O que é disciplina positiva? Conheça os princípios dessa abordagem

4 MINUTOS DE LEITURA
O que é disciplina positiva|
Pai conversa com seu filho sobre disciplina

Se você nunca se sentiu confortável com punições e castigos, boa notícia: a disciplina positiva pode surgir como a melhor estratégia para que uma ótima relação com as crianças seja construída.

Esse é um caminho para a comunicação que fortalece os laços, ao compartilhar direcionamentos claros empoderando, encorajando e estimulando o respeito mútuo entre crianças e adultos.

A disciplina positiva é um método por meio do qual os pais, cuidadores e educadores comunicam de forma clara quais são os comportamentos apropriados e quais são os impactos dos maus comportamentos.

Quer entender mais? Separamos dicas para você começar a aplicar a disciplina positiva em casa.

Como funciona a disciplina positiva?

Entre os desafios da criação, está a busca pela forma mais adequada de educar. Disciplinar, para pessoas diferentes, pode ter significados distintos: punir ou ensinar.

A disciplina positiva é uma abordagem baseada na crença de que não existem crianças boas ou ruins, existem apenas comportamentos errados. Os comportamentos podem ser trabalhados, de forma que os pequenos consigam amadurecer por meio de orientações. Mas como isso pode ser feito na prática?

O primeiro passo para colocar em prática a disciplina positiva é compreender que existem gatilhos que podem levar a um comportamento considerado negativo: como a raiva ou o nervosismo (que geralmente acabam em uma longa birra). Criar um ambiente para o ócio criativo também minimiza as chances de pequenas explosões.

Ao compreender o que faz com que a criança faça algo considerado inadequado (como empurrar os pais ou cuspir no chão), torna-se mais simples trabalhar na solução.

Entre as características da disciplina positiva, alguns pontos devem ser destacados:

  • é possível ser firme e gentil ao mesmo tempo;
  • os benefícios vão além da esfera familiar;
  • resultados são percebidos no longo termo;
  • a criança descobre que ela mesma é capaz de regular as suas emoções.

Com isso, é um caminho no qual os cuidadores conseguem trabalhar na comunicação como uma ferramenta para ensinar, sem ter uma abordagem permissiva ou mesmo punitiva.

Como aplicar a disciplina positiva em casa?

Na prática, existem várias maneiras de aplicar a disciplina positiva. Em casa, os pais e cuidadores devem entender que não existe uma fórmula para alcançar os resultados esperados.

O redirecionamento da atenção em algo considerado negativo naquele momento é o que serve de base para a disciplina positiva. Quando a criança demonstra irritação com uma situação ou com algum tipo de sentimento, vale levá-la a pensar em outro ponto que possa ser interessante (e que seja de alguma maneira especial ou positivo no contexto em questão).

Outro caminho está em não reforçar o comportamento considerado errado. Como verbalizar insistentemente sobre algo que o pequeno faz, e que não é legal.

No lugar de dizer que a criança é difícil, ou está insuportável, que tal mudar o discurso para o comportamento em questão? Por exemplo: “pequeno, quando você grita sem parar, você não se comunica bem eu tenho dificuldade para compreender o que você está pedindo”. Isso também é parentalidade consciente.

O lado lúdico auxilia bastante e pode ser um bom alicerce para trabalhar a disciplina positiva. Outras possibilidades são:

  • ter um comportamento consistente, reforçando dia após dia os comportamentos adequados e indicando quais são os inaceitáveis;
  • ser flexível e compreender que, desde a primeira infância, as crianças já têm desejos e preferências — oferecer duas opções é uma boa fórmula para diálogos;
  • conversar sobre os momentos críticos, explicando (posteriormente) quais os impactos de cada situação boa ou ruim.

A disciplina positiva consegue comprovar os seus benefícios no dia a dia. Vale colocar em prática e testar com os seus pequenos.

Quer mais dicas como essas? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...