10 brincadeiras legais para fazer em casa

6 MINUTOS DE LEITURA
31772
brincadeiras legais|brincadeiras legais
Mãe e filho fazem desenhos em folhas de papel

Nem sempre a gente tem ideia de qual atividade fazer com as crianças para passar um tempo de qualidade e aproveitar o momento, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos trazer este post, com 10 brincadeiras legais para fazer em casa com a família e os amigos. 

Aliás, você sabia que brincar melhora o relacionamento em família e é mais que uma distração? Além de divertir muito, essa prática ajuda a estreitar os laços afetivos e construir boas memórias na infância. Para conferir as sugestões, basta continuar a leitura. Vamos lá?

1. Stop

Stop é uma das brincadeiras mais legais para fazer com amigos e família em casa. Nela, vocês só precisam de lápis, papel e muita concentração. Primeiro, todo mundo deve fazer uma tabela igual na própria folha de papel com várias categorias: nome de pessoa, cidade, fruta, cor, carro, etc.

Depois, ao grito de “adedonha” (ou outro que for mais comum na região onde você mora), cada jogador mostra as mãos com os dedos esticados (não precisa ser todos, o ideal é variar a cada rodada). Então, conta-se o número de dedos e se confere qual letra do alfabeto corresponde ao resultado.

Os participantes devem escrever os nomes dos itens da tabela iniciados com a letra sorteada. Quem acabar primeiro fala stop e todo mundo deve parar. Cada palavra acertada vale dez (se for o único participante a escrevê-la) ou cinco pontos (se mais de um participante escrevê-la). Quem não acertar ou não escrever a tempo não pontua. No final da brincadeira, vence quem tiver a maior pontuação.

2. Caça ao tesouro

Fazer uma caça ao tesouro em casa também é uma ótima forma de reunir a família e se divertir. Basicamente, trata-se de um jogo onde os participantes devem desvendar os enigmas para encontrar a recompensa — que pode ser um brinquedo, um snack ou algo surpreendente. 

Para elaborá-la, é necessário escolher o prêmio final e escondê-lo de modo que os jogadores tenham dificuldades de encontrar. Depois, é hora de criar uma narrativa, que motive a criançada a ir atrás do tesouro. Por fim, elabore as pistas e deixe-as espalhadas pelo espaço. Dê o start para a brincadeira começar! 

3. Karaokê

Vocês gostam de soltar a voz? A brincadeira de karaokê é uma ótima opção para animar as tardes em família. Hoje em dia, é bem fácil encontrar mídias na internet para cantar, compostas pela letra e pela melodia sem a voz do cantor original. A partir daí, basta pegar os microfones, cantar e se divertir!

4. Pintura com água

A criançada adora pintar, mas a verdade é que o receio da sujeira faz os pais não curtirem muito essa brincadeira. A solução é a pintura com água, que pode fazer certa “molhadeira”, mas é só secar com pano depois, e pronto!

Para jogar, separe um papelão, um pote com água e um pincel — ou o dedo mesmo. Os pequenos podem pintar à vontade e observar os desenhos secando no papelão. O bacana é que, um tempo depois, eles podem brincar de novo, já que o desenho some quando seca.

pai e filhos cantando karaoke na sala, uma das brincadeiras legais para fazer em casa

5. Jogo de cartas

Ainda entre as brincadeiras legais para fazer em casa, estão jogos de cartas,  famosos por reunir a galera para diversão e boas risadas. Existem diversos, como Uno, Mico e Super Trunfo, além do tradicional baralho. Essas brincadeiras são excelentes para estimular as habilidades de raciocínio, memória, atenção e concentração, além de reunir toda a família durante horas.

6. Cabaninha

Principalmente nos dias de frio, fazer uma cabaninha é uma boa brincadeira para fazer em casa. No caso, os envolvidos devem escolher um cômodo, depois montá-la utilizando cadeiras, colchão e um lençol. Assim, é só se acomodar lá dentro e se divertir com uma contação de histórias ou um teatro de fantoches, por exemplo. 

7. Gato mia

Também entre as brincadeiras legais para fazer com crianças, está o “Gato Mia”, um passatempo antigo e megadivertido. Para brincar, é necessário reunir alguns participantes, que devem se esconder em um quarto escuro enquanto um deles deve achá-los. 

Quando encontrar alguém, o pegador deve falar “gato mia” e quem for pego deve “miar”, podendo disfarçar a voz para não ser reconhecido. Se descobrirem quem é, o jogador pego passa a ser o pegador da próxima rodada. Se não acertarem, a pessoa segue livre e o jogo continua até adivinharem alguém.

8. Telefone sem fio

O telefone sem fio é uma brincadeira tradicional que sempre rende bons momentos. Na hora de brincar, a ideia é reunir os participantes que devem ficar em círculo. O primeiro da roda precisa criar uma mensagem e passá-la para o próximo à esquerda.

Assim, a mensagem deve ser passada adiante até chegar ao último do círculo — que deve falá-la em voz alta. No fim,  é hora de descobrir se a mensagem continuou a mesma do começo e, se não, quais jogadores se perderam no caminho. 

9. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também estão na lista de brincadeiras legais para fazer em casa. Entre as opções, há versões educativas, que auxiliam no aprendizado das crianças, como o jogo Monta-Palavras. Você também pode optar pelos clássicos  — com partidas que duram horas  — como Banco Imobiliário e Jogo da Vida.

10. Complete o desenho

As crianças adoram desenhar, mas podem perder a graça quando isso é feito muitas vezes. Dessa maneira, é interessante inovar a experiência. A brincadeira “complete o desenho” é ótima para entreter diversas idades, desde os bem pequenos até os maiores.

Para fazê-la, pegue recortes de figuras de revistas e cole em um papel. Depois, peça para as crianças completarem a cena, desenhando os outros elementos. Além de muito legal, é uma forma de estimular a imaginação que, por sua vez, trabalha a criatividade.

Acompanhe nosso blog e ative seu #ModoBrincar

Gostou das nossas sugestões de brincadeiras legais? Então, que tal ativar seu #ModoBrincar e garantir mais dicas incríveis? Acompanhe as novidades aqui no blog e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *