O que é protagonismo infantil e qual é a sua importância

7 MINUTOS DE LEITURA
770
Protagonismo infantil
Crianças conversam durante recreio na escola

O personagem principal é também o mais importante. É o herói (ou a heroína) e realiza diversas ações, fazendo a diferença no fim da história. Na trajetória da trama, precisa ultrapassar obstáculos e perseguir objetivos. E ainda que tenha a ajuda de outras pessoas para chegar lá, tem o mérito nas próprias conquistas.

Assim também é no protagonismo infantil. A ideia é tornar a criança a personagem principal e a vencedora na própria vida.

Quer entender como contribuir para que a criança adquira essa habilidade? Então, vem com a gente!

O que é protagonismo infantil?

Nas histórias, o personagem central tem o papel de maior destaque. No protagonismo infantil, a criança também ganha o papel principal do próprio roteiro. A trama é cheia de dificuldades. Mas, como todo bom herói ou heroína, consegue dar um bom desfecho.

Incentivar o protagonismo infantil é fazer com que as crianças sejam agentes (e não meras espectadoras) do próprio processo de desenvolvimento pessoal e social. Ao reconhecermos que elas são pessoas com direitos e capacidades, damos a elas a oportunidade de criar o sucesso na própria vida.

Qual é a sua importância?

Crianças protagonistas crescem mais ativas, autônomas e decididas. Elas desenvolvem recursos internos e repertório comportamental para superar obstáculos e enfrentar os problemas.

Com uma personalidade saudável, elas sabem expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. Têm opinião própria, respeitam a dos outros e se relacionam com maturidade.

O protagonismo infantil influencia nas escolhas que a criança faz no futuro, traz a ela mais felicidade e interfere nas outras habilidades que serão adquiridas.

Quais são os benefícios do protagonismo infantil?

São infinitos os benefícios do protagonismo infantil. Acompanhe alguns:

  • aumentar o senso de responsabilidade: a criança entende melhor o próprio papel nas relações e nas decisões. Assume a autoria dos próprios atos;
  • desenvolver empatia: não se torna uma pessoa autocentrada e egoísta, apesar de ainda saber se valorizar quando for preciso;
  • desenvolver a autoestima: reconhece por si só as próprias qualidades, sem dependência exagerada da aprovação externa. Aceita os defeitos e busca melhorar, mas sempre ciente dos próprios limites;
  • ter habilidades socioemocionais: sabe se relacionar bem com as pessoas e não deixa que as emoções e as inseguranças guiem as decisões;
  • compreender as consequências nas escolhas: ao tomar decisões, tem noção dos efeitos e assume a responsabilidade, sem se vitimizar;
  • saber solucionar problemas: não depende da opinião ou da atitude de outras pessoas, apesar de saber ouvir e aceitar ajuda quando for preciso;
  • ter autenticidade: se torna uma pessoa autoconfiante, espontânea e honesta.

Como incentivar o protagonismo infantil?

A ideia aqui é levar a criança a tocar, explorar, criar, atuar e decidir. Veja algumas dicas para incentivar o protagonismo infantil!

Deixe que ela brinque sozinha

Dar atenção à criança é importante, claro! Mas ao brincar sozinha, ela adquire competências especiais. Aumenta, por exemplo, a autoconfiança e a independência. Sem a mediação de alguém, ela decide e comanda a brincadeira. Também há mais espaço para a imaginação infantil, deixando que a mente crie fantasias.

Incentive pequenas decisões no dia a dia

Claro que não dá para permitir isso em todas as situações. Deixar que os pequenos decidam o que vão almoçar, por exemplo, nem sempre é uma atitude saudável na família. Mas eles podem decidir o filme que verão na Netflix ou o livro que comprarão, por exemplo.

Aproveite os games

Os games mais modernos apresentam histórias livres. Nessas situações, não existe um único caminho a ser seguido. É o próprio jogador que decide por onde começar, quais objetivos perseguirá primeiro e quais serão seus passos. Isso exige estratégia, organização mental e autonomia.

Tenha escuta ativa e proponha diálogos

É importante que as crianças tenham um espaço seguro para se expressarem, com direito a ter opinião própria, sem que sejam julgadas. Sempre que possível, proporcione a escuta ativa e entenda como elas enxergam as coisas. Mostre acolhimento aos sentimentos delas, para que aprendam também a aceitá-los. Isso ajudará a desenvolver mais a personalidade.

Incentive a criatividade

A arte no desenvolvimento infantil ajuda a adquirir habilidades motoras e aprimorar a criatividade. A criança tem mais facilidade para expressar as emoções e fortalece o pensamento imaginativo. Isso ajudará na criação de projetos para a vida, na proatividade e na resolução de problemas, quando surgirem.

Estimule o convívio com as diferenças

Cada pessoa tem suas próprias particularidades, e precisamos aprender a lidar com a limitação alheia. Conversar sobre diversidade e estimular a convivência e as brincadeiras com crianças que tenham necessidades especiais é uma forma de fazer com que tenham empatia e saibam se relacionar melhor.

Além disso, a amizade na infância contribui para um senso de comunidade e pertencimento, sensações primordiais em um crescimento saudável.

Proponha doações

Doação de tempo, de roupa, de comida, de brinquedo! Qualquer doação é muito bem-vinda e ajuda a criança a crescer com mais consciência sobre seu papel, mais grata pelas oportunidades e com uma visão mais humana. Visitar orfanatos, por exemplo, fará bem à sua criança e às que estão lá.

Dê algumas responsabilidades e liberdades

É desde cedo que a criançada precisa aprender a ter responsabilidades. Você pode estimular isso proporcionando atividades e obrigações, de acordo com a idade. Cuidar de uma planta, colocar ração para o pet, arrumar a cama e guardar o brinquedo são tarefas simples e que contribuem para o desenvolvimento saudável.

Quando possível, dê algumas liberdades e um espaço para as crianças errarem. As consequências, muitas vezes, ensinam muito mais do que as regras. O equilíbrio é fundamental: evite superproteger, mas também acompanhe de perto para que não corram riscos sérios.

Tenha jogos educativos

Brinquedos e jogos são ótimos estímulos para o desenvolvimento infantil. Aqueles de atividades silenciosas, que estimulam a reflexão e as conversas internas, como quebra-cabeça e labirinto, ajudam a criar um pensamento mais estratégico, além de darem autoconfiança. Jogos de tabuleiro proporcionam mais habilidade na tomada de decisões e nas escolhas dos próprios caminhos.

As brincadeiras também são boas para incentivar as relações, as parcerias e aprender a lidar com as frustrações, já que não dá para ganhar em todas as partidas — assim também é a vida, não é mesmo?

Enfim, o protagonismo infantil não se dá: se constrói aos poucos. E é em casa, com a família, que a criança se desenvolve e adquire os valores e as capacidades que serão importantes. Pode acreditar: deixar que ela tenha o papel mais importante dentro do próprio enredo é uma forma de você ajudá-la a escrever finais mais felizes!

Gostou de aprender sobre a importância do protagonismo infantil? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais, que ele pode ajudar outras pessoas!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...