Saiba se a tabela chinesa funciona e como usá-la para adivinhar o sexo do bebê

5 MINUTOS DE LEITURA
1262
Pessoa utilizando tabela chinesa

Muitas mamães e papais tentam adivinhar o sexo do bebê assim que descobrem que ele está a caminho. Para isso, há métodos científicos, como o exame de sexagem fetal, e populares, como a tabela chinesa. Daí, surge a dúvida: a tabela chinesa funciona?

O blog Modo Brincar criou este conteúdo exclusivo para explicar como se a tabela chinesa funciona na adivinhação do sexo do bebê. Então, continue por aqui para entender esse método centenário.

O que é a tabela chinesa?

A tabela chinesa é um método centenário de adivinhação do sexo do bebê. Ela surgiu a partir de crenças na astrologia, regida pelo calendário chinês. A técnica consiste em aplicar determinadas informações referentes ao cronograma lunar em uma planilha. De acordo com a célula em que a mãe está, é possível saber se o pequeno será uma menina ou um menino. 

No entanto, esse método não é comprovado cientificamente. Portanto, antes de considerar se a tabela chinesa é confiável, lembre-se de que se trata de uma crença popular sem bases científicas. Essa técnica equivale a adivinhações e outras brincadeiras lúdicas. 

Com isso, a tabela chinesa pode dar errado. Entre os métodos comprovados cientificamente, há o exame de sexagem fetal e o ultrassom morfológico. Ambos são confiáveis e indicados para descobrir o sexo do bebê.

Como a tabela chinesa funciona?

Para descobrir como a tabela chinesa de gravidez funciona, lembre-se de que ela se baseia no calendário lunar. 

Basicamente, o ponto de encontro da idade lunar chinesa da mãe no momento da concepção e o em que o bebê foi concebido determinam como a tabela chinesa funciona. Veja como encontrar esses dois dados.

1- Idade lunar

A idade lunar da mãe no momento da concepção é a primeira informação necessária para saber se a tabela chinesa funciona e colocá-la em prática.

Para as mães que nasceram de março a dezembro, é preciso acrescentar um ano à idade no calendário gregoriano (o calendário convencional do Brasil e do Ocidente). Já a idade lunar das mães que nasceram em janeiro e fevereiro é igual à do calendário gregoriano.

Mulher grávida segurando ponto de interrogação azul e rosa em papel

Por exemplo, a mãe que tem 30 anos e faz aniversário em janeiro no calendário gregoriano possui 30 anos de idade lunar. Já a mãe que tem 30 anos, mas faz aniversário em março, possui 31 anos de idade lunar.

2- Mês da concepção

O mês da concepção corresponde ao período em que a relação sexual originou a gravidez. Para saber como calcular na tabela chinesa, considere o mês exato em que a fecundação do bebê aconteceu.

Caso você não saiba exatamente a data em que a relação sexual ocorreu, é possível utilizar métodos para encontrar a idade gestacional. Com a data da concepção em mãos, é hora de observar a tabela.

3- Tabela chinesa

A tabela chinesa funciona cruzando as informações dos passos 1 e 2. No eixo vertical, fica a idade lunar da mãe. No eixo horizontal, o mês da concepção. Cada ponto de encontro entre coluna e linha possui os sexos feminino e masculino.

Veja os seguintes exemplos: uma mãe com a idade lunar de 18 anos e concepção em janeiro terá uma menina. Já uma mãe com idade lunar de 19 anos e concepção em junho terá um menino.

Outros métodos populares para adivinhar o sexo do bebê

Além da tabela chinesa de gravidez, há outras técnicas populares para adivinhar o sexo do bebê antes do parto. A seguir, veja as mais conhecidas atualmente, lembrando que todas essas opções não têm base científica, portanto, caracterizam-se apenas métodos lúdicos.

Técnica do garfo e da colher

Primeiro, uma pessoa deve colocar um garfo atrás de uma almofada e uma colher atrás de outra, sem a mãe ver. Depois, a mãe escolhe uma almofada. Caso ela escolha a almofada do garfo, terá um menino. Caso escolha a da colher, terá uma menina.

Técnica do fio e da aliança

Para esse método, a mãe precisa passar um fio em uma aliança. Deitada, ela deve segurá-lo sobre a barriga. Se a aliança rodar, nascerá uma menina. Caso ela apenas balançar, nascerá um menino.

Formato da barriga

Essa técnica consiste em apenas observar o formato da barriga da mamãe. Caso a barriga seja mais pontuda, nascerá um menino. Caso seja mais redonda, nascerá uma menina.

Tudo sobre maternidade no blog Modo Brincar

Para saber mais sobre o universo da maternidade, confira outros conteúdos exclusivos no blog Modo Brincar. Assim, você entende mais sobre a gestação e todas as fases do bebê. 

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *