Tipo de bolas de esportes: saiba quais são as principais

4 MINUTOS DE LEITURA
177

Ao longo da história, diversos tipos de bolas de esportes foram criados e adaptados. Esse é um dos objetos mais utilizados: ele está envolvido em cerca de 10 modalidades diferentes.

No blog Modo Brincar, você vai conhecer o surgimento e os principais tipos de bolas de esportes. Confira para brincar com os amigos ou jogar profissionalmente!

Como a bola surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam, a bola não surgiu com os esportes, mas com as celebrações mitológicas e os rituais religiosos. Segundo estudiosos, ela foi encontrada há mais de 6.500 anos em civilizações gregas, japonesas e romanas.

Arqueólogos descobriram que o povo maia jogava bola para cumprir um ritual há 3.500 anos. Já na China antiga, há registros de um jogo chamado “cuju”, no qual uma bola era chutada com os pés para marcar gols. A partir da Idade Média na Europa, surgiram as bolas de bexiga de porco ou couro.

Principais tipos de bolas de esportes

Os diferentes tipos de bolas de esportes apresentam características peculiares para atender às regras. A seguir, saiba mais detalhes sobre o tamanho, o peso e o material.

1) Bola de futebol

A bola de futebol foi trazida da Inglaterra para o Brasil pelo inglês Charles Miller, em 1884. Naquela época, ela era fabricada com couro curtido e ficou conhecida popularmente como bola de capotão.

Nos anos 60 e 70, ela ainda era feita de couro, mas impermeabilizada para não ficar encharcada e pesada quando chovia. Atualmente, é um dos tipos de bolas de esportes com mais recursos tecnológicos.

Ela é fabricada com painéis de couro, polímeros ou materiais sintéticos costurados, que oferecem resistência e conforto aos atletas. As dimensões são padronizadas de acordo com a FIFA: circunferência de 68 a 70 cm com 410 g.

2) Bola de futsal

Apesar de a bola de futsal ser parecida com a de futebol de campo, possui alguns aspectos diferentes, principalmente nas medidas e no peso. Ela mede entre 62 e 64 cm e pesa de 400 a 440 g, fabricada em couro sintético ou poliuretano.

Esse tipo de bola também passou por algumas modificações para se adequar às características do futsal. Inicialmente, ela era maior e tinha mais costuras. Atualmente, é mais manobrável e menos costurada para minimizar o impacto no jogo.

3) Bola de vôlei

A bola de vôlei apresenta características únicas, de acordo com cada modalidade desse esporte criado em 1895, nos Estados Unidos. Na quadra fechada, ela não sofre interferência do vento, então possui mais pressão interna. Mede entre 65 e 67 cm, pesa cerca de 270 g e pode ser feita de couro sintético ou microfibra.

Já a bola de vôlei praia é confeccionada em PVC ou couro e ganha revestimento em material impermeável. Ela apresenta circunferência de 65 a 67 cm e pesa de 260 a 280 g, além de ter menos pressão interna que a de quadra.

tipo de bolas de esportes interna

4) Bola de basquete

Você sabia que a bola de basquete é a única que possui diferença entre os gêneros dos atletas?

Para os homens, ela é maior e mais pesada, devido ao tamanho da mão dos jogadores. Ela mede entre 74,9 e 78,0 cm e pesa entre 567 e 650 g. Para as mulheres, a bola deve ter circunferência de 72,4 a 73,7 cm e pesar entre 510 e 567 g.

O material é igual para ambos os gêneros (couro sintético ou borracha) e não pode ter nenhuma composição tóxica.

5) Bola de ping-pong

Inicialmente, a bola de ping-pong, também conhecido como tênis de mesa, era feita de celulose. Atualmente, ela é fabricada com materiais sustentáveis, como polipropileno.

Ela é uma das menores entre os esportes: mede cerca de 40 mm e pesa apenas 2,74 kg. Em geral, é branca ou laranja, já que precisa se destacar na mesa para oferecer visibilidade clara aos jogadores.

6) Bola de futebol americano

A bola de futebol americano foi criada em 1913. Diferentemente das outras, ela possui formato oval. É chamada de Wilson, fabricada em couro ou materiais sintéticos, como poliuretano ou PVC.

Ela é projetada com costuras elevadas e específicas para facilitar o controle dos jogadores. Mede 54 cm. A distância entre as extremidades é de 71 cm e 72,4 cm.

Blog Modo Brincar: fique por dentro das novidades

Gostou de saber sobre os tipos de bolas de esportes? Então, compartilhe o conteúdo com a família e os amigos para eles ficarem a par do assunto. Aproveite e conheça diferentes brinquedos de outros países!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *