Curta a estação das flores com as melhores brincadeiras de primavera

5 MINUTOS DE LEITURA
215
brincadeiras de primavera

A estação das flores traz clima ameno e paisagens alegres, proporcionando ótimos momentos de diversão. Nada melhor que aproveitar essa época com algumas brincadeiras de primavera!

Para você se inspirar, a equipe do blog Modo Brincar trouxe algumas sugestões de brincadeiras para dias de calor. Conheça, a seguir!

Brincadeiras de primavera para aproveitar o melhor da estação

No início de uma nova estação, é comum pensar em formas de ajudar as crianças a aproveitarem o período do ano. A chegada da primavera incentiva a criação de brincadeiras alegres, que envolvam cores e natureza.

As brincadeiras de primavera costumam ser feitas para curtir os dias quentes e explorar essa temática. Elas podem abranger atividades ao ar livre, tarefas manuais, pintura, jardinagem, entre outras.

Jardinagem

Além de falar sobre as flores, já pensou em ensinar as crianças a plantá-las? Essa é uma excelente brincadeira para educação infantil, feita com kits de jardinagem com pás, vasos e cestos. As sementes e a terra são adquiridas facilmente em lojas especializadas.

O passatempo é uma forma criativa de desenvolver jardins, hortas e canteiros. Quem mora em apartamento também pode brincar, utilizando vasos. Com isso, as crianças aprendem a preservar o meio ambiente enquanto complementam a decoração de casa.

Bolhas de sabão

As bolhas de sabão estão entre as brincadeiras relacionadas à primavera mais fáceis de fazer. Você precisa apenas de água, detergente e aro de metal ou plástico. Esse acessório pode ser encontrado em lojas de brinquedos ou feito em casa.

Se preferir, incremente a atividade fazendo bolhas gigantes. Para isso, utilize uma mistura de água, detergente e amido de milho. Você também precisa de um instrumento feito com cordão e palitos de churrasco.

Pintura à mão livre

A pintura à mão livre é uma das mais tradicionais e educativas brincadeiras de primavera. Além de divertida, ela estimula a criatividade, a expressão emocional e a concentração da molecada.

Os desenhos podem ser feitos em papel ou tela, com a ajuda de conjuntos prontos. Também é possível recorrer a objetos do uso cotidiano, como garfos de plástico e palitos de picolé, ou usar apenas as mãos.  

Acessórios com flores

Essa é outra atividade artística característica da primavera! A confecção de acessórios pode incluir guirlandas, colares, pulseiras e coroas, adornadas com flores e folhas. As peças têm como base tiras de papel, corda de sisal, cipó, barbante, arame e outros materiais.

Para prender os enfeites, utilize fitas dupla-face, fios de nylon, barbantes ou linhas de costura. Outra dica é fazer um trançado de fibras naturais como base e encaixar as flores na estrutura.

brincadeiras de primavera

Caça ao tesouro

Se você busca brincadeiras para festa da primavera, a caçada ao tesouro é uma boa alternativa. Ela envolve a garotada em tarefas emocionantes, favorece a interação entre todos os participantes, incentiva a socialização e a prática de exercícios.

O local é o grande diferencial da brincadeira: escolha espaços abertos, como jardins, parques, quintais ou praças. A recompensa pode ser algo relacionado à estação, como vasos ou buquês de flores.

Piquenique

Os piqueniques colocam os pequenos em contato com a natureza, enquanto entretém. Os lanches podem ser dispostos sobre os kits de brincar e trazer acessórios extras, como copos coloridos, guardanapos estampados e enfeites com flores.  

O evento pode se transformar em uma reunião familiar, sendo uma forma charmosa de aproveitar os dias de sol, típicos da estação. Lembre-se de incentivar a participação das crianças na montagem do local, pedindo que ajudem a preparar tudo.

Terrários

Os terrários são brincadeiras de primavera feitas em ambientes internos, usando caixas de plástico, copos de vidro, aquários e outros recipientes. As crianças podem criar jardins verticais, hortas ou cultivar plantas ornamentais, como suculentas.

Esse pequeno ecossistema também pode incluir terra vegetal, areia, musgo ou pedriscos. O legal dessa atividade é incentivar o contato com a natureza, mesmo em lugares fechados.

Brinquedos artesanais

Assim como os acessórios, a fabricação de brinquedos também oferece bons momentos de diversão durante a primavera. É possível utilizar galhos, flores e folhas para fazer os exemplares.

Ensine as crianças a elaborarem carros, barcos, bolas e outros acessórios utilizando matéria-prima natural. Deixe que elas usem a imaginação na hora de montá-los e sugira que elaborem novos modelos.   

Celebre a chegada da primavera com os brinquedos da Ri Happy!

Essas são apenas algumas sugestões de brincadeiras de primavera. Crie outras alternativas, invente jogos e ofereça novas experiências sensoriais aos pequenos! O importante é que as atividades sejam envolventes e inesquecíveis para toda a família.

Aproveite e confira diversas opções de miniveículos, feitos especialmente para a garotada curtir ao ar livre. Acesse o site da Ri Happy para adquirir triciclos, carros elétricos, motos elétricas e muito mais!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais