Conheça 4 benefícios dos jogos de tabuleiro para crianças

3 minutos para ler

Os jogos de tabuleiro são mais do que apenas distrações para a turminha. Você sabia que eles ajudam (e muito!) no desenvolvimento da criatividade infantil e de outras capacidades? Sim! Além disso, é uma ótima oportunidade de atividade para fazer em casa com as crianças.

Não é à toa que essas atividades conquistam os pequenos até hoje. Aliás, muitas delas não servem apenas para a criançada. Muitos adultos adoram se divertir jogando dama, xadrez, Jogo da Vida ou Banco Imobiliário, por exemplo. Saiba que os benefícios dos jogos de tabuleiro são muitos. Neste post, contamos alguns deles. Confira!

1. Fazem bem para o cérebro

Assim como os nossos músculos precisam se exercitar para se manterem ativos e saudáveis, o nosso cérebro também necessita estar em constante atividade que o estimule. Por exigir concentração, memória e raciocínio, os jogos de tabuleiro são um excelente exercício para a massa cinzenta prevenindo o envelhecimento e as doenças relacionadas ao declínio cerebral, como Alzheimer.

2. Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social

O desenvolvimento cognitivo das crianças pode ser estimulado por meio dos jogos de tabuleiro. Isso porque, em algumas brincadeiras, a mistura de lógica, matemática, estratégia e criatividade é essencial para chegar até o final e vencer.

Essas atividades também são muito divertidas e uma ótima oportunidade para a interação social das crianças. Sendo assim, ajudam a combater o isolamento, ensinando a fazer novas amizades. As regras de convívio também poder ser aprendidas por meio dos jogos de tabuleiro, como o compartilhar e o esperar a vez do outro.

3. Ensinam o “ganhar e perder”

criatividade infantil

Ganhar e perder fazem parte da vida. As crianças devem aprender que agir com perseverança e resistência ajuda a atingir os seus objetivos, mas que nem sempre é possível vencer — e está tudo bem.

Por meio dos jogos de tabuleiro, os pequenos assimilam essa lição de uma maneira lúdica e saudável. Isso ajuda a desenvolver a autoconfiança, mas para isso é preciso que a brincadeira seja despretensiosa e uma forma de se divertir.

4. Ajudam no desenvolvimento da coordenação motora

Você já deve ter reparado que os jogos de tabuleiro exigem a percepção visual e o uso das mãos ao mesmo tempo. Eles trabalham a concentração, a atenção e as habilidades manuais de uma maneira mais natural e didática para os pequenos. Por isso, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com esse tipo de atividade, mais estímulo elas terão para desenvolverem essas capacidades, o que é muito útil na vida adulta.

Os brinquedos educativos, incluindo os jogos de tabuleiro, são uma maneira eficiente de desenvolver as habilidades das crianças, como raciocínio, coordenação motora e interação social. Além do mais, incentivam a criatividade infantil, que é tão importante para promover a capacidade de resolução de problemas. O que parece ser uma simples brincadeira é uma fonte de muito aprendizado! E o melhor de tudo: são uma boa diversão para passar as tardes em casa com a turma!

Já sabe onde encontrar os jogos de tabuleiro que a garotada vai adorar? Na Ri Happy, é claro! Na loja online, você encontra uma seleção especial com as atividades mais divertidas e educativas do momento e ainda recebe em casa os brinquedos escolhidos! Acesse agora mesmo e confira!

Posts relacionados

Deixe um comentário