Todos nós precisamos de uma certa rotina para facilitar as atividades diárias. Mas, como organizar a vida quando ela depende das vontades de uma outra pessoinha? Estabelecer uma rotina para bebês não só ajuda o pequeno como também facilita a vida dos pais.
Está passando por essa dificuldade? Não tem a menor ideia de como você pode colocar as coisas em ordem? Mantenha a tranquilidade! Com nossas dicas, um pouco de paciência e bastante determinação, logo mais você e o bebê estarão usufruindo dos benefícios dessa prática. Confira!
A importância da rotina para bebês
Estabelecer horários para as atividades do bebê é muito importante, pois ajuda no processo fisiológico, afinal, dormir e comer nos horários certos são ações essenciais para o crescimento. Mas, não é só isso, a rotina também contribui para o desenvolvimento cognitivo e para deixá-la mais tranquila e segura.
Com o auxílio dos pais, a criança começará a ajustar o relógio biológico, afinal, ela ainda responde somente por necessidades como fome e sono, sem diferenciar o dia da noite. Entretanto, ela só será capaz disso quando for estabelecido um horário certo para dormir, comer, brincar e até mesmo tomar banho.
4 dicas para estabelecer uma rotina para os bebês
Veja agora as nossas dicas para começar a aplicar isso na prática. Acompanhe.
1. Crie um ritual para o sono
Estabelecer uma rotina de gestos, sons e comportamentos antes da hora de dormir faz com que o bebê comece a associá-los ao momento de ir para o berço. Dessa forma, ele fica relaxado e consegue adormecer mais facilmente.
Também não adianta “esticar” a hora de dormir para que ele durma a noite toda, isso só o deixará mais agitado e prejudicará a qualidade do sono. Você deve repetir o ritual que antecede o sono todos os dias em um mesmo horário, para que a criança comece a perceber que o momento de dormir está chegando.
Pode ser uma massagem gostosa antes do banho, deixar o ambiente mais escurinho, colocar um a música suave etc. Fica a critério dos pais escolherem o que acham mais significativo para o relaxamento.
Os especialistas aconselham que o bebê seja colocado no berço antes de adormecer, para que se habitue a pegar no sono por conta própria. Também é possível criar pequenos rituais para as sonecas durante o dia. Contudo, não deixe que ele durma demais, para que não troque o dia pela noite — 2 horas, no máximo, é o suficiente.
2. Estabeleça uma rotina de amamentação
Esse é um assunto controverso, pois alguns pediatras defendem que não se deve restringir o número de mamadas e outros dizem que é preciso estabelecer um intervalo de no mínimo 2 e no máximo 3 horas, entre uma e outra. O consenso é que 3 horas é o limite máximo que a criança deve ficar sem mamar, ao menos durante o dia.
Com um pouco de observação, a maioria das mães, logo no primeiro mês, aprende a identificar quando o choro é de fome, e o próprio bebê acaba estabelecendo seu intervalo.
A dica é procurar mantê-lo acordado durante as mamadas diurnas, mexendo nos pezinhos ou conversando com ele, por exemplo. Dessa forma, ele suga com mais força e ficará saciado por mais tempo.
3. Faça alguma atividade com o bebê
Sim, mesmo bem pequenos, eles precisam de atividades. Pode ser um passeio ao sol, ouvir música, conversar, contar histórias ou estimular o bebê com algum brinquedo.
Movimentar objetos a uma distância de 30 centímetros dos olho ajuda a estimular a visão e as conversas, e músicas contribuem para o desenvolvimento da audição e da compreensão.
Essas interações serão curtas no início e com o tempo você perceberá do que ele mais gosta, como o que deixa ele mais agitado ou tranquilo. Por isso, é importante manter a rotina e os horários, mas variar as atividades.
4. Respeite a rotina que você criou
Não é porque chegou o final de semana que tudo vai mudar, certo? É fundamental manter os horários de sono e amamentação mesmo se for preciso sair. Quando receber visitas, mostre que estabelecer uma rotina para o bebê é um processo que precisa de disciplina, então peça licença e siga o plano.
Claro que nos primeiros meses todos querem conhecer o pequeno, contudo, procure informar os horários em que a criança costuma estar acordada para que eles possam vê-la. Dessa forma, é mais fácil se manter fiel à rotina. Não tenha receio de explicar, com muito carinho, que isso é importante para o desenvolvimento do bebê.
O método EASY, que facilita estabelecer uma rotina
Tracy Hogg foi uma enfermeira inglesa que se especializou em cuidados infantis e escreveu alguns livros de sucesso sobre o assunto. Em um deles, ela ensina um método que ajuda a estabelecer uma rotina para bebês, baseado em quatro ações em sequência, que se repetem ao longo do dia.
O ciclo é formado pelas práticas a seguir:
- Eating — do verbo comer, em inglês, refere-se à hora da amamentação;
- Activity — é o momento de alguma das atividade;
- Sleep — é a hora do sono do bebê, extremamente importante para o crescimento;
- You — depois que o bebê está alimentado e dormiu, é o seu momento, seja para descansar, tomar um banho ou fazer uma refeição tranquila.
Os intervalos entre um ciclo e outro podem variar de uma criança para outra, mas costumam ser de 3 horas em média. À medida que vocês dois forem se acostumando, isso tende a se tornar mais uniforme.
A criança costuma entrar no ritmo e adquirir os costumes que você ensinar a ela. Pode demorar de 15 dias a 1 mês para que as coisas engrenem, porém, quanto antes você começar, mais fácil será.
Os primeiros 3 meses são os mais indicados para iniciar o processo, mas não tem problema começar se o pequeno já estiver maiorzinho. Talvez demore um pouquinho mais, mas também funciona.
Paciência e persistência são fundamentais para estabelecer uma rotina para bebês, pode apostar que o resultado compensa muito. Não é o sonho de toda mamãe ter uma criança saudável, que dorme bem a noite toda e acorda feliz pela manhã?
Às vezes a gente só precisa de um pouco de informação que traga segurança e tranquilidade, não é? Por isso assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!