Aprenda como pintar com aquarela e divirta-se com a criançada

5 MINUTOS DE LEITURA
857
como pintar com aquarela

A pintura é uma brincadeira lúdica e superdivertida, fazendo um sucesso enorme entre os pequenos. Além da tinta guache, existem várias opções para diversificar o passatempo. O blog Modo de Brincar apresenta um guia completo sobre como pintar com aquarela.

Aproveite para reunir a criançada em uma tarde de diversão que vai ficar na memória de todos. A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre pintura em aquarela para iniciantes e as melhores formas de introduzir a arte na brincadeira.

Materiais necessários para a brincadeira

Pintar com aquarela é uma brincadeira divertida e que estimula o desenvolvimento infantil. Por meio da criatividade, a garotada trabalha os sentidos, assim como as habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

Isso é muito importante para as crianças crescerem com benefícios psicomotores levados para o resto da vida. A seguir, confira o que você precisa providenciar para a atividade.

Tintas aquarelas

A pintura em aquarela requer tintas especiais, solúveis em água. Elas podem vir em formato de pastilha ou tubos. Por serem compostas por pigmentos de cor e aglutinantes, que se ativam somente quando misturados ao líquido, elas precisam ser diluídas antes do uso.

Pincéis

Prefira pincéis com cerdas bem macias, que absorvam a água. Se eles forem muito duros, não retém o líquido, impedindo o efeito aquarelado. As cerdas curtas e finas são ideais para desenhos menores, enquanto as mais grossas funcionam melhor para pinturas maiores.

Papel de aquarela

Os papéis específicos para pinturas em aquarela são mais grossos e absorventes para não rasgarem ao entrarem em contato com a água e permitirem uma pintura mais bonita. Folhas de sulfite, por exemplo, não são apropriadas para a atividade por terem gramatura mais fina, podendo estragar a brincadeira.

Você também pode optar pela pintura aquarela em tela. Essa é uma ótima forma de incentivar a criatividade e trabalhar com materiais diferentes dos tradicionais papel e lápis de cor. Os pequenos vão se sentir verdadeiros artistas!

Água

A aquarela precisa ser diluída em água, conforme mencionado acima. Portanto, antes de começar a pintura, separe um potinho com o líquido para os pequenos molhar os pincéis.

Botando a mão na massa: entenda como pintar com aquarela

Agora que você tem a lista dos materiais necessários, pode aprender como usar tinta aquarela. Mesmo que a ideia seja apenas incentivar a diversão com as crianças, vale seguir algumas técnicas básicas para tudo funcionar.

1º passo: prepare o ambiente

Separe e organize todos os materiais em uma superfície plana. O papel precisa ser fixado, pois tende a enrugar um pouco quando entra em contato com a água. Você pode colar as bordas com uma fita adesiva, por exemplo. Aproveite para incluir os pequenos na organização e desenvolver o sentimento de participação.

2º passo: misture as cores com a água

Teste a tinta aos poucos até obter a tonalidade desejada. Você também pode usar uma paleta para facilitar a mistura. Lembre-se de que a aquarela tende a ficar mais transparente enquanto úmida, escurecendo conforme seca.

como pintar com aquarela

3º passo: comece a brincadeira!

Após preparar o ambiente e misturar a tinta, você e os pequenos estão prontos para se divertirem. Vocês podem experimentar diversos estilos de desenhos ou improvisar. O importante é reforçar para as crianças que essa técnica de pintura valoriza a espontaneidade e não há erros na brincadeira.

Benefícios das crianças pintarem com aquarela

Em geral, a pintura oferece muitos benefícios para as crianças. Além de incentivar o gosto pela arte, aprender como pintar com aquarela pode ajudar com a concentração, o desenvolvimento de habilidades e até o relaxamento dos pequenos.

Expressão criativa

A pintura e o desenho estimulam a imaginação das crianças, sem barreiras. Elas expressam ideias e emoções por meio dos traços, criando mundos inteiros, que refletem sentimentos e pensamentos.

Desenvolvimento da coordenação motora

Ações que parecem muito naturais para os adultos, como segurar um pincel, por exemplo, precisam ser aprendidas na infância. O ato de pintar com aquarela desenvolve a coordenação motora fina, especialmente por conta do uso dos pincéis e do controle da dosagem de tinta e água, melhorando a destreza manual.

Resolução de problemas

O cérebro das crianças está em formação. Portanto, a simples escolha da mistura das cores de um desenho já faz com que elas desenvolvam habilidades importantes para o dia a dia, como a resolução de problemas.

Aprendizado multissensorial

A pintura envolve praticamente todos os sentidos: o tato permite sentir a textura do papel e da tinta, enquanto a visão ajuda a enxergar as criações, por exemplo. Isso torna a experiência de aprendizagem muito mais lúdica e divertida para os pequenos.

Uma simples brincadeira pode ir muito além de um momento de diversão, trabalhando habilidades importantes para a criançada. Aproveite esse guia de como pintar com aquarela e aplique essa brincadeira diferenciada com os pequenos ao seu redor.

Na Ri Happy, você encontra todos os materiais necessários para os pintores mirins, como lápis de cor, canetas hidrográficas, tintas, papéis e mesas infantis para acomodá-los durante o momento de criatividade.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *