Sabe sabe o que é tênis de mesa? Descubra agora!

Você sabe o que é tênis de mesa e quais são as principais técnicas? O esporte possui praticantes em todo o planeta e reúne fãs a cada quatro anos para conferir o desempenho dos atletas profissionais nos Jogos Olímpicos. Se você está pensando em iniciar a prática, vale ver mais detalhes sobre ela!

Qual é a origem do tênis de mesa?

Também conhecido como ping-pong, o esporte foi criado no século XIX, na Inglaterra, como uma alternativa ao tradicional tênis, com o objetivo de ser praticado em locais fechados durante os dias de chuva. Os primeiros torneios oficiais registrados tiveram início no século XX.

Antes da evolução da modalidade, as raquetes eram feitas com diferentes materiais, como papelão e madeira, e cobertas por tecidos ou lixa. Já as bolas podiam ser de borracha ou cortiça. As redes não possuíam uma altura definida. As contagens de pontos também variavam de acordo com a partida.

Em 1926, o primeiro campeonato mundial de tênis de mesa aconteceu em Londres, Inglaterra. Nas décadas seguintes, o número de praticantes ao redor do mundo aumentou, inclusive na China e no Japão. Porém, a entrada do esporte nos Jogos Olímpicos só ocorreu em 1988, na edição de Seul.

Com a evolução, a Federação Internacional de Tênis de Mesa dedicou-se a regular o uso dos equipamentos. Assim, foi possível garantir a saúde e o equilíbrio entre os atletas. Para entender a importância da ação, basta considerar que a bola ultrapassa 200 km/h em uma disputa olímpica.

Quais são as principais regras do esporte?

Entender o que é tênis de mesa também passa pelas regras. O esporte é praticado em uma mesa dividida ao meio, com uma rede ao centro, utilizando uma bola nas cores branco ou laranja, com 40 mm de diâmetro. Já as raquetes devem ser feitas por uma lâmina de madeira, com superfícies de borracha.

As partidas individuais são disputadas nos Jogos Olímpicos em 7 sets. O vencedor de cada etapa alcança 11 pontos primeiro, desde que com uma margem de 2 pontos. Já os confrontos de equipes são compostos por jogos de 5 sets.

Cada jogador pode sacar até duas vezes. A bolinha deve quicar no próprio lado e passar por cima da rede sem encostar nela. Se o praticante errar o saque ou a recepção, tocar na bola duas vezes seguidas ou encostar na mesa com a mão, o ponto é do adversário.

Confira um passo a passo para começar a praticar

Você quer saber como jogar tênis de mesa? Se possui pouca coordenação motora, existem algumas atividades que ajudam nessa jornada. A primeira é equilibrar a bolinha em cima da raquete ou utilizar a parede como “adversário”.

Para segurar a raquete, você deve escolher um estilo de empunhadura, como aperto de mão ou caneta. Não a segure com força para o punho se movimentar. O próximo passo é decidir com o oponente quem vai começar sacando e quem vai escolher o lado da mesa que quer jogar.

O saque deve ser feito de forma vertical, lançando a bolinha a, pelo menos, 16 cm de altura e atrás da linha de fundo da mesa. Na descida, bata com a raquete na bola, lembrando que ela deve bater no seu lado antes de ir até o adversário.

O adversário pode receber o saque de forma simples ou aplicar técnicas apresentadas a seguir para ganhar o ponto. Com essas informações iniciais sobre o tênis de mesa, você já pode começar a praticar com a família e os amigos. O que acha da ideia?

Quais são as principais técnicas do jogo?

Para quem está aprendendo o que é tênis de mesa, um diferencial vai além dos ensinamentos básicos: dominar algumas técnicas para conquistar as primeiras vitórias contra oponentes mais experientes na prática esportiva.

Alguns exemplos são o backhand e o forehand, técnicas aplicadas de forma que as costas da mão e a palma da mão da raquete, sucessivamente, estejam de frente para o adversário.

O top spin e o back spin são movimentações que geram efeito ao raspar o equipamento de baixo para cima ou de cima para baixo na bolinha. Já a deixadinha é executada com o objetivo de deixar a bola bem perto da rede para dificultar a chegada do adversário.

Percebeu que, após entender o que é tênis de mesa e as principais técnicas, a prática do esporte fica ainda mais interessante? Já aproveita para compartilhar este artigo e desafiar seu primeiro oponente!

Quais são os benefícios desse esporte para as crianças?

Diversas modalidades trazem benefícios ao desenvolvimento infantil. Por isso, a prática de esportes é uma indicação comum entre os especialistas. No âmbito social ou físico, existem várias razões para as crianças saberem o que é ping-pong e começarem a jogar.

A modalidade não traz contato com adversários, o que significa que o risco de lesões é menor se comparado ao futebol, por exemplo. Além disso, ajuda a fortalecer os músculos das pernas, do abdômen e da panturrilha. O esporte ainda melhora a coordenação motora e a flexibilidade.

Ative o #ModoBrincar hoje mesmo

Já ficou craque sobre o que é tênis de mesa? Então, agora, é hora de praticar com as crianças! Acesse o site da Ri Happy para conhecer raquetes e acessórios do catálogo!

Mariana Pucci

Recent Posts

Conheça os principais personagens Pokémon

“Juntos teremos que o mundo defender”: se você reconheceu o trecho, é fã de Pokémon!…

13 horas ago

Conheça 5 tipos de brincadeiras para divertir as crianças

Está procurando por tipos de brincadeiras para divertir a criançada? Além de fazer o tempo passar, as…

2 semanas ago

Saiba como jogar bingo com as crianças para estimular o desenvolvimento infantil

Sabia que, para as crianças, aprender como jogar bingo vai muito além do lazer? A…

2 semanas ago

Leia dicas de como jogar baralho com as crianças

Você vai aproveitar um fim de semana ou as férias com as crianças e está…

3 semanas ago

Descubra como brincar de amarelinha

Se você quiser ir para o céu, precisa passar pela casa 10: o artigo de…

3 semanas ago

Qual é a importância do aleitamento materno?

Você conhece os benefícios do aleitamento materno para o bebê e a mãe? Se está…

3 semanas ago