Já imaginou cair em um sono profundo, acordar com um beijo de amor verdadeiro e viver feliz para sempre? Considerada um clássico da Disney, A Bela Adormecida chegou às telinhas a mais de seis décadas, mas cativa fãs em todo o mundo até hoje.
Baseado no conto A Bela Adormecida (1697), de Charles Perrault, uma adaptação da história produzida por Giambattista Basile, em 1634, o filme tem como cenário um reino distante, cercado por natureza e magia. Ele narra a vida de Aurora, uma princesa amaldiçoada desde o nascimento por uma maléfica feiticeira, chamada Malévola.
Para você relembrar detalhes da história e fique por dentro das curiosidades da animação, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo recheado de informações. Quer conferir? Continue a leitura e aproveite!
A Bela Adormecida (1959)
Dirigida por Wolfgang Reitherman, Clyde Geronimi, Eric Larson e Les Clark, A Bela Adormecida é a 16ª animação produzida pelos estúdios da Disney. O longa arrecadou mais de 51 milhões de dólares em bilheteria e foi indicado ao Oscar em 1960, na categoria de Melhor Musical Original.
A história de A Bela Adormecida começa quando a ciumenta e vingativa feiticeira Malévola lança um encanto contra a princesa Aurora no dia do seu nascimento. O feitiço diz que, no 16º aniversário, a jovem espetará o dedo em uma máquina de tear envenenada e cairá em sono profundo, só podendo ser salva com um beijo de amor verdadeiro.
Ao longo dos anos, as fadas boas, Fauna, Flora e Primavera, tentam a todo custo reverter a profecia, levando-na para uma casa no meio da floresta. Aurora conhece o príncipe Felipe e se apaixona. Apesar de todos os esforços, a jovem infelizmente cai na maldição de Malévola, e somente o príncipe pode salvá-la.
Malévola (2014)
Após mais de cinco décadas do lançamento da animação, a Disney deu vida à história de Aurora com o live action Malévola, dirigido por Robert Stromberg. A adaptação conta a perspectiva da vilã, mostrando que, na verdade, ela era uma fada boa, que vivia em um pacífico reino na floresta.
Depois de uma traição terrível, Malévola (Angelina Jolie) torna-se uma mulher amarga e vingativa, amaldiçoando Aurora (Elle Fanning), filha do rei Stefan (Sharlto Copley), que tanto a machucou. Ao longo do filme, a vilã surpreendentemente se aproxima da princesa e percebe que ela pode ser a chave para a paz no reino, assim como para a própria felicidade.
Malévola: A Dona do Mal (2019)
Com o sucesso de Malévola (2014), que arrecadou mais 758 milhões de dólares em bilheteria, a Disney lançou a sequência Malévola: A Dona do Mal. A história se passa cinco anos após o despertar de Aurora, trazendo antigos e novos personagens, como a rainha Ingrith (Michelle Pfeiffer), mãe da princesa.
Tudo começa quando Aurora é pedida em casamento pelo príncipe Felipe. Ao lado do futuro esposo e da madrinha, Malévola, ela parte rumo ao reino dos pais. Durante o jantar, tudo sai do controle, gerando uma série de desentendimentos entre Aurora, os pais, Malévola e os seres mágicos.
Curiosidades sobre A Bela Adormecida!
Não há dúvidas de que A Bela Adormecida marcou gerações e se consolidou como um dos grandes filmes produzidos pela Disney. Por isso, nada melhor que ficar por dentro das curiosidades sobre a animação. Veja, a seguir!
A última princesa de Walt Disney
A Bela Adormecida foi o último filme de princesa produzido pelo próprio Walt Disney. O criador dos estúdios investiu mais seis milhões de dólares para o desenvolvimento do longa, o último da primeira fase da franquia de princesas.
Protagonista, mas nem tanto
Apesar de ser a protagonista da história, a princesa adormecida não teve tanto tempo de tela como o esperado. Na verdade, Aurora é a personagem que menos aparece no filme, com somente 18 minutos em cena.
Rosa ou azul: a disputa pelo vestido
Um dos momentos mais cômicos do filme é quando as fadas boas entram em uma verdadeira disputa para saber de qual cor seria o vestido de Aurora. Assim como com as personagens de A Bela Adormecida, o impasse rolou entre os animadores, que não conseguiam decidir entre rosa ou azul.
Atores reais no set
Com o intuito de aproximar o máximo a animação da realidade, Walt Disney levou atores reais ao set de A Bela Adormecida. O produtor queria que os profissionais estudassem os movimentos do corpo humano e replicassem na animação. Pelo visto, isso deu muito certo!
O primeiro príncipe com nome
O príncipe de A Bela Adormecida foi o primeiro da franquia de princesas da Disney a receber um nome, em homenagem ao príncipe Philip, marido e consorte real da rainha Elizabeth II do Reino Unido. Antes dele, em A Branca de Neve e os Sete Anões e Cinderela, os príncipes não eram chamados por nenhum nome.
Ative o #ModoBrincar e saiba tudo sobre os clássicos da Disney!
Se você é fã de contos de fadas, ficou surpreso com esses detalhes sobre A Bela Adormecida. Aqui, no blog #ModoBrincar, você pode relembrar e ficar por dentro das curiosidades sobre os seus clássicos favoritos da Disney. Navegue e aproveite!