A importância da imaginação infantil para o desenvolvimento da criança!

imaginação infantil|imaginação infantil
Menina abre os braços em um desenho de foguete

“Alô! Alô! Planeta Terra chamando! Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer…” Quem vivenciou bem os anos 90 deve se lembrar do seriado que fazia parte do entretenimento televisivo e retratava todo o poder da imaginação infantil

Com a ajuda de um gravador, o personagem soltava a imaginação, criando histórias e as vivenciando. Bem, dizem que a arte imita a vida e, ao olharmos para o mundo de fantasias de Lucas, podemos concordar com essa afirmação. Porém, você já se perguntou a importância da criação imaginária na infância?

Abrindo as portas para um mundo completamente novo, a imaginação tem um papel importantíssimo no desenvolvimento infantil. Para você entender mais sobre o assunto, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo repleto de informações. Venha com a gente e confira!

Como a imaginação colabora para o desenvolvimento infantil?

“Pensando na morte da bezerra”, “sonhando acordado”, essas e outras expressões retratam o que pessoas imaginativas costumam ouvir desde cedo. Mal sabem que o ato de imaginar é extremamente importante para o desenvolvimento, afinal, por meio deste exercício, os pequenos aprendem sobre papéis sociais, resolvem conflitos e se preparam para lidar com a vida adulta.

De acordo com a psicóloga, escritora, arte-educadora e arteterapeuta Bianca Solléro, a imaginação infantil tem uma função pedagógica fundamental, que favorece a absorção de conceitos. “Ela é inerente ao funcionamento psíquico e cognitivo, então o impacto é facilitar a compreensão do universo. Ou seja, ela serve para a apreensão de conteúdos, vivências e análises.”.

Um exemplo disso é a contação de histórias. Por meio dela, podemos abordar conflitos pelos quais o pequeno está passando. “Quando trazemos um conflito para o campo imaginativo, contando a história de um personagem que passa por algo parecido, apresentamos à criança a possibilidade de resolver o problema, que encontra mais facilidade para aplicar isso na vida real”, afirma Bianca. 

Na fase adulta

O brincar é um espaço para o autoconhecimento, já que, por meio dele, a criança descobre o que consegue ou não fazer. Essa consciência, desde cedo, ajuda em diversas questões, inclusive lidar com as próprias emoções e encarar a vida de forma mais leve.

“Quando o adulto mantém a imaginação infantil e a capacidade lúdica de interpretar o mundo, ele vive de uma forma mais prazerosa. Dá conta de transpassar o negativo e alcançar o positivo. Assim, ela chega a ter um papel socioemocional”, explica Bianca.

Por fim, a psicóloga nos lembra de que a imaginação nutre a criatividade infantil, uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho. Ela proporciona mais autenticidade e facilidade na resolução de problemas, além de ser uma forma de diferenciar pessoas da inteligência artificial.

menina em cima da cama lendo estimulando a imaginação infantil

Como estimular a imaginação infantil?

Deu para compreender como a imaginação da criança é necessária para o desenvolvimento dela, né?! Nesse caminho, separamos algumas práticas que ajudam a estimulá-la. Veja a seguir!

Não bloqueie as fantasias

Na infância, há uma fome enorme de perceber o mundo, junto a uma naturalidade de imaginar as coisas. Por exemplo, para as crianças, o garfo não necessariamente tem a utilidade já conhecida por nós, adultos. Às vezes, elas podem usá-lo para pentear o cabelo ou fazer uma catapulta. Aceitar essas manifestações é uma boa forma de estimular a imaginação infantil. 

Permita um cantinho da liberdade

Segundo a psicóloga Solléro, apresentar um espaço em casa onde a criançada tenha mais liberdade para usar os brinquedos e se expressar também ajuda a estimular a imaginação. “O ‘brincar livre’ é a principal nutrição e, literalmente, deixa a imaginação fluir.”

Além disso, ela conta que esse recurso é útil para ensinar alguns limites. “Se, por exemplo, não for permitido pular no sofá da sala nem riscar a parede, é possível explicar que, no espaço delas, podem fazer isso. Facilita o acordo.”

Aplique os “4 combinados universais”

Outra sugestão é usar os “4 combinados universais”. Eles ajudam a estimular a brincadeira, fomentar a imaginação e diminuem a ansiedade dos adultos, devido ao receio de a criançada se machucar. Eles são:

  • cuidar de si: ter a consciência mínima de autocuidado;
  • cuidar do outro: fazer o que quiser, desde que não machuque um colega;
  • cuidar da natureza: respeitar os animais e as plantas;
  • cuidar das coisas: ter cuidado com o brinquedo, principalmente se tiver sido pego emprestado.

Incentive a leitura

Também é possível estimular a imaginação na educação infantil, incentivando os pequenos a lerem. Isso porque, a partir das histórias lidas ou escutadas, a criança pode construir cenas, personagens e cenários — uma forma de alimentar o repertório, que é a primeira etapa de todo o processo criativo.

Tenha brinquedos que estimulem a criatividade

Investir em brincadeiras, brinquedos e jogos que estimulam a criatividade e imaginação infantil também é uma boa estratégia para trabalhar a criação das crianças. 

Entre elas, é possível encontrar uma diversidade de brinquedos lúdicos, como blocos de montar e jogos de tabuleiro. Isso diverte a meninada, enquanto promove mais enriquecimento cognitivo.

Modo Brincar: porque brincar transforma o mundo! 

Gostou do conteúdo e já sabe qual a importância de estimular a imaginação infantil? Então, aproveite o tempo livre para explorar o blog Modo Brincar e descubra como transformar o mundo através do brincar. 

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...