A lista de todas as listas para ficar em casa com as crianças

9 minutos para ler

Em tempos de coronavírus, é preciso pensar primeiro em prevenção. E, depois, bora ativar o #modobrincar e entreter a criançada durante a quarentena!

A recomendação agora é ficar em casa! As aulas foram suspensas em diversas escolas por todo país, a fim de evitar a circulação excessiva de pessoas e aglomerações. As crianças não são grupo de risco, embora sejam veículos de transmissão e possam ser contaminadas, afetando pessoas mais frágeis — incluindo os familiares mais velhos, como os próprios avós.

O primeiro desafio é explicar a situação e fazer a criançada entender que não é férias: passeios não são indicados, não é para ir ao cinema ou a parques, e os pais ainda precisam trabalhar, mesmo estando em casa.

Então, o que fazer? Ficar em casa com as crianças não precisa ser um problema — muito pelo contrário. Pode ser divertido e educativo! Para isso, reunimos aqui brincadeiras, atividades, e dicas que vão ajudar a gastar a energia dos pequenos, distraí-los e, de quebra, ainda vai ser muito divertido!

Ative o #modobrincaremcasa nessa quarentena e venha com a gente!

Vamos ao planejamento!

Primeiro passo: é hora de criar uma rotina! Afinal, não são férias, não é mesmo? É importante ter divisão de horário para cada atividade. Tem a hora de brincar com os pais, a de brincar sozinho, e é importante incluir atividades diárias e momentos de aprendizado — evitando, assim, abandonar os estudos.

Sabemos que nem sempre a turminha se empolga com planejamento. Então, deixe esse momento o mais divertido possível! Separe um quadro ou mesmo uma cartolina para fazer o cronograma. É legal convidar os pequenos para dar palpite também, para que se sintam igualmente responsáveis por ele.

Ajudando em casa

As crianças podem (e devem!) ajudar nas tarefas diárias de casa. É importante para integrá-las na rotina da família e ensinar sobre responsabilidade e organização. Neste guia desenvolvido pela Patrícia Camargo e pela Patrícia Marinho, você encontra quais tarefas são indicadas para cada idade. Assim, é possível respeitar os limites de cada idade e todo mundo se ocupa!

Ensinando sobre a higienização

Existem várias brincadeiras que podemos utilizar para ensinar aos pequenos como lavar as mãos e cuidar da saúde! Veja algumas delas:

ficar com as crianças em casaficar com as crianças em casaficar com as crianças em casaficar com as crianças em casa

  • pinte a mão da criança de tinta e peça para lavá-las, limpando dedos, palmas, punhos, e até as unhas. Toda a tinta saiu? Perfeito! Agora, reforme que é preciso ter esse mesmo rigor todos os dias ao lavar as mãos;
  • pratique para que a criança cante “Parabéns para Você” duas vezes enquanto lava as mãos. Uma boa limpeza, deve levar 20 segundos;
  • para provar para as crianças, peça para que elas segurem uma beterraba descascada com um lenço de papel. As mãos ficarão manchadas. Por isso, é preciso lavá-las mesmo depois de espirrar em lenços;
  • coloque pimenta do reino em um prato com água. Peça para a criança colocar o dedo nessa mistura: assim, ela vai reparar na sujeira causada. Em um segundo momento, aplique álcool em gel ou sabão em outro dedo e faça o experimento novamente. Ela verá como as partículas são repelidas!

É hora da história!

Vocês sabem que uma boa história pode envolver e entreter uma criança por bastante tempo! E os narradores têm um jeito mágico e único de prender a atenção dela. Como a indicação é isolamento social, alguns contadores de história estão fazendo lives no Instagram para animar os pequenos durante a quarentena.

Confira as lives

  • Fafa Conta: De segunda, quarta e sexta, a live da Fafá Conta acontece às 10h30. De terça e quinta, começa às 16h30;
  • Mãe que lê: Live todos os dias às 11h;
  • Carol Levy: Live todos os dias às 11h30;
  • Marina Bastos: Live todos os dias às 12h30;
  • Camila Genaro: Live todos os dias às 15h;
  • Marina Bigio: Live todos os dias às 18h.

Para os pequenos que entendem inglês, artistas como Amy Adams, Natalie Portman e Reese Witherspoon estão postando no perfil #SAVEWITHSTORIES vários vídeos que contam histórias infantis. Também são uma boa pedida!

O perfil B2mamy no Instagram pensou nas crianças e nos papais! Todos os dias, as 16h, haverá atividades diferentes e divertidas para os pequenos. Pode ser contação de histórias, aulas e músicas e muito mais! E as 21h haverá lives com temas para mães e pais empreendedores, como marketing, vendas, mercado de trabalho, tecnologia!

Ative o #modobrincaremcasa

Para deixar o dia mais divertido, é claro que precisa ter muita brincadeira! Não é porque não pode sair que não dá pra curtir muito, né?

Por isso, separamos aqui algumas brincadeiras para serem feitas dentro de casa, faça chuva ou faça sol!

Que tal se divertir com muito slime? Este vídeo do canal do YouTube Toyzera ensina a fazer essa geleca em uma brincadeira muito divertida para a criançada! Os pequenos precisam se desafiar com diferentes ingredientes na hora de produzir a sua massinha! E quer uma notícia boa? Dá pra conseguir os ingredientes sem sair de casa: é só pedir na loja online da Ri Happy.

Tem muita brincadeira por aí! A página São Paulo para Crianças reuniu uma lista de brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa com os pequenos: caça ao tesouro, Stop, jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e muito mais!

Estão faltando ideias do que brincar? A Ri Happy desenvolveu um baralho em parceria com a AACD e a Editora MOL com diversas dicas de brincadeira! Você pode baixar o conteúdo aqui e se inspirar para entreter a meninada!

Aprendendo em casa

ficar com as crianças em casa

Outras atividades podem ser integradas no dia a dia das crianças, como os jogos de matemática, visitar museus online, descobrir curiosidades sobre ciência e história, testes de idiomas e muito mais! Afinal, mesmo sem aula, é importante manter a mente dos pequenos funcionando.

Alguns sites, como o Escola Kids e o Brasil Escola, produzem materiais muito relevantes e relacionados a matérias escolares, explicando diversas disciplinas. Mas não são os únicos que podem ajudar a manter a rotina de estudos.

Separamos uma lista de confiança para apresentar à turminha. Confira!

Matemática

O site IXL tem diversas atividades gratuitas separadas por fase escolar.

O Só Matemática é um site educacional pertencente à rede Virtuous, com vários conteúdos para aprender matemática de forma descontraída! Eles também produzem conteúdos para outras áreas do ensino: Português, Biologia, História, Geografia e outros.

Ciências

O canal do YouTube Era uma Vez traz diversas animações com curiosidades sobre inventores, espaço, o homem e o corpo humano.

Os canais Manual do Mundo e Nerdologia também contam com conteúdos sobre curiosidades, experiências, tecnologia, ciência, história e assim por diante.

História

A mestre em História Social, Joelza Ester Domingues, tem um blog que reúne conteúdos sobre História e, inclusive, alguns games digitais educativos.

No site da Biblioteca Mundial Digital, é possível encontrar informações sobre a História do mundo. Nele, há uma linha do tempo com informações muito interessantes!

Geografia

Para aprender Geografia, você encontra no site Seterra diversos quizzes sobre o mundo inteiro: países, capitais, bandeiras, oceanos, lagos e muito mais!

O World Geography Games está em inglês, o que torna o desafio um pouco mais interessante, e também tem jogos e quizzes que vão ensinar sobre Geografia.

Idiomas

O Duolingo é um site que tem um método divertido para ensinar idiomas. Para estimular o aprendizado, existem desafios de correr contra o tempo e questões valendo pontos que ajudam a passar de nível e instigam a mente.

O Khan Academy Kids é um aplicativo com diversas atividades que vão auxiliar no aprendizado das crianças menores de forma criativa e incentivar habilidades socioemocionais.

O Toy Theater é um site em inglês com jogos educativos para crianças! Outra forma de aprender enquanto se diverte.

Música

Esse é para aprender piano sem sair de casa! O Flowkey foi pensado para ensinar o instrumento a distância com as músicas preferidas das pessoas. Tem lições para iniciantes e também para quem está no nível intermediário, avançado e até mesmo profissional.

Artes

O canal Arts For Kids Hub é inglês, mas bem simples de entender. Fala sobre artes para crianças e tem muitos tutoriais ensinando a fazer vários desenhos!

Por meio do seu blog Red Ted Art, a Maggy ensina trabalhos de artes fáceis para se fazer com crianças!

Museus

Existem alguns museus ao redor do mundo que contam com tours virtuais: uma boa forma de divertir e adquirir conhecimento. Listamos alguns deles aqui:

Agora é hora de relaxar!

Que tal descansar um pouco? É o momento de ficar quietinho! A meditação também é indicada para crianças e ajuda muito na hora de acalmar, de amenizar o estresse e a hiperatividade. No blog da eCycle é possível encontrar dicas para auxiliar nessas ocasiões!

Assistir ao desenho favorito ou a um filme também é uma dica para a hora de relaxar! Prepare uma pipoquinha, escolha o canal de streaming favorito dos pequenos e todo mundo para o sofá!

Com tanta atividade para fazer, vocês vão tirar de letra esse período de quarentena. As crianças vão ficar em casa sem tédio, com muita brincadeira e diversão! Essas oportunidades são ainda mais únicas quando a família está reunida!

Quer mais dicas de brincadeiras e do que fazer durante os dias em casa? Então, aproveite para assinar a newsletter e receber em primeira mãos as atualizações do nosso blog! E nos acompanhe nas nossas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário