Conheça uma lista com brincadeiras para crianças de 7 anos

Imagem de três crianças brincando

As melhores lembranças da infância são aquelas em que estamos nos divertindo, com a família, amigos ou até sozinhos, não é mesmo? Brincar é essencial para todas as fases, podendo influenciar cada idade de maneira diferente. Pensando nisso, você sabe quais são as brincadeiras para crianças de 7 anos?

O blog Modo Brincar ajuda você a solucionar esse mistério. Por aqui, vamos listar algumas atividades para os pequenos se divertirem em grupos e individualmente, baseadas nos interesses que a faixa etária tem. Além disso, você vai entender melhor a importância do brincar para a criançada de 7 anos. Confira!

Como é a fase dos 7 anos de uma criança?

Não é nenhum segredo que cada fase desperta interesses diferentes na criançada. Conforme vão crescendo e se desenvolvendo, os pequenos passam a ver o mundo de maneira diferente e saber o que gostam ou não de fazer. Aos sete anos, eles estão evoluindo no processo de alfabetização e contam com muitas tarefas escolares.

Nesse sentido, brincar é essencial, já que pode divertir a criançada e ajudar no desenvolvimento. O lado social também fala alto nessa idade, porque os pequenos começam a encontrar grupos de amigos e querem se divertir junto deles. Por isso, as brincadeiras em grupo são perfeitas para essa fase.

Essa socialização se torna ainda mais importante pensando que os pequenos podem aprender a respeitar e sentir empatia em relação aos amiguinhos, professores, familiares, etc. É uma idade de independência também, tanto em relação às tarefas quanto ao próprio modo como eles levam a vida. 

Nessa fase, a criança começa a ter certa noção de dinheiro e conceitos matemáticos básicos. Por isso, incentivar o desenvolvimento por meio da brincadeira se torna um bom aliado para essa idade. É também o momento em que ela passa a entender as horas e compreende que existe o momento de brincar, fazer as tarefas, dormir, etc.  

Imagem de um grupo de crianças posando para uma foto enquanto brincam

Conheça 5 brincadeiras para a criançada se divertir muito

Após entender melhor como é essa fase e a importância do brincar para ela, que tal conhecer cinco brincadeiras legais para crianças de 7 anos? Confira nossa lista com cada uma delas!

1. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ótimos aliados para todas as fases da infância, não é mesmo? Considerando que, aos 7 anos, a criançada já tem um bom conhecimento das coisas e gosta de conviver com os amiguinhos, usar esses brinquedos pode causar um impacto muito positivo.

Existem vários modelos indicados como atividade para crianças de 7 anos, mas é legal conversar com os pequenos e entender o que eles preferem jogar. Um dos jogos de tabuleiro mais populares para essa fase é o Jogo da Vida, em que a criançada precisa criar estratégias relacionadas a atividades cotidianas para se dar bem no jogo. Outros exemplos são: Cara a Cara, Imagem e Ação, e Perfil.

2. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma das brincadeiras para crianças mais divertidas que existem. Cheia de mistério e aventura, ela é uma boa opção para os sete anos, principalmente se você fizer pistas voltadas para os conhecimentos que essa faixa etária possui. Você pode dividir a criançada em equipes ou deixar que cada um tente achar e resolver as mensagens que levam ao tesouro.

O tesouro pode ser feito com guloseimas, brinquedos, kits de pintura, entre outros. Considere o interesse da criançada e crie um mistério em volta desse “prêmio”. Porém, lembre-se de que é importante incentivar a competitividade saudável entre os pequenos, sem exagerar durante a brincadeira para acharem o destino.

3. Mímica

A mímica é o terceiro exemplo da nossa lista com brincadeiras para crianças de 7 anos. Essa atividade é simples: basta escolher temas para as encenações, como animais, filmes e heróis, e anotá-los em cartões. Cada jogador escolhe um e precisa se movimentar de modo que os outros adivinhem o que ele tirou.

Além de uma boa maneira de desenvolver as habilidades sociais da criançada, é uma brincadeira onde a criatividade rola solta. Por isso, os pequenos precisam exercitá-la para fazer uma encenação clara para os outros. Você pode dividir todos em grupos ou apenas deixar que cada um tente adivinhar sozinho. 

4. Atividades 

Você se lembra de atividades como “Ligue os Pontos”, “Jogo dos 7 erros”, “Caça-palavras” ou até “Cruzadinha”? Essas brincadeiras antigas e superlegais são perfeitas para essa faixa etária, porque exercitam a concentração e o raciocínio lógico da criançada, que precisa encontrar soluções para cada jogo. 

É uma brincadeira individual, mas pode ser feita em uma tarde com os amiguinhos ou a família, por exemplo. Aqui no blog Modo Brincar, temos algumas atividades disponíveis para a criançada aproveitar. Basta acessar a aba, escolher a preferida dos pequenos e imprimir. 

5. Brincadeiras com bolas

Não poderíamos deixar de citar algumas brincadeiras para crianças de 7 anos feitas ao ar livre, não é mesmo? As atividades com bolas são boas alternativas para os pequenos se exercitarem, terem contato com a natureza e se divertirem muito.

O futebol é uma das brincadeiras mais populares com a criançada, assim como vôlei e o basquete. Contudo, a queimada também conquistou os pequenos nessa idade, sendo uma atividade superdivertida para dias de calor e sol. O mais bacana é que a garotada vai exercitar não só as habilidades motoras, mas também o raciocínio lógico, para entender as regras de cada esporte e colocá-las em prática.

Gostou de conhecer algumas brincadeiras para crianças de 7 anos? Aproveite que está por aqui e confira quais são os melhores jogos de tabuleiro para se divertir com a criançada. 

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

crianças se divertindo apos aprender como jogar on-line no ps4
0

Como jogar on-line no PS4: passo a passo e opções de jogos play to free!

Desde seu lançamento oficial, em 2013, muitos jogadores têm se perguntado como jogar on-line no PS4. Afinal, o console conta com um grande repertório de...
Imagem de um boneco lego do Thor
0

Confira uma lista com os filmes do Thor, o Deus do Trovão

O universo cinematográfico da Marvel é sucesso entre todas as idades graças aos seus heróis incríveis e histórias fantásticas. Dividido em fases, ele conta as...
Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!