Você conhece a Semana Mundial do Brincar? Saiba tudo sobre a data

9 minutos para ler

Você sabia que a brincadeira é tão importante que tem até mesmo um período do ano para ser destaque no mundo todo? Pois, é isso mesmo! Entre as diversas datas comemorativas que temos ao longo dos 12 meses, estão o dia e a Semana Mundial do Brincar.

A atividade é muito mais do que um simples passatempo para as crianças. Brincar é algo fundamental para que elas cresçam de maneira saudável. Dessa forma, a data vem para lembrar os adultos que a gente precisa ter um tempo de qualidade para fazer as brincadeiras com os pequenos, uma vez que os benefícios para o desenvolvimento são variados!

Pensando nisso, resolvemos trazer este post, que conta tudo o que você precisa saber sobre essa data e como comemorá-la em grande estilo. Trazemos, também, várias dicas de como transformar a Semana Mundial do Brincar 2021 em memórias marcantes, tanto para você quanto para a galerinha. Vamos lá?

Como surgiu e quando acontece a Semana Mundial do Brincar?

O Dia Internacional do Brincar, comemorado todo 28 de maio, surgiu em 1999, criado pela International Toy Library Association (ITLA), que é uma associação internacional de brinquedotecas. A data foi reconhecida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e é celebrada em mais de 40 países.

Para tornar o dia ainda mais especial, a Aliança pela Infância — uma rede mundial que promove a reflexão e ação das pessoas em relação aos cuidados com a educação infantil — organiza, pelo Brasil e pelo mundo, a Semana Mundial do Brincar, que vai do dia 22/05 ao 30/05.

A semana é muito importante para todas as pessoas envolvidas na educação dos pequenos. É uma mobilização que abrange pais, educadores, médicos, instituições privadas e públicas, escolas e outros.

Nela, é realizado um conjunto de atividades com o objetivo de enaltecer a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. São dias inteiros de brincadeiras abertas à comunidade, além de palestras e debates com profissionais sobre o tema brincar.

Quais os objetivos da Semana Mundial do Brincar?

A Semana Mundial do Brincar tem como foco principal lembrar os adultos da necessidade de a criança brincar. É preciso preservar e respeitar o tempo da brincadeira, já que os benefícios desses momentos são importantíssimos para o desenvolvimento infantil.

Com a correria do dia a dia, as famílias acabam não tendo um tempo de qualidade com os filhos. Muitas vezes, elas substituem a ausência com jogos eletrônicos e vídeos, mas não percebem que a atenção plena é o que mais faz falta. Mas é importante brincar sem telas, colocando a imaginação para funcionar.

Além disso, é preciso reforçar que os momentos em que as brincadeiras livres acontecem devem ser respeitados, pois fazem parte da necessidade da criança. Somente assim é que a galerinha pode se desenvolver de maneira saudável, tanto física quanto emocionalmente.

Portanto, a Semana Mundial do Brincar tem a intenção de conscientizar a sociedade sobre a importância da brincadeira para as crianças para que, assim, todos se preocupem em oferecer um espaço público adequado e seguro para atender a essa necessidade dos pequenos.

Qual é o tema da Semana Mundial do Brincar de 2021?

Todos os anos há uma definição do tema da Semana Mundial do Brincar. Em 2020, o título foi “Brincar entre o Céu e a Terra”. A ideia era chamar a atenção para a relevância de estimular a imaginação e o devaneio dos baixinhos a fim de incentivar a criatividade.

Agora, a Semana Mundial do Brincar de 2021 celebra o tema “Casinhas da Infância”. Brincar de montar a própria casa sempre despertou muito a imaginação dos pequenos, não é mesmo?

Com esse tema, é possível explorar inúmeras brincadeiras. Trazemos algumas dicas na sequência:

  • desenhos diversos — dependendo da idade da criança, brincar de desenhar a casa dos sonhos pode render experiências muito agradáveis. Assim, é só juntar papel e lápis de cor ou lousa e giz colorido para começar;
  • o ato de brincar de casinha, servindo chá ou comidinhas de mentira para as bonecas, também ajuda a desenvolver o cuidar e pode render memórias bem divertidas, tanto para os pequenos quanto para você;
  • outra forma de aproveitar o tema da Semana Mundial do Brincar 2021 é desenhar as casas dos personagens preferidos das crianças, como Peppa Pig, Patrulha Canina e cia. Também é uma opção fazer de conta que se está morando na casa desses personagens, improvisando objetos e brinquedos;
  • a ideia de montar a própria casa com brinquedos de blocos de madeira, plástico ou peças variadas também vale muito a pena!

O brincar de casinha, proposto pela Semana Mundial do Brincar 2021, também é uma forma lúdica de desenvolver o cuidado e a importância de tomar conta do nosso espaço, seja arrumando, mudando a decoração, cuidando das bonecas ou demais brinquedos que estão nessa casa de mentira etc.

Uma dica que vai render grandes recordações é organizar todos os desenhos em uma pasta. Assim, no futuro, você e a criança vão poder dar ótimas risadas sobre como eram essas casinhas da infância, que tal?

Qual é a importância do brincar no desenvolvimento infantil?

Para muitos adultos, a brincadeira é uma forma de a criança passar o tempo. Entretanto, a atividade significa muito mais que isso para a galerinha. É durante o brincar que ela constrói a si mesma, reconhece como ela verdadeiramente é e enxerga o que poderá vir a ser.

O mundo da imaginação abre, para os pequenos, um portal de possibilidades e experimentações. Dessa maneira, eles adquirem habilidades que levarão para o resto da vida. As capacidades motoras, cognitivas, socioafetivas e emocionais, além do desenvolvimento físico saudável, são exercitadas durante a brincadeira.

O valor do brincar é cada vez mais reconhecido pelos cientistas. Assim como a linguagem, a tecnologia e a cultura, a brincadeira é uma das realizações da nossa espécie. Sem o lúdico, muitas das nossas conquistas, enquanto seres humanos, não poderiam ser realizadas.

Como comemorar o Dia Mundial do Brincar?

A organização Aliança pela Infância promove eventos por todo o país e pelo mundo durante a Semana Mundial do Brincar. Nas manhãs e tardes da semana, são feitas oficinas para brincadeiras, música, artes plásticas, dança, contação de histórias, teatro, atividades ao ar livre e muito mais. Para os adultos, existem as palestras e os debates sobre os temas que acercam a importância do brincar na infância.

Por conta da pandemia de Covid-19 e o isolamento social, a edição de 2021 será um pouco diferente. Em vez dos eventos coletivos, a Semana Mundial do Brincar incentivará que os adultos cuidem para que as crianças brinquem em casa e com segurança. Por conta disso, separamos algumas sugestões de atividades que podem ser feitas com a galerinha. Veja só:

  • ouvir podcast infantil e comentar sobre as histórias;
  • fazer uma caça ao tesouro;
  • montar um circuito de dinâmicas para crianças, com bambolês, cordas para pular, bola para jogar etc;
  • brincar de jogos de encaixe, como LEGO;
  • montar quebra-cabeça, que faz bem para o raciocínio lógico e ajuda a relaxar;
  • brincar com fantasias, bonecos e bichinhos e criar um mundo de faz-de-conta;
  • sugerir a brincadeira de siga o mestre, que deve ser a criança, assim ela propõe as atividades que mais deseja fazer;
  • brincar com jogos de tabuleiros, como Banco Imobiliário ou Jogo da Vida;
  • criar um ateliê de arte para fazer desenhos e pinturas, confeccionar fantoches e dedoches. Vale até ter uma lousa ou uma parede com tinta de lousa para estimular a criatividade;
  • inventar canções divertidas — uma dica é até usar palavras que rimam dentro de um ritmo que a criança já gosta;
  • fazer apresentações de dança ou de teatro.

Nesse sentido, passando para o tema da Semana Mundial do Brincar de 2021, além de todas as ideias que a gente propôs anteriormente, mais uma é inverter os papéis. Que tal colocar as crianças para cuidar dos adultos em alguns momentos?

Afinal de contas, brincar de ter a própria família é muito comum entre a criançada, não é? Aproveite que, nesse momento de isolamento, o contato com outras crianças está mais restrito para se levar pela imaginação do pequeno.

Na casinha da brincadeira de vocês, que tal ser o filho ou a filha? Deixe o pequeno brincar de cuidar, levar para a escola, dar almoço, checar a lição… Isso vai ser bem divertido, sem falar que a mudança de papéis pode ser um exercício interessante de empatia.

A Semana Mundial do Brincar é uma comemoração com intuito de lembrar aos adultos que brincar é coisa séria — e muito necessária! A brincadeira é extremamente importante para o desenvolvimento infantil saudável em diversos aspectos. Sendo assim, nada mais justo que ter uma data especial para incentivá-la.

Nossa dica é que, ao brincar, você deixe o celular de lado e se jogue, de verdade, nas atividades propostas. São momentos que serão lembrados para sempre e que auxiliam muito o desenvolvimento da criançada.

Quer fazer algumas atividades com a criança, mas não em meio a muita gente? Não tem problema! Aproveite que está por aqui e leia o nosso post com brincadeiras divertidas para duas pessoas!

Posts relacionados

Deixe um comentário