumentando a atenção e favorecendo a tomada de decisão. Essa é uma opção para aprender brincando!

Como jogar cilada? Confira 4 passos!

Agora que você conhece essa opção, é hora de saber como se joga cilada. A partir disso, todo mundo se diverte e tem uma excelente experiência. Veja quatro passos essenciais!

1. Monte o tabuleiro

Para começar, monte o tabuleiro da cilada. Essa etapa é bem fácil, já que basta posicioná-lo sobre uma superfície, de preferência, lisa e reta. Isso facilita o encaixe das peças sobre as formas, de modo a criar o quebra-cabeça.

Se não for possível apoiar o tabuleiro em uma mesa ou no chão, use o banco do carro ou outra superfície. O importante é impedir que as peças brancas caiam após serem posicionadas.

2. Escolha o quebra-cabeça

Com o tabuleiro pronto para o jogo, é só escolher o quebra-cabeça. São mais de 50 opções disponíveis, então não faltam alternativas para definir o desafio da vez.

O quebra-cabeça é acompanhado por uma sequência de letras. Cada uma representa uma peça. Logo, nessa etapa, você sabe quais itens devem ser selecionados.

como jogar cilada

3. Separe as peças necessárias

Após escolher o quebra-cabeça a ser resolvido, é preciso separar as peças. Essa etapa é essencial porque colabora diretamente com a montagem do quebra-cabeça.

As peças podem ser de dois ou três elementos e compostas por formas iguais ou diferentes. As letras que identificam cada uma ficam na parte de trás. É possível escolher aquelas correspondentes ao quebra-cabeça.

4. Crie regras diferentes

Ao seguir os passos anteriores, você já sabe como jogar cilada. Basta posicionar as peças selecionadas sobre as formas até não restar nenhuma. Se faltar, você estará em uma verdadeira cilada e precisará repensar a estratégia.

Porém, essa não é a única forma de se divertir com esse jogo. Também é possível soltar a imaginação e criar novos desafios. Uma dica é usar um cronômetro e desafiar o jogador a completar o quebra-cabeça nesse período.

Outra possibilidade é fazer uma disputa para ver quem monta mais rápido. Inclusive, dá para jogar em equipes, formando duplas, que devem cumprir o desafio. Esse é um ótimo programa em família!

Se a ideia for deixar o jogo ainda mais difícil, que tal experimentar vendar os olhos? Nesse caso, o tato é essencial para usar todas as peças corretamente. Não faltam opções, então é interessante deixar a criatividade fluir para se divertir ao máximo.

Dica bônus: não se esqueça de guardar tudo

Como você viu, o jogo cilada depende do tabuleiro e das peças para ser aproveitado corretamente. Depois que acabar a brincadeira, é importante guardar todos os itens na caixa original ou em outro local seguro. Assim, na próxima vez, é possível continuar o entretenimento sem nenhum empecilho.

Compre os jogos mais divertidos na Ri Happy

Após aprender como jogar cilada, só falta levar a brincadeira para casa para se divertir. Na Ri Happy, você encontra esse e outros jogos de tabuleiro de tipos diferentes para a criançada curtir à vontade.

Para receber mais dicas de brincadeiras e atividades, navegue pelo blog Modo Brincar, que está sempre repleto de novidades. Confira outras postagens e aproveite!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *