O que os filmes do Star Wars podem ensinar para as crianças? Confira!

6 MINUTOS DE LEITURA
353
Filmes Star Wars|
Darth Vader personagem de Star Wars

“Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…” Quem curte os filmes Star Wars já conhece a famosa frase que dá início a uma das sagas mais famosas do cinema. Com personagens cativantes e batalhas memoráveis, trata-se de uma história que vem conquistando crianças e adultos há gerações.

Mas não é apenas entretenimento que os filmes da franquia têm a oferecer. Você sabia que Star Wars tem muito a ensinar às crianças sobre importantes lições para a vida, como a importância de ser determinado, leal e respeitar as diferenças? Continue a leitura para saber mais a respeito!

Qual a história dos filmes Star Wars?

A trama se passa num passado distante, em uma galáxia repleta de planetas habitados por diferentes povos e espécies. Apesar de ter como fundo a ficção científica, Star Wars é, na verdade, uma saga de fantasia, recheada de toques de humor, drama, romance e, claro, o tema central: a luta entre o bem e o mal.

O foco central gira em torno de Luke Skywalker, um jovem que acaba envolvido na batalha entre um império tirano e um grupo de rebeldes libertários. É aí que o jovem conhece Darth Vader, um dos maiores vilões do cinema. Com a ajuda dos amigos e do treinamento recebido do icônico mestre Yoda, Luke deve se tornar um poderoso guerreiro para enfrentar o vilão e reestabelecer a paz na galáxia.

Esse enredo envolvente com certeza vai prender a atenção da garotada. Não é toa que existe até mesmo o Dia de Star Wars, uma data criada especialmente para os fãs da famosa franquia.

O que os filmes ensinam para as crianças?

Super indicado para assistir em família, a saga Star Wars é formada por nove filmes, que contam a história de Luke Skywalker, e mais dois spin-offs com outros personagens como protagonistas. A seguir, vamos ver o que os pequenos aprendem assistindo essa coleção de filmes incríveis!

Determinação

“Faça ou não faça. Não existe tentar.” A frase dita pelo mestre Yoda em uma conversa com Luke Skywalker é um conselho sobre comprometimento. Ao dizer que vamos “tentar”, significa que já começamos com o sentimento de derrota, sem um esforço de verdade. Assim, esse ensinamento mostra a importância de se empenhar ao máximo para conseguir aquilo que se quer.

Outros momentos do filme também mostram às crianças que a determinação é fundamental para resolver os problemas. Afinal, mesmo passando por situações onde tudo parecia perdido, os personagens não desistem até conseguirem vencer Darth Vader e salvar a Aliança Rebelde.

Respeito pelas diferenças

Outro importante ensinamento trazido nesses filmes é em relação ao respeito à diversidade e que é possível conviver com as diferenças. Isso porque o universo Star Wars é repleto de personagens de diferentes origens, planetas e espécies que desenvolveram um grande laço de amizade.

São vários os exemplos que podemos citar, sendo um dos maiores a amizade entre os personagens Han Solo e o peludo Chewbacca, da espécie Wookie. Também não podemos esquecer dos droids R2-D2 e C3PO, que são amigos dos integrantes da Aliança Rebelde, e da própria relação de respeito de Luke com seu mestre Yoda.

Tolerância

Ser tolerante e buscar compreender os sentimentos alheios é outra das valiosas lições que as crianças aprendem quando assistem Star Wars. Isso porque, no decorrer dos filmes, a visão definida que temos sobre o bem e o mal vai sendo desconstruída, montando os motivos que levaram os personagens para o lado negro da força. 

Mestre Yoda também diz que “o medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento”. Assim, ele ensina que o medo e a falta de controle dos sentimentos são fatores que podem conduzir ao lado negro, o que faz alguém prejudicar os outros e a si mesmos.

Lealdade

A amizade na infância é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois ajuda na formação de características importantes, como empatia e autoconfiança. Sendo assim, as crianças devem aprender a escolher bem os seus amigos.

Os amigos devem ser leais uns aos outros e estarem sempre lado a lado, seja qual for a enrascada em que se metem. Em Star Wars, personagens como R2-D2 e C3PO ou Han Solo e Chewbacca são exemplos de lealdade e parceria, conseguindo se livrar de situações difíceis e sobreviver graças ao poder da amizade.

Cumplicidade

No desenrolar da saga, grandes missões e planos são elaborados pela Aliança Rebelde para lutar contra o poderoso império inimigo. A vitória sobre o Dark Side só dá certo graças ao trabalho em equipe e a união. Assim, os filmes Star Wars mostram às crianças que a cumplicidade é indispensável para vencer, seja qual for a situação.

Todo mundo tem um ponto fraco

Quando nos deparamos com a Estrela da Morte pela primeira vez, parece impossível invadir a fortaleza do Império. Porém, os rebeldes descobrem que ela tem um ponto fraco: uma porta de exaustão térmica. Essa descoberta permitiu que a nave fosse destruída com uma explosão causada por um tiro certeiro naquela região.

Isso ensina aos pequenos que, seja qual for o adversário, sempre é possível encontrar seu ponto fraco. Ou seja, em qualquer situação complicada, é possível encontrar uma maneira de dar a volta por cima. É ou não uma importante lição para a vida?

Não julgar ninguém pela aparência

À primeira vista, Yoda parece simplesmente uma pequena criatura verde, indefesa e de aparência envelhecida. Porém, a verdade é que ele possui um grande poder e é conhecido como ninguém menos que o maior mestre Jedi de que se tem notícia.

O jovem Luke é mais um que acaba subestimando Yoda pela aparência, não imaginando que ele era o poderoso guerreiro que estava procurando. Assim, Yoda mostra à garotada que não devemos julgar com antecedência e nem subestimar ninguém por conta do seu aspecto físico.

Estas são apenas algumas das muitas lições que os filmes Star Wars são capazes de transmitir para as crianças. Isso sem contar toda a diversão, aventura e surpresas que a história tem para mostrar. Deu até vontade de maratonar a saga em casa com a família no próximo final de semana, não é mesmo? Até a próxima e “que a força esteja com você”!

Se você gostou da leitura deste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!