Entenda a importância dos avós na infância

6 minutos para ler

Eles têm amor sem medidas, um abraço gostoso e sempre um pedaço de bolo para oferecer. Contam histórias, são cúmplices de travessuras e preparam aquele lanche gostoso ao entardecer. Mas a importância dos avós na infância vai além desses momentos mágicos!

É que, de certa maneira, eles são os grandes responsáveis pela união da família. E não estamos falando apenas dos almoços de domingo, não! O valor deles é tanto, que até preparamos um texto sobre isso!

Vamos conferir?

Quais as vantagens da convivência entre avós e crianças?

Qual netinho nunca aprontou e, depois, conseguiu se livrar de uma bronca, com a ajuda dos avós? Os momentos juntos são inesquecíveis e a relação é bem assim: cheia de cumplicidade!

Sorte da criança que tem a oportunidade desse convívio! E ela precisa aproveitar bastante os momentos para manter as lembranças mais doces da infância. Então, vamos conhecer tais vantagens!

Conexão do mundo atual com o passado

Os avós pertencem a gerações totalmente diferentes, por isso têm modos peculiares de pensar e de ver o mundo. Com suas grandes experiências, são mentores, assim podem ensinar habilidades e conhecimentos.

Se você gosta de Star Wars, então saiba que eles são uma espécie de mestre Yoda: orientam, encorajam e confortam seus pequenos padawans, ajudando-os a encontrar o equilíbrio na Força (da vida).

Criação de crianças mais saudáveis

A convivência com os avós torna as crianças mais bondosas e bem desenvolvidas pessoal e cognitivamente. Elas crescem se sentindo amadas, seguras e confiantes. Criar um vínculo forte com pessoas diferentes de pai e mãe também contribui para a autoestima e a aquisição de habilidades sociais. Outro enriquecimento é saber, desde cedo, a lidar com diferenças para aprender a respeitá-las.

Companhia para os pequenos e entretenimento para os avós

a importância dos avós na infância

Segundo um estudo, avós e crianças tendem a ter menos sintomas de depressão e ansiedade quando convivem, sabia disso? A pesquisa analisou 4 gerações entre os anos de 1985 e 2004.

A conclusão é que essa relação é uma fonte de apoio para ambos, que recebem amor e contam com momentos agradáveis. Para os pequenos, os avós são companhias confiáveis para ter por perto, enquanto os pais não estão. Para os avós, essa convivência é uma forma de manter uma vida ativa e estimular a cognição, diminuindo chances de doenças degenerativas.

Formação de raízes familiares

Outra grande importância dos avós na infância é o fato de eles serem o elo com a história da família. Eles propiciam momentos de união gostosos e deixam as melhores lembranças. Isso tudo ajuda a criar a identidade familiar e uma sensação de pertencimento, sentimento importante para um desenvolvimento emocional saudável.

Contação de histórias fantásticas

É uma delícia escutar história de avô e avó, não é mesmo? Eles costumam ter um jeito tão gostoso de contar acontecimentos do passado, que fazem qualquer netinho manter a atenção!

E você sabia que ouvir histórias ajuda a desenvolver a inteligência? Elas estimulam a imaginação e a criatividade. Também, ensinam valores, conceitos, linguagens e tornam a criançada mais inclinada a gostar de ler.

Super apoio aos pais também

Claro! Também, não podemos nos esquecer do quanto os avós ajudam nos cuidados, quando os pais não estão presentes. E nesse mundo atual, em que pai e mãe têm muitas responsabilidades, é um grande privilégio poder contar com pessoas amorosas e dispostas a ensinar as crianças!

Dicas extras para um convívio melhor

Bem, apesar de todos os benefícios existentes, conflitos podem surgir, às vezes. Um exemplo é quando mãe e avó discordam sobre a educação dos pequenos. Mas calma! Tudo pode ser resolvido com algumas sugestões que reunimos aqui. Olha só!

Os pais devem confiar sem colocar muitas exigências

É bem comum que as opiniões sobre cuidados com as crianças sejam divergentes mesmo, afinal, os pais são de gerações diferentes. Contudo, deixar as crianças na casa dos avós e, toda vez, colocar uma porção de regras rígidas sobre horários, alimentação e limites pode tirar toda aquela magia da convivência.

Recomendações são bem-vindas, principalmente se algum dos pequenos precisar de uma atenção especial, mas tente ter tranquilidade e confiar nos instintos de avô e avó, está bem?

Jogos e brinquedos ajudam a envolver ainda mais

Que tal deixar a relação ainda mais divertida e proporcionar alguns jogos e brinquedos que possam estreitar ainda mais tais laços?

Boas ideias são quebra-cabeças. Além de divertidos, auxiliam na concentração e melhoram a inteligência. Blocos de montar também podem deixar essas interações prazerosas e instigantes. A massinha é outra sugestão, principalmente para as crianças menores, que precisam treinar a coordenação motora. E para os avós moderninhos, jogos eletrônicos são bem aceitos!

Os avós também devem fazer a parte deles

Os avós precisam fazer sua parte para que a harmonia prevaleça na família. Uma dica é tentar se informar sobre as atuais maneiras de educação e dos cuidados com saúde. Nisso, é legal ter a mente aberta, pois algumas coisas podem ter mudado nos últimos anos. Acompanhar os netos durante as consultas ao pediatra pode ser interessante para aprender um pouco e até tirar dúvidas.

A disciplina ainda é importante. Então, apesar do coração sofrer ao dizer algum “não”, em algumas horas ele é recomendado. Deixar a criança fazer tudo o que tiver vontade pode prejudicá-la no futuro.

A tecnologia contribui para aproximar

Os avós moram longe e ter um convívio próximo fica difícil? Não há problema! A tecnologia pode ser usada para dar uma forcinha nessas “visitas”! Chamadas por vídeo podem ser feitas pelo computador ou smartphone e são formas de manter a aproximação. Só é legal não deixar isso para lá!

Bem, como você viu, além dos momentos deliciosos e das lembranças cheias de nostalgia, a importância dos avós na infância é imensa. Então, se essa sorte existe na sua família, não deixe de aproveitá-la bem, viu! Com certeza, isso deixará marcas de amor e ternura!

Gostou de descobrir as grandes vantagens nesse convívio? Então, compartilhe este texto com seus amigos e familiares em suas redes sociais para que todos também conheçam tal importância!

Posts relacionados

Deixe um comentário