Brinquedos interativos: principais opções e os benefícios para a primeira infância

5 MINUTOS DE LEITURA
1758
bebê se divertindo com blocos de montar, um dos tipos de brinquedos interativos

É pela brincadeira que as crianças aprendem sobre si e o mundo ao redor. Por isso, investir em brinquedos interativos é uma excelente forma de contribuir para o desenvolvimento infantil. 

Como o próprio nome sugere, os brinquedos interativos são aqueles que exigem o contato direto da criança. Portanto, para brincar, os pequenos devem exercer uma ação sobre as peças — blocos de montar, botões com imagens ou até um volante de faz de conta. 

Assim, os passatempos ajudam as crianças a adquirirem habilidades físicas, cognitivas e emocionais necessárias para toda a vida. Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 opções de brinquedos interativos para os pequenos, assim como detalhes sobre quais são os benefícios delas. Continue a leitura e confira! 

5 brinquedos interativos para crianças 

Brincar nada mais é que a arte de aprender enquanto se diverte. Por isso, existem diferentes brinquedos interativos que auxiliam no desenvolvimento das crianças. Entre as principais opções, estão: 

1. Brinquedos de empilhar e encaixar

Os brinquedos de empilhar e encaixar, como blocos de montar e baldes com formatos geométricos, sempre fazem sucesso com os pequenos. Normalmente, eles são indicados a partir do primeiro ano de vida e ajudam a estimular o raciocínio, bem como a coordenação motora fina. 

2. Players musicais

Os players musicais também fazem parte da lista de brinquedos interativos para bebês que favorecem o desenvolvimento. Também conhecidos como brinquedos musicais, eles são indicados desde os primeiros meses de vida. 

Normalmente, eles contam com botões que, sendo pressionados, emitem luzes e reproduzem frases ou músicas relacionadas ao alfabeto, formas, cores e números. Assim, eles trabalham o aprendizado, a coordenação motora, a criatividade e a imaginação. 

3. Brinquedos de faz de conta 

Sabe aquele tipo de brinquedo para crianças que reproduz um item do dia a dia? Pois é! Esses objetos de faz de conta também podem ajudar muito no desenvolvimento infantil. Ao imitarem peças do cotidiano, como volantes de carro, telefones e laptops, os brinquedos aproximam a criança do mundo real, enquanto desenvolvem habilidades como percepção espacial e coordenação.

4. Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais também são ótimos brinquedos interativos para crianças a partir dos 2 anos. Pianinhos, tambores, pandeiros, todos ajudam no desenvolvimento das funções motoras, dos sentidos tátil, visual e auditivo, e também de habilidades cognitivas como atenção e percepção, além de incentivar a musicalidade nas crianças.

5. Tapetes coloridos

As formas interativas e cores vibrantes também tornam os tapetes coloridos boas opções de brinquedo interativo infantil, principalmente quando os pequenos estão prestes a engatinhar. Isso porque ao mesmo tempo que tornam o local propício aos primeiros movimentos, eles contribuem para o aperfeiçoamento da visão e do tato dos pequenos.

pai, mãe e bebê se divertindo com brinquedos interativos

Benefícios dos brinquedos interativos para as crianças

Gostou das opções de brinquedos interativos? Então, nada é melhor que descobrir quais são os benefícios para as crianças, né? Veja a seguir e entenda! 

Desenvolve a coordenação motora fina 

Um dos principais benefícios dos brinquedos interativos para crianças é o desenvolvimento da coordenação motora fina. Basicamente, esse tipo de habilidade está relacionada à capacidade de utilizar os pequenos músculos – localizados principalmente nas mãos e nos pés – de forma precisa.

Para desenvolvê-la, é necessário executar movimentos delicados e específicos — e podemos ver isso quando os pequenos apertam os botões de um player musical ou teclam os números em um telefone de faz de conta.

Desperta a imaginação e a criatividade

Os brinquedos interativos também ajudam a despertar a imaginação e a criatividade nas crianças. Isso porque, na hora de brincar, são os pequenos que decidem como interagir com as peças, ou seja, há infinitas possibilidades para imaginar e se divertir. 

Estimula habilidades cognitivas

Enquanto a brincadeira acontece, diversas habilidades cognitivas são desenvolvidas, por exemplo: linguagem, atenção, raciocínio, memorização, percepção visual, etc. Com os brinquedos interativos, é possível estimular ainda mais essas aptidões, já que dependem das ações das crianças. 

Contribui para a socialização e a sensação de pertencimento

Ao interagir com os brinquedos, principalmente os de faz de conta, as crianças conseguem assimilar hábitos característicos da sociedade. Esse ato contribui muito para o processo de socialização, ajudando-as a se tornarem membros funcionais dentro da comunidade. Isso também potencializa a sensação de pertencimento.

#ModoBrincar: fique por dentro das novidades!

Viu só como os brinquedos interativos podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos?! Agora, que tal ativar seu #ModoBrincar e explorar as novidades no blog? Aqui, você encontra diversos conteúdos sobre educação infantil, desenvolvimento, brinquedos, brincadeiras e muito mais. 
Se quiser, aproveite para dar uma olhada nos brinquedos interativos disponíveis no nosso catálogo online. Entre as opções, você encontra o Andador Infantil – Passo a Passo Divertido da Dreams ABC, com diversos itens funcionais para seu bebê. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *