Prós e contras do videogame para as crianças

4 minutos para ler

Os pequenos adoram. Os grandes são apaixonados. Todo mundo sabe que games eletrônicos fazem a cabeça da meninada. No entanto, muitas famílias ainda têm dúvidas sobre os reais proveitos do videogame para crianças. Afinal, será que faz mal deixá-las à vontade para jogar? Ou existem restrições?

Bem, não existe uma única resposta, por isso fizemos este texto para você. Acompanhe!

Vantagens do videogame para crianças

Por mais que haja preocupação com a quantidade de horas que a criança passa em frente às telas, saiba que os games têm suas vantagens!

Estimulam o raciocínio

Em muitos jogos, as crianças precisam criar simulações e ter estratégias para alcançar os objetivos. Os games fazem um trabalho mental, o que exige muita capacidade de raciocínio. E o melhor de tudo é que a meninada exercita isso, sem perceber.

Incentivam a seguir regras

Existem regras a serem seguidas, para conseguir passar de cada fase. Sem obedecer a certas diretrizes, não há como avançar no jogo. Isso pode ser generalizado para a vida real também.

Desenvolvem a noção visual-espacial

A noção visual-espacial é importante em diversos contextos, desde leitura de mapas até a organização de uma gaveta. Estimulá-la desde cedo é importante, e os games são boas formas de conseguir isso.

Powered by Rock Convert

Estimulam a cognição e a inteligência emocional

O videogame para crianças também estimula a concentração infantil, uma habilidade que precisa ser treinada e, depois, será importante para o aprendizado escolar. Além disso, em jogos nem sempre se ganha. A criança lida com o próprio fracasso e precisa ter perseverança, para tentar mais vezes, até conseguir.

Exercita a imaginação

No mundo dos games, a criançada explora outras realidades e pode ser protagonista de histórias interessantes. A experiência é boa para a criatividade infantil, já que é preciso exercitar bastante a imaginação.

Desvantagens do videogame para crianças

Ainda que tenha suas vantagens, quado em excesso, a relação entre crianças e tecnologia não é tão positiva:

  • promove o sedentarismo: dedicar horas do dia ao jogo faz com que a meninada seja mais sedentária e se esqueça de que brincar e gastar energia também é divertido;
  • agrava problemas posturais: problemas que, antigamente, só víamos em adultos, hoje já aparecem nos consultórios de ortopedistas infantis. As costas e o pescoço são as maiores vítimas;
  • pode prejudicar o convívio social: ficar muito tempo só jogando pode prejudicar as habilidades sociais, uma vez que a criança se expõe menos aos contatos.

Os jogos de videogame mais indicados para crianças

A chave, então, está no equilíbrio, por isso separamos ideias de alguns games que a meninada adora:

  • Just Dance: uma grande vantagem desse é estimular a atenção e o movimento, já que é preciso acertar nos passinhos de dança e pisar no lugar certo;
  • Crash Team Racing: a aventura é participar de uma corrida de karts e alcançar a primeira posição;
  • Minecraft: um dos jogos que mais estimulam a criatividade, já que a criança precisa fazer várias construções e, ainda, pensar na sobrevivência do personagem.

Enfim, dá para tirar diversas vantagens do videogame para as crianças, mas, assim como tudo bom na vida, excessos devem ser evitados. Estimular brincadeiras de bola ou leituras, por exemplo, dá o equilíbrio perfeito para crescerem com saúde.

Curtiu a leitura? Assine nossa newsletter e continue aprendendo mais sobre o universo infantil!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário