7 mitos e verdades sobre gravidez

6 MINUTOS DE LEITURA
60
mitos e verdades sobre gravidez
Mulher grávida acaricia barriga sentada na cama

A gravidez é um momento de descobertas e experimentações, tanto para a gestante quanto para os seus familiares. Assim, é muito comum que, durante essa fase, a mãe seja cercada por uma infinidade de palpites que nem sempre condizem com a realidade. Isso torna importante pesquisar sobre os acontecimentos que envolvem o período da gestação.

A seguir, confira 7 mitos e verdades sobre gravidez para acabar de vez com as suas dúvidas. Continue a leitura e saiba em que você deve ou não acreditar.

7 mitos e verdades sobre a gravidez

A gestação traz uma série de mudanças e novidades para a vida das mulheres. Nesse período, não é raro algumas pessoas se comportarem como se fossem um guia completo da gestante, o que pode acabar confundindo sobre o que é verdade ou o que não passa de um mito.

Por esse motivo, é sempre importante conversar com o seu obstetra e esclarecer qualquer dúvida nessa fase tão importante da vida. Para ajudar, veja a seguir a diferença entre alguns fatos e crendices, além de outras curiosidades sobre gravidez.

1. Mulher que teve parto cesárea não pode ter parto normal na segunda gravidez

Mito. Mulheres que passaram por uma cesárea na primeira gravidez podem, sim, ter um parto normal na próxima gestação sem nenhum tipo de contraindicação. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de cesáreas tem aumentado nos últimos anos, mas muitas mães que passaram por esse tipo de parto acabam optando pelo parto normal na segunda gestação.

Porém, vale ressaltar que a mulher que passou por duas ou mais cesáreas apresenta o dobro de risco de ter complicações no parto normal em relação às que tiveram apenas uma cesárea. Sendo assim, para evitar qualquer tipo de contratempo, o indicado é que a cesárea tenha ocorrido dois anos antes do parto normal, quando o risco de uma rotura na cicatriz é praticamente inexistente.

2. Todos os desejos precisam ser atendidos durante a gravidez

Mito. A crença de que é preciso satisfazer todos os desejos da gestante por um alimento específico para que o bebê não nasça com o formato desse alimento ou algum sinal de nascença é bastante comum. Apesar disso, é bom saber que não há nenhuma verdade nessa crendice.

Sentir vontade de comer algo diferente é normal durante a gestação, o que costuma ser provocado pelas alterações hormonais comuns dessa fase. Estudos apontam que outro fator para os desejos da gravidez pode estar relacionado com a necessidade do bebê por algum nutriente que está faltando na alimentação da mãe.

3. Ficar muito tempo sem comer piora os enjoos?

Verdade. Que os enjoos são normais na gravidez não é nenhuma novidade, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Porém, quando a gestante está sem comer há um tempo, a situação pode piorar. Isso acontece porque, quando o estômago está vazio, o corpo começa a produzir e liberar substâncias de teor ácido, o que acaba aumentando a sensação de enjoo e azia.

Por esse motivo, o recomendado por nutricionistas da Coordenação Técnica de Nutrição do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) para evitar a piora dos enjoos é comer de 3 em 3 horas, mantendo uma alimentação saudável e balanceada.

4. Tomar cerveja preta ajuda na produção de leite

Mito. Outro mito popular que deve ser descartado de imediato é que a cerveja preta aumenta a quantidade de leite da mãe. O fato é que nenhuma bebida é capaz de fazer com que o organismo aumente a produção de leite.

Além disso, não devemos nos esquecer de que as bebidas alcoólicas prejudicam o desenvolvimento do bebê. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o consumo de álcool durante a gravidez aumenta as chances de deficiência fetal, parto prematuro e aborto. Além disso, substâncias nocivas do álcool passam através do leite.

Como cerca de 90% do leite materno é constituído de líquido, o recomendado para aumentar a produção de leite é tomar bastante líquido, de preferência água e suco natural.

5. Gestantes precisam comer por dois

Mito. É correto afirmar que a alimentação deve merecer atenção redobrada durante a gestação. Porém, isso nada tem a ver com a necessidade de dobrar a quantidade de comida, o que só vai resultar no ganho de peso em excesso. Isso porque a absorção de nutrientes pelo corpo se torna mais eficiente na gravidez.

Mas o que grávida pode comer nessa fase? O importante é alimentar-se com equilíbrio, dando preferência a alimentos pouco processados.

6. Manchas causadas pelo sol e sangramento na gengiva são comuns na gravidez

Verdade. Ambas as afirmações são verdadeiras. No primeiro caso, as manchinhas que podem surgir na pele durante a gestação são causadas pelo aumento na quantidade de melanina produzida pelo organismo. Usar protetor solar no rosto é fundamental para preveni-las. Ao entrar no mar ou piscina, o recomendado é sempre usar no corpo todo.

Já no caso do sangramento na gengiva, isso ocorre devido ao aumento do hormônio progesterona na gravidez. Desse modo, faz com que as gengivas de algumas mulheres fiquem sensíveis e inchadas, podendo até mesmo sangrar durante a escovação. Apesar de ser algo comum, não deixe de informar seu dentista ou obstetra no caso de dúvidas a respeito.

7. Alguns tipos de sintomas indicam o sexo do bebê

Depende. Certas crenças afirmam que, dependendo do sintoma da gestante, é possível descobrir o sexo do bebê. Apesar de a maioria dessas crendices não serem verdadeiras, algumas podem ser reais. Mulheres grávidas que apresentam enjoos constantes, por exemplo, podem ter maiores chances de ter menino. Isso é o que dizem estudos realizados na Universidade de Columbia, nos EUA.

Com este artigo, você pôde entender alguns mitos e verdades sobre gravidez que são repetidos a gerações. Seja como for, o mais verdadeiro é que, durante essa fase, é fundamental se lembrar da importância do pré-natal e seguir uma dieta e estilo de vida equilibrados.

Gostou dessas curiosidades sobre gravidez? Aproveite para conhecer mais sobre outro fato: a mudança de humor na gravidez.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...