Tema de mesversário: 14 ideias criativas

7 MINUTOS DE LEITURA
145
tema de mesversário
Bebê vestindo body azul comemora um mês de vida

Sabia que muitos pais ficam indecisos na hora de escolher o tema de mesversário dos filhos? Afinal, como se trata de uma celebração recorrente a cada 30 dias, sempre há aquele receio de que um mês se sobressaia aos demais, faltem ideias criativas ao longo do ano ou pior: dois ou mais dos mesversários acabem mais parecidos do que deveriam.

Foi com isso em mente que preparamos este artigo para conversar com você sobre a proposta desse tipo de comemoração e, é claro, trazer inspirações com várias alternativas de festas.

São opções que vão render ótimos registros, agradar a família e os convidados e ainda proporcionar momentos lúdicos e divertidos para o bebê. Gostou? Então acompanhe a leitura!

O simbolismo por trás da comemoração do mesversário

Os aniversários tradicionais marcam o avanço da idade a cada 12 meses, o que está relacionado aos costumes antigos de festejar a passagem das quatros estações do ano — algo que, durante a história, sempre representou tanto o início quanto o recomeço da vida.

Porém, nas últimas décadas, uma corrente ganhou força entre as famílias do mundo todo: a celebração do mesversário — isto é, o aniversário que marca cada novo mês completado pelas crianças. O motivo disso não poderia ser mais justo: o primeiro ano de vida é repleto de avanços no desenvolvimento do bebê.

Mudanças que envolvem alimentação, comunicação, rotina de sono, expressão corporal, características físicas, contato com outras pessoas etc. Ou seja, é um período muito especial não só para o bebê, mas também para os pais, que se veem em uma nova realidade e que acompanham de camarote o filho descobrindo o mundo a cada novo dia.

Portanto, nada mais justo do que comemorar, exaltar e, em especial, eternizar esses avanços que vão ocorrendo nessa fase da infância, desde a chegada do bebê até o primeiro ano de vida dele.

Os 14 temas de mesversário para você inovar

A ansiedade está falando alto e você não vê a hora de conferir as opções de tema de mesversário que reunimos? Pois então chega de delongas! Já pode pegar caneta e papel para anotar aquelas que mais agradam e que com certeza vão render uma ótima festa para o seu bebê!

1. Filmes preferidos dos pais

Para os pais cinéfilos de plantão, aqui vai a primeira dica: utilize o filme preferido do casal como referência para uma das festas do filho. Toda a família pode se fantasiar e incorporar os protagonistas, algo que, certamente, vai tornar os registros super divertidos!

2. Harry Potter

Aproveitando o gancho dos filmes, que tal se inspirar em Harry Potter? Afinal, a história do menino bruxo segue inspirando pessoas e ganhando fãs no mundo todo desde os anos 2000. O bebê pode estar à caráter como o protagonista, um dos amigos dele (Hermione e Rony) ou outro dos bruxos famosos (Dumbledore, Snape, Minerva e por aí vai).

3. O Senhor dos Anéis

Outra franquia que pode render um bom tema de mesversário é O Senhor dos Anéis, que traz grandes feiticeiros, guerreiros, elfos e diversas outras criaturas mágicas.

4. Infância dos pais

Uma quarta opção é se inspirar em como foi a infância dos pais e explorar elementos daquela época no aniversário do bebê. Dessa forma, a decoração vai ficar bem personalizada e ter uma história por trás dela, o que deixa tudo mais interessante.

5. Turma da Mônica

Há uma turminha brasileira que também pode render uma baita decoração para o mesversário do seu filho: a Turma da Mônica. Isso porque os personagens mexem diretamente com o imaginário infantil e trazem muitos elementos coloridos, dinâmicos e que valorizam as diferentes fases da infância.

6. Anos 90

Se para os pais os anos 90 foram inesquecíveis, por que não se usar essa década como base para o aniversário do bebê? Sem dúvida, é uma forma de sair da zona de conforto e estimular que todos os convidados adultos entrem na brincadeira e se vistam com os visuais que marcaram esse período.

7. Incluir os irmãos mais velhos na escolha

A sétima dica é deixar a escolha do tema de um dos mesversários a cargo do irmão mais velho do bebê. Além de proporcionar ótimas soluções, essa estratégia é uma forma de aumentar o entrosamento dele com essa fase do recém-nascido e mostrar que agora, mais do que nunca, a família deve estar unida e se apoiando mutuamente.

 8. Temas comuns com diferenciais

Temas mais comuns, como contos de fadas e super-heróis, também podem ser aproveitados nos mesversários, ok? Não há problemas quanto a isso! Porém, para não fazer mais do mesmo, a sugestão é inovar na caracterização do bebê e, em especial, na produção do local da festa. Quanto mais imersiva e inusitada for a decoração, melhor!

9. Floresta mágica

Um aniversário com a proposta de floresta mágica também é interessante. Isso porque você pode comemorar ao ar livre, em um jardim, parque ou quintal, por exemplo, e aproveitar ao máximo a natureza ao redor.

10. Safári

Outra opção é montar uma festa com a temática safári. Assim, dá para explorar não apenas a natureza, mas também diferentes animais selvagens, como o leão, a girafa, o elefante etc. Ou seja, visualmente, a decoração vai ficar super criativa e lúdica!

11. Temático pelo mês

Você também pode explorar um aniversário temático em algum mês que tenha uma data marcante. Por exemplo, junho que tem a festa de São João ou outubro que tem o Dia das Crianças.

12. Natal do Grinch

Se o seu bebê completa o mesversário próximo ao Natal, dá para se inspirar nessa época do ano e criar uma celebração bastante personalizada com personagens que marcam os contos natalinos. Um bom exemplo disso é o Grinch, o monstrinho que sempre tenta acabar com a festa.

13. Carnaval das crianças

Além das outras sugestões, uma boa ideia é apostar em um carnaval das crianças. Essa é uma boa opção porque não apenas o bebê, mas também irmãos, primos e amiguinhos podem se engajar para valer no tema, além de usarem roupas e fantasias bem divertidas.

14. Páscoa

Se o mesversário do bebê está próximo da Páscoa, é possível aproveitar o período como tema da festa. Para isso, uma boa ideia é se inspirar em um mundo lúdico de chocolates, doces e, é claro, muitos coelhos!

Viu só como não faltam possibilidades de tema de mesversário? Então comece já a planejar como as celebrações vão ocorrer e qual será a temática de cada uma para caprichar na decoração. Além disso, não se esqueça de pensar no espaço das festas e na quantidade de convidados. Afinal, fazê-las em casa para um grupo mais reduzido de familiares e amigos ajuda a evitar aglomeração e também a diminuir os custos das comemorações.

E já que estamos bolando algumas ideias para celebrar o aniversário dos pequenos, aproveite para conferir as melhores sugestões para o primeiro aniversário do seu filho!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...