Conheça 4 opções de jogos para ensinar a ler

5 MINUTOS DE LEITURA
2280
mãe e filhos brincando com jogos para ensinar a ler

Não há nada mais prazeroso na vida do que aprender por meio da brincadeira. Assim, investir em jogos para ensinar a ler é uma excelente forma de educar e auxiliar no desenvolvimento infantil.

Com a leitura, é possível estimular a criatividade, a concentração, a memória, o raciocínio e a compreensão das crianças. Além disso, a prática ajuda a desenvolver o senso crítico e aprimorar as habilidades de comunicação, necessárias em todas as fases da vida. 

Quem deseja investir nesse método pode explorar diversos jogos educativos para aprender a ler. Pensando nisso, preparamos uma lista com quatro excelentes alternativas. Confira!

1. Formando Palavras

Indicado para crianças a partir dos seis anos, o jogo Formando Palavras é composto por cartelas com figuras e letras soltas, utilizadas para formar os termos. O objetivo do passatempo é desenvolver a linguagem verbal e oral da criança, favorecendo o raciocínio, a comunicação e a cooperação.

Para jogar, é necessário distribuir as cartelas entre os participantes, que devem utilizar as letras para formar o nome correspondente à imagem. Ganha quem preencher a cartela primeiro.  

2. Jogo da Forca

Entre as opções de jogos para aprender a ler, está o clássico Jogo da Forca. Disponível em diferentes versões, o passatempo é recomendado para crianças a partir dos seis anos e contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, o reconhecimento das letras, além da ampliação do vocabulário. 

Assim como outros jogos para ensinar a ler, ele pode estimular a concentração, a lógica e a agilidade. Para jogar, é necessária a participação de dois jogadores: um deles será sorteado para desenhar e deverá escolher uma palavra. Depois, em uma folha de papel, ele terá que colocar uma quantidade de traços correspondentes às letras da palavra.

Após isso, os outros participantes, cada um na própria vez, devem dizer as letras que podem completar a palavra. Quando acertam uma letra, ela deve ser acrescentada no local, já quando erram, deve-se fazer o primeiro traço do desenho do enforcado. Ganha quem acertar a palavra antes que o desenho se complete. 

3. Ache e Encaixe

Outra opção entre os jogos infantis que ajudam no aprendizado e na leitura é o Ache e Encaixe. Composto por sete peças e 18 fichas com sílabas, números e figuras, o passatempo é uma boa forma de auxiliar no reconhecimento das letras e palavras.

Indicada para crianças a partir dos quatro anos, a brincadeira pode contar com a participação de um, dois ou mais jogadores. Para começar, é necessário embaralhar as fichas com tema escolhido e distribuí-las em uma mesa. 

Assim, os participantes devem iniciar a partida formando as combinações correspondentes. Cada combinação vale um ponto e ganha quem conseguir formar o maior número delas. 

menina segurando jogo da memoria um dos jogos para ensinar a ler

4. Jogo da Memória

O tradicional Jogo da Memória também faz parte das opções ideais para quem busca por exercícios educacionais em forma de brincadeira. Isso porque ele desenvolve raciocínio lógico, aumenta a concentração, estimula a comunicação e colabora com a memória fotográfica — fatores positivos que impactam na aprendizagem.

Encontrado em diversas versões, o jogo possui uma metodologia bastante simples e é normalmente composto por 12 cartas, ou seja, seis pares. Na hora de jogar, é possível contar com a participação de um ou mais jogadores. 

No início da partida, todas as peças são viradas para baixo e um jogador por vez pode desvirar duas delas. Se as duas forem iguais, elas saem da brincadeira. É o vencedor aquele que conseguir formar mais pares.

Quais são os benefícios de investir nos jogos para ensinar a ler?

De acordo com estudo publicado pela Secretaria de Educação do Governo do Paraná, os jogos para ensinar a ler contribuem significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos pequenos, assim como em todas as áreas do desenvolvimento infantil. 

A razão disso é que eles permitem que as crianças participem ativamente, reflitam, sigam regras, questionem, enfrentem desafios e tomem decisões. Dessa forma, elas criam autonomia, compreendendo os próprios limites e habilidades, além de como a vida real funciona, onde nem sempre se ganha, mas é necessário seguir as regras.

Assim, é possível entender os jogos educativos como uma ferramenta que torna o processo de aprendizagem mais lúdico. Juntamente a outras práticas, eles contribuem para o crescimento da criança. 

Modo Brincar: acompanhe as novidades do blog!

Além dos jogos para ensinar a ler, há diferentes tipos de brinquedos educativos que auxiliam no desenvolvimento infantil. Para saber quais são e garantir outras dicas com essas, é só continuar navegando pelo blog Modo Brincar!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *