Conheça 10 jogos com papel e caneta superdivertidos

5 MINUTOS DE LEITURA
1078
jogos com papel e caneta

É possível divertir a criançada utilizando apenas materiais encontrados em casa. Simples e baratos, os jogos com papel e caneta podem envolver toda a família e estimular a imaginação dos pequenos. 

O blog Modo Brinca trouxe dez brincadeiras com papel e caneta para animar festas, finais de semana, férias e outras situações. A seguir, aprenda como colocá-las em prática!

Como entreter toda a família utilizando jogos com papel e caneta?

Os jogos com papel e caneta são dinâmicos e fáceis. É necessário apenas criatividade para elaborar as brincadeiras, que podem ser clássicas ou inovadoras. O importante é que todos se divirtam!

Caso você opte por jogos originais, uma boa dica é pedir para as crianças inventarem as regras ou alterar as existentes de outro passatempo. Se preferir se inspirar em partidas conhecidas, forca e stop não falham na hora de entreter a garotada.

 1. Jogo da velha

Essa é uma ótima escolha entre os jogos de papel e caneta para duas pessoas. Basta desenhar duas linhas horizontais e duas verticais, formando uma cruz. Cada participante deve escolher um símbolo (X ou O) e tentar completar uma fileira com ele. Quem conseguir ganha a partida.

2. Forca

Na forca, um jogador escolhe uma palavra e desenha riscos correspondentes a cada letra dela. Os demais participantes devem tentar adivinhá-la, sugerindo uma letra por vez. A cada erro, o boneco da forca ganha um novo membro. Se a figura for completada antes de descobrirem o termo, os oponentes perdem a rodada.

3. Detetive

O jogo de detetive precisa de quatro ou mais participantes, que devem retirar pedaços de papel com os nomes dos personagens: detetive, assassino e vítimas. O assassino deve matar as vítimas com um discreto piscar de olhos, enquanto o detetive deve identificá-lo, dando fim à partida.

4. Batalha naval

A tradicional batalha naval também pode compor a lista de jogos com papel e caneta. Para brincar, cada participante deve desenhar um quadriculado, nomeando as linhas com números e as colunas com letras.

As embarcações devem ficar nesse espaço. O adversário tem direito a três disparos por vês, como A3 ou B5. Vence quem destruir a embarcação inimiga primeiro.

5. Stop 

Stop é mais um dos jogos divertidos que necessitam somente de papel e caneta. Funciona assim: cada jogador desenha uma tabela com linhas e colunas. Em seguida, todos definem as categorias inseridas nas colunas, como cidade, nome, animal e fruta.

A cada rodada, uma letra é escolhida, e todos devem preencher uma linha inteira com as palavras iniciadas por ela. O primeiro que finalizar a tarefa grita “stop”. Para cada campo completo, são inseridos 10 pontos. Se houver respostas iguais, cada jogador ganha 5 pontos.

jogos com papel e caneta

6. Quem é quem

Outro jogo simples com papel e caneta, mas que garante muita diversão para os pequenos é o “quem é quem”. A brincadeira começa com os participantes escolhendo uma categoria, que pode ser personagem de filme, ator, músico ou desenho animado, por exemplo.

Cada jogador escreve um nome, representando a categoria eleita, e cola na testa de um dos participantes, sem avisar quem é. A cada rodada, são fornecidas dicas sobre a personalidade de cada um. Cada criança deve tentar adivinhar quem o amigo escolher para ela.

7. Mímica

A mímica é um dos jogos mais animados e fáceis de criar com papel e caneta. Inicie a brincadeira dividindo os participantes em duas equipes. Cada uma deve escrever nomes de celebridades ou personagens conhecidos em pedaços de papel.

Um jogador do time adversário deve sortear um papel e tentar dizer para a equipe quem é a personalidade escolhida, utilizando apenas gestos. O grupo que tiver o maior número de acertos vence a partida.

8. Jogo dos pontinhos

A brincadeira de ligar os pontos pode ser feita de várias formas. Primeiro, é necessário preencher uma folha com vários pontos. Se você busca jogos para crianças com menos de quatro anos, sugira a elas ligar os pontos, elaborando o desenho que preferirem.

Para a garotada mais velha, o objetivo pode ser formar o maior número de quadradinhos, alinhando colunas e linhas. Cada jogador deve ter uma letra inicial, inserida em cada quadrado. Vence quem tiver a letra escrita o maior número de vezes.

9. Caça-palavras

O famoso caça-palavras também pode ser transformado em um dos jogos para jogar com papel e caneta. Em uma folha, desenhe várias letras, com palavras escondidas no meio. Depois, peça para as crianças encontrarem os nomes, que podem estar tanto na posição horizontal quanto na vertical.

10. Jogo da memória

O jogo da memória serve para desenvolver a percepção visual dos pequenos. Para criar uma versão caseira, divida o papel em pedaços iguais e faça os desenhos. Se for necessário, pinte o verso das folhas com cores escuras, evitando que as formas fiquem aparentes.

Confira jogos clássicos na Ri Happy!

Gostou das sugestões de jogos com papel e caneta? Agora, é só juntar a criançada para se divertir! Aproveite e conheça outros jogos clássicos na Ri Happy. Acessando o site, você encontra cubo mágico, tabuleiro de xadrez, kit de mágica e muito mais. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *