6 jogos pedagógicos que reforçam o aprendizado das crianças

6 minutos para ler

Já ouviu falar sobre jogos pedagógicos? Ainda não? Pois está na hora de mudar isso! Afinal, essa leva de brinquedos que tem conquistado espaço em muitos lares brasileiros se destaca pelos diferenciais educativos e pela possibilidade de unir toda a família no momento de lazer e entretenimento. Com isso, dá para criar momentos únicos com a garotada.

Preparamos um post para explicar o que são eles e o porquê de fazerem diferença na infância. De quebra, ainda reunimos algumas boas sugestões de opções para inspirar você e mostrar como impactam no dia a dia. Confira!

A importância dos jogos pedagógicos em casa

Os jogos pedagógicos (também chamados de jogos educativos) recebem esse nome porque vão além da missão de divertir, ser um passatempo e gerar boas risadas na turminha. Eles trazem desafios, exercícios e atividades que expandem o conhecimento e estimulam o interesse pelas diferentes ciências.

Não é para menos que funcionam como um complemento valioso no processo de educação dos pequenos. Isso sem falar, é claro, que a parte lúdica deles permite que as crianças, ao mesmo tempo que aprendem novidades, possam explorar a imaginação e a criatividade.

Mas não acaba aí, viu? Isso porque os jogos pedagógicos não trabalham só a mente da galerinha, mas o corpo também. Ao mexer em diferentes itens, tentar encaixar uma peça na outra, segurar diferentes acessórios, realizar movimentos e montar coisas, as crianças desenvolvem a coordenação motora. Assim, tornam-se mais seguras e independentes para outras tarefas, tanto em casa quanto na escola.

6 jogos pedagógicos mais indicados para as crianças

Agora que já ficou claro por que os jogos pedagógicos são importantes e como eles podem contribuir para o desenvolvimento infantil, nós vamos apresentar alguns deles para você.

Assim, dá para surpreender as crianças, presenteando-as em diferentes ocasiões e o melhor: diversificando as brincadeiras e o lazer delas. Não deixe de tomar nota das sugestões, hein?

1. Jogo da memória

O primeiro da nossa lista é o tradicional e popular jogo da memória que testa a capacidade de as crianças identificarem peças iguais e, a partir daí, fazerem combinações para ganhar pontos. Sem dúvidas, você também brincou disso na infância, não é mesmo?

Esse é um jogo muito produtivo, pois estimula a memória fotográfica dos mais novos. Ou seja, o potencial de eles recordarem de algo a partir do que viram e registraram na mente. Além disso, também brinca com o reconhecimento do espaço-tempo, já que é preciso encontrar os pares dentro de um grupo de peças que permanecem viradas para baixo.

2. Monta palavras

O monta palavras, como o próprio nome diz, serve para que a garotada se divirta formando palavras a partir de determinados pontos de partida (animais e habitats deles, por exemplo) ou de letras avulsas. Dessa forma, o jogo estimula as crianças a aprenderem ortografia, expandirem o vocabulário e entenderem como funciona o processo de escrita.

Powered by Rock Convert

Já para os pequenos que ainda estão na alfabetização, ele contribui para auxiliá-los a identificar vogais e consoantes e a relacionar letra e fonema.

3. Bingo contas

Já o bingo contas une o formato conhecido de sorteio do bingo com um jogo de contas matemáticas. As crianças só marcam ponto quando o resultado das equações (de somar ou de diminuir) é também o número tirado pelo mediador da brincadeira — que pode ser um dos pais, avós ou tios.

Sem dúvidas, esse é um dos jogos pedagógicos que mais promovem o desenvolvimento cognitivo, especialmente quando se trata do raciocínio lógico, da concentração e da percepção. Além disso, não dá para deixar de citar o quanto ele aproxima a turminha da matemática, despertando o interesse dela pelos números.

4. Alquimia

O jogo alquimia, por sua vez, faz da ciência fonte de diversão e entretenimento. Isso porque ele traz componentes que podem ser misturados dentro de frascos para gerar substâncias únicas e com características muito particulares.

É uma ótima opção para introduzir o aprendizado da química na realidade e ensinar seu filho a estudar e a pesquisar sobre a origem das coisas na natureza — o que, consequentemente, permite o primeiro contato com a física e a biologia.

O melhor de tudo é que você pode guiar os experimentos e acompanhar de perto a evolução do conhecimento dele, inclusive, promovendo pequenas demonstrações para o resto da família. Que tal a proposta?

5. Pega-pega tabuada

O pega-pega tabuada é mais um jogo educativo que promove o interesse dos pequenos pela matemática. A questão é que, dessa vez, o foco são contas com maior dificuldade. Elas envolvem números que devem ser multiplicados entre si, e as crianças devem encontrar o resultado com o máximo de agilidade.

Não é à toa que, além de aumentar a concentração infantil, ele facilita a aprendizagem de cálculos sem uso de papel e caneta ou calculadora, ampliando a capacidade de pensar, de interpretar e de fazer contas de forma abstrata. Bem legal, né?

6. Aprendendo os opostos

O último, mas não menos importante, é o aprendendo os opostos. Basicamente, ele desafia os pequenos a se entreterem enquanto têm que descobrir os antônimos das diferentes palavras do português. É uma brincadeira ótima para ser feita em duplas ou equipes, reunindo todos os parentes — o que incentiva a socialização na infância.

Vale mencionar ainda que esse jogo leva as crianças a trabalharem a percepção de mundo, o uso da memória (a curto e longo prazos) e o conhecimento do próprio idioma — especialmente quanto ao vocabulário e às regras de gramática.

Viu só como os jogos pedagógicos podem unir o útil ao agradável, permitindo que as crianças se divirtam e também aprendam cada vez mais ao mesmo tempo? Portanto, comece a inseri-los na rotina dos pequenos e veja de perto os resultados. Vale lembrar que, além das sugestões mencionadas, há muitos outros jogos que podem encantar a turminha. No site da Ri Happy não faltam opções para diferentes idades!

Por isso, dê uma conferida na seção de jogos educativos do nosso site e fique por dentro de toda a diversidade de alternativas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário