5 benefícios da música na infância

música na infância|música na infância
Menina escuta música com fones de ouvido

A música na infância é algo que marca as pessoas. Quantas vezes você ouviu uma canção da época de criança e as memórias daquele período foram surgindo na sua cabeça? Uma viagem, um passeio, a mãe cantando para ninar… Mas não é somente nas recordações que ela nos toca.

A música traz muitos benefícios no desenvolvimento infantil, independentemente da maneira que seja inserida na vida da criança. Ouvir, cantar, dançar e praticar aulas de instrumentos musicais pode ajudar, e muito, no crescimento saudável dos pequenos.

Quer entender como tudo isso acontece? Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos 5 vantagens das canções na infância. Vamos lá?

Quais são as vantagens de incluir a música na criação dos filhos?

A criança que tem mais contato com a música, ouvindo ou aprendendo, pode desenvolver várias habilidades com mais facilidade. A seguir, confira alguns benefícios de ter as canções no dia a dia dos pequenos.

1. Melhora o aprendizado ainda na primeira infância

Um estudo feito na Finlândia concluiu que os bebês são capazes de memorizar a música ouvida ainda quando estavam na barriga da mamãe. Os pequenos foram expostos à mesma canção quase que diariamente durante todo o período final da gestação.

Logo após o nascimento, os pesquisadores perceberam que a atividade cerebral deles aumentava quando ouviam a música. Depois, aos 4 meses de idade, os cientistas repetiram o experimento e observaram um resultado idêntico. Ou seja, os bebês tinham memória a longo prazo.

Isso significa que quando eles ouvem música, ainda no útero, podem ter um aprendizado mais acelerado, principalmente da linguagem, já que a memória é fundamental nesse processo.

2. Ajuda na expressão corporal

Existem músicas que apenas de ouvirmos já proporcionam uma vontade de batucar, bater palmas ou dançar. A melodia, o ritmo e os sentimentos que as canções despertam são um convite para que a gente se mexa. Esse estímulo é benéfico para a criança, pois aperfeiçoa a sua expressão corporal.

Os pequenos que se manifestam conforme a música se tornam adolescentes e adultos que se sentem mais à vontade para extravasarem os seus sentimentos e emoções. Além de ouvir, cantar também pode ser uma ótima maneira de vencer a timidez.

3. Melhora a memória

A música não auxilia somente na memória dos bebês em gestação Ela ainda pode contribuir para as crianças desenvolverem melhor essa capacidade. O timbre, o tempo e o tom das canções fazem com que os pequenos tenham tal competência estimulada.

Para aprender uma música ou cantá-la, é necessário exercitar a memória sequencial. Além disso, as crianças que tocam algum instrumento musical têm sua memória constantemente trabalhada. Para afinar o instrumento, por exemplo, elas precisam lembrar qual é o tom da nota, assim como quando vão improvisar uma melodia.

4. Auxilia na coordenação motora

Aprender a tocar um instrumento ajuda os pequenos a aprimorarem os tipos de coordenação motora, tanto fina quanto grossa. A primeira se refere aos movimentos dos pequenos músculos, como os executados ao tocar as cordas de um violão.

A segunda é sobre os movimentos dos grandes músculos, os que mexem com as pernas e braços. Por exemplo, quando se toca bateria. Ao longo do tempo, a criança aprimora tais capacidades e alcança sozinha essa conquista, o que também é muito positivo, pois aumenta a autoconfiança.

5. Desenvolve a linguagem e a criatividade

Ao ouvir e cantar as músicas, as crianças armazenam essas palavras e as utilizam no dia a dia, ampliando a sua linguagem. Mesmo os pequenos que não foram alfabetizados aumentam o seu repertório de palavras e formam frases mais rapidamente quando são expostos às canções desde cedo.

A dicção também pode ser melhorada por meio da música. As aulas de canto, por exemplo, ajudam na respiração, na entonação da voz e na pronúncia correta das palavras. Além disso, os hábitos de ouvir e fazer canções conseguem estimular a criatividade, o que contribui na resolução de problemas.

Como introduzir a música na rotina dos pequenos?

música na infância

Para algumas pessoas, a música já é tão parte do dia a dia que elas nem se imaginam como seria uma vida sem melodia. Já outras não têm esse costume regular. Você é do segundo time? Neste tópico, damos algumas sugestões de como você pode inserir a música na rotina das crianças.

Nas viagens de carro

Ao viajar com as crianças de carro, o percurso pode ficar muito mais divertido enquanto se ouve música nele. Em vez de apenas colocar a playlist para tocar, que tal estimular o seu filho a prestar atenção na letra e na melodia? Durante o trajeto, peça para que o pequeno fale o que entendeu da canção, para repetir o refrão, para bater palmas conforme o ritmo etc.

Cantando junto à criança

Já fala o ditado: quem canta seus males espanta. Uma música animada é capaz de aumentar o astral e nos deixar de bom-humor. Aproveite e chame o seu filho para cantar junto. Além de ser uma oportunidade de interação entre vocês, a atividade ajuda no desenvolvimento da linguagem, melhorando a dicção, e exercita a memória.

Presenteando com brinquedos musicais

Não é à toa que brinquedos musicais são uns dos preferidos da criançada. De bebês para crianças maiores, esses itens fazem sucesso e chamam a atenção. Presentar os pequenos com tais objetos pode despertar o interesse pela música já cedo, além de auxiliar no desenvolvimento.

Os sons do chocalho, por exemplo, estimulam a audição e a coordenação motora, assim como os tamborzinhos e guitarras infantis. Sendo assim, os brinquedos musicais são ótimas opções de presentes educativos.

A música na infância é importante não apenas por gerar boas lembranças, mas por contribuir com o desenvolvimento dos pequenos. A partir dela é possível estimular diversas habilidades muito úteis para criança e para a vida adulta, como memória, coordenação motora, linguagem e facilidade no aprendizado. Sendo assim, não deixe de incluir a musicalidade na rotina do seu filho.

Quer saber onde comprar instrumentos musicais infantis? Na Ri Happy! Na nossa loja on-line, você encontra uma grande variedade para crianças de todas as idades. Confira!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de uma criança cobrindo o rosto
546

Timidez na infância: como apoiar e ajudar os filhos

Algumas crianças costumam ser mais quietinhas e tendem a se fechar para o desconhecido. Normalmente, essas atitudes estão relacionadas à timidez na infância e costumam...
brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!