Livro interativo infantil: conheça 8 obras divertidas para as crianças

4 minutos para ler

Provavelmente você já sabe que o hábito da leitura contribui para o desenvolvimento dos pequenos e para o fortalecimento das relações entre adultos e crianças que leem juntos. Mas é essencial selecionar bem as obras que serão apresentadas aos pequenos. Para isso, o livro interativo infantil é uma ótima opção! Não é mesmo?

Com os livros, as crianças desenvolvem o senso crítico e expandem o vocabulário. Para que as histórias sejam cativantes e realmente prendam a atenção dos leitores mirins, é importante entender que, para cada faixa etária, existe um tipo de livro mais adequado.

Pensando nos livros interativos infantis, selecionamos obras divertidas que vão fazer muito sucesso entre as mais variadas idades. Veja só!

Os benefícios dos livros interativos infantis

É difícil imaginar que uma criança possa se interessar por livros com longos blocos de textos e poucas imagens. Afinal, nos primeiros anos de vida os pequenos são extremamente visuais.

Por isso, quando você pensa em atividades para desenvolver a leitura nas crianças, algo que provavelmente passa pela sua cabeça é a escolha acertada da história contada. É por isso que o livro interativo infantil é um sucesso!

Desde os primeiros meses de vida, ou no momento de ensinar as primeiras palavras, eles já podem fazer parte da rotina dos pequenos e contribuem para o interesse na atividade, encarada como brincadeira.

Livros com texturas, sons, formatos diferentes e objetos animados vão ser muito mais convidativos. Com eles, você pode potencializar alguns dos grandes benefícios da leitura na infância:

  • estimular a criatividade;
  • auxiliar no desenvolvimento da concentração;
  • fortalecer habilidades de comunicação;
  • ensinar as diferenças entre o que é real e fictício;
  • permitir o reconhecimento de sons, letras, números e palavras;
  • ajudar no conhecimento sobre o mundo e as diferentes culturas.

Para ajudar no desenvolvimento da leitura como parte da rotina das crianças, separamos algumas incríveis obras infantis. Confira uma seleção de livros interativos por faixa etária!

8 obras interativas para as crianças

Para que a leitura seja incorporada com sucesso no dia a dia de uma criança, apresentar livros adequados para cada faixa etária é essencial.

De 0 a 2 anos

Esse é um momento incrível de descobertas, e os brinquedos lúdicos contribuem para tal. Os livros interativos infantis em plástico, que podem ser facilmente higienizados, são perfeitos para os primeiros meses de vida. Além deles, aqueles que emitem sons e luzes também são muito bem-aceitos.

Quer dicas? O livrinho de banho Conhecendo as Frutas, que pode ser conectado com a introdução alimentar; e o Pequeno Aprendiz – Achouuu! Fazenda, com muitas texturas.

De 2 a 4 anos

Com a criança vocalizando as primeiras palavras, o livro interativo ganha outra pegada — e já pode fazer parte da rotina dos pequenos, com muitas histórias. Nessa fase, personagens como animais do fundo do mar, monstros simpáticos e princesas fazem bastante sucesso.

Adicionar fantoches ou páginas que convidam para a ação vai deixar o momento da leitura muito mais divertido. Uma boa sugestão é o Frozen: encaixe e brinque, muito legal, com personagens que passeiam pelo cenário em uma aventura fantástica. Que tal apostar em um clássico? Vá de Menino Maluquinho.

De 4 a 6 anos

Com a alfabetização em andamento, a criança já tem mais interesse por histórias com nível de complexidade um pouco maior.

A obra A Festa dos Monstros é de simples leitura e pode acompanhar na descoberta das primeiras palavras. Enquanto os Clássicos Inesquecíveis de Toy Story 3 combinam bastante com os momentos de conexão entre adultos e crianças.

Acima de 6 anos

Esse é aquele momento no qual a criança já consegue se concentrar em uma única atividade por mais tempo. Nada como sugerir, então, histórias de super-heróis como o Spider-Man — ação e aventura, ou as divertidas aventuras da Turma da Mônica e do Chico Bento.

O livro interativo infantil é o primeiro passo para que a criança dê uma volta ao mundo da imaginação, seja com histórias ou com criatividade. Não abra mão dele!

Quer explorar mais opções de obras que podem entrar na lista dos preferidos dos pequenos? Confira as opções na nossa loja e receba na sua casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário