Como preparar o filho para a chegada do bebê? Veja 5 dicas

6 MINUTOS DE LEITURA
1989
Como preparar o filho para a chegada do bebê|
Criança faz carinho na barriga da mãe grávida

O nascimento de um bebê é um momento incrível para a família. Mas o que acontece quando há um irmãozinho envolvido? Atenção, conversas, carinho e contexto são essenciais para que todos se sintam envolvidos na nova jornada.

Independentemente da idade, pensar em como preparar o filho para a chegada do bebê pode fazer com que a fase seja muito mais leve para os papais, também. Ser promovido a irmão mais velho (pela primeira vez, ou mais uma vez) pode ser muito empolgante.

Entre ciúmes e amor incondicional, essa é uma relação que vai durar por toda a vida. Então, confira as nossas dicas para preparar o seu filho para a chegada do bebê!

Por que preparar o mais velho para a chegada do bebê?

A alegria com o teste de gravidez positivo é, geralmente, seguida pelo anúncio da novidade para toda a família e amigos. Mas por que cuidar da forma que a criança será informada de que mais um bebezinho está chegando?

Um dos principais motivos é para evitar a ansiedade infantil. Com tantas coisas acontecendo com os papais e, até mesmo, na casa, é indiscutível que a criança pode experimentar emoções novas ou mesmo diferentes daquelas a que já está acostumada.

Isso ocorre porque um novo bebê impacta totalmente a dinâmica familiar. Mesmo durante a gestação, a mamãe pode precisar mudar sua maneira de se relacionar com o(s) filho(s), ou mesmo as formas de brincar e se divertir. Como a criança vai reagir a essas mudanças?

Por isso, preparar o filho para a chegada do bebê é um ato de muito carinho e afeto. É o que transmite para a meninada a segurança necessária de que, aconteça o que acontecer, seu lugar sempre estará seguro. Isso também é parentalidade consciente, o que impacta positivamente toda a família (incluindo o bebezinho que está para chegar).

Como preparar o filho para a chegada do bebê?

Que tal conferir as 5 dicas que separamos? Queremos ajudar você a construir um ambiente seguro e amoroso para o filhote.

1. Compartilhe a notícia com carinho

O primeiro passo é compartilhar a notícia com a criança com delicadeza e cuidado. Que tal fazer uma surpresa, contando uma historinha e reforçando que ser promovido a irmão mais velho é uma superaventura?

A maneira ideal de dar a notícia vai variar de acordo com a idade do novo filho mais velho. Mas lembre-se que, a partir dos três anos, a meninada já consegue ter mais contexto sobre os fatos. Antes disso, o lado lúdico pode ser mais adequado.

2. Inclua a criança em todos os momentos

Ao preparar o filho para a chegada do bebê, vale envolvê-lo nos exames (como ultrassons), consultas médicas e, até mesmo, na escolha da decoração do quartinho. Que tal deixar que a meninada tenha algumas responsabilidades? Pode ser desde organizar as roupinhas no guarda-roupa até ajudar a selecionar os brinquedos que serão deixados para o irmãozinho.

Outros momentos especiais que merecem o envolvimento do filho:

  • organização do chá de bebê;
  • realização das fotos de gestante;
  • escolha do nome do bebê.

3. Considere a opinião do irmão mais velho

Para mostrar que a chegada do bebê não é algo que interessa apenas aos papais, vale não apenas envolver o(s) outro(s) filho(s) nos momentos e nas decisões, mas ativamente deixar que sua opinião seja levada em consideração.

Ainda que isso possa não ser possível em 100% dos momentos, é legal identificar pequenas decisões que podem ter grande influência. Um exemplo é a escolha de qual será o primeiro conjuntinho a ser utilizado no berço. Ou mesmo quais serão os desenhos para quadrinhos no quarto.

4. Dê tempo para a criança

Não espere que a criança se sinta muito empolgada ou feliz, logo de cara, com a novidade. Por isso, deixe que ela assimile a notícia e descubra, no decorrer do processo, como isso pode ser incrível para a sua vida. Resgate fotos ou mesmo itens do enxoval (seu ou da criança) para mostrar o que acontece com um recém-nascido.

Buscar na literatura historinhas que tenham irmãos, ou mesmo nos filmes infantis, pode ajudar a contar para o pequeno o que significa ver a família crescer. Segure o nível de cobrança — não é legal impor a responsabilidade de agir com enorme maturidade ao ocupar esse novo papel.

5. Aposte na previsibilidade

Aos poucos, e com paciência, conte para a criança o que pode acontecer em cada uma das fases da gestação. Isso faz parte da preparação. Pode ser incrível para os pequenos a oportunidade de aprender mais sobre como um bebezinho cresce na barriga da mamãe. Ou mesmo, como toda essa movimentação pode afetar o humor e as emoções da mulher.

Além disso, ao preparar o filho para a chegada do bebê, também vale evitar mudanças muito radicais na rotina e na casa — principalmente, se for tudo ao mesmo tempo. São muitas as emoções, que podem ser gerenciadas com apoio e amor dos pais.

Até que ponto o ciúmes entre irmãos é normal?

rihappy rihappybrinquedos image 437

As brigas entre irmãos podem ser difíceis, ainda que, em determinado grau, sejam naturais. Mas há um ponto no qual o ciúme passa a ser um ponto de atenção e deixa de ser uma reação natural às mudanças que estão impactando a família.

Os papais podem ficar mais atentos se o filho demonstra sofrer com a chegada do bebê. Comportamentos violentos, crises de ansiedade, mudanças drásticas no humor ou demonstrações claras de retrocesso no desenvolvimento devem ser avaliadas por especialista.

Para os papais, alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar que o ciúme cresça. Entre eles:

  • evite fazer comparações entre as crianças;
  • tenha um tempo exclusivo com o filho mais velho;
  • não crie obrigações para a divisão de brinquedos.

Está tudo bem caso, ao pensar em como preparar o filho para a chegada de mais uma criança, seja necessário buscar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta. Cuidados assim são a tradução de boas doses de amor, carinho e cuidado por parte dos pais.

Aqui, separamos 5 dicas que vão ajudar a descobrir como preparar o filho para a chegada do bebê. Agora, aproveite para entender quais são os cuidados com o recém-nascido.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *