Cantinho da amamentação: dicas para montar esse espaço

5 MINUTOS DE LEITURA
1126
Bebê tomando leite materno

Amamentar é muito importante para a relação entre mãe e filho. Afinal, fortalece a relação entre os dois e é algo benéfico tanto para a mamãe quanto para o bebê. Montar um cantinho da amamentação pode ajudar ainda mais nesse momento.

Você está em dúvida sobre como montar um espaço para amamentar? O blog Modo Brincar pode ajudar! A seguir, você confere algumas dicas para facilitar a montagem desse cômodo e entende melhor qual é a importância dele. 

Qual é a importância do cantinho da amamentação?

Você sabe que a amamentação é um momento muito especial, mas já parou para pensar em como o ambiente no qual ela acontece pode afetá-la? Espaços tranquilos e com o suporte necessário oferecem muito mais praticidade para as mamães e conforto para os bebês.

Ter um cantinho da amamentação em casa garante um espaço onde você poderá conduzir o aleitamento materno sem pressa, com tudo que precisa. Inclusive, muitas áreas públicas têm ambientes dedicados especialmente para isso, facilitando a vida das mamães fora de casa. 

O espaço para a amamentação nas empresas é garantido pela Consolidação das Leis Trabalhistas. O artigo 396 define que a mulher tem direito a 2 descansos especiais de 30 min cada, durante o período de trabalho após a licença. Isso vale até o bebê completar seis meses, mesmo em casos de adoção.

Muitas companhias criaram áreas exclusivas para as mamães extraírem o leite para servir ao neném posteriormente. É importante dialogar com a chefia para determinar o horário em que a pausa para aleitamento materno acontecerá.

4 dicas para montar seu cantinho da amamentação em casa

Após conhecer mais detalhes sobre esse cantinho em diferentes lugares, está na hora de montar o seu em casa. A seguir, confira quatro dicas para facilitar.

1- Conte com a poltrona de amamentação

Também chamada de cadeira de amamentação, a poltrona é essencial para esse espaço. Trata-se de um móvel mais espaçoso e que pode contar com várias características que facilitam o uso. Alguns podem ter um pé curvo, que permite que a mamãe balance e ajude o neném a ficar mais confortável.

Outros vêm com puffs, nos quais as mães podem descansar os pés ou encontrar a posição mais confortável para a amamentação. O importante é que tanto a mulher quanto o bebê fiquem aconchegados nesse móvel. Para isso, ele precisa ter o tamanho certo.

Para garantir ainda mais conforto, vale apostar em uma almofada para amamentação, complementando a poltrona. Ela ajuda a encontrar a melhor posição para amamentar o bebê, além de servir como um apoio para o pequeno e para a própria mãe.

2- Otimize o espaço com móveis de apoio

A poltrona não é o único móvel essencial para o cantinho da amamentação. Existem outros para facilitar a rotina com o novo membro da família. Prateleiras e nichos, por exemplo, ajudam a organizar itens importantes, como fraldas, produtos de higiene, roupinhas, etc.

Aliás, é bacana que o espaço de amamentação tenha um móvel para fazer a troca das fraldas ou das roupinhas. É comum acontecerem alguns contratempos que necessitam da higienização do neném.

mulher amamentando bebê

O berço também pode estar no cantinho da amamentação. Após se alimentar, o pequeno pode sentir sono. Então, contar com esse móvel por perto pode facilitar a hora da soneca. Você também pode adicionar mais mobílias, como cadeiras, estantes, etc.

O importante é manter a mobilidade do ambiente. Isso porque a amamentação pode acontecer a qualquer hora, de dia ou à noite. Por isso, ter o acesso facilitado garante muito mais praticidade e calmaria para essa ocasião tão especial.

3- Fique de olho na iluminação

Um dos pontos mais importantes na hora de montar o quarto da amamentação é o modo como ele será iluminado. Um ambiente mais tranquilo e confortável pode facilitar a hora de amamentar os pequenos, especialmente na parte da noite.

O ideal é optar pela meia-luz, que não incomoda nem a mamãe, nem o bebê. Uma dica bacana é usar um ponto específico com luz ajustável para o lugar onde a mãe irá sentar, sempre posicionado de modo que não atrapalhe a amamentação, tanto para criança quanto para a mulher.

4- Decore de maneira especial

É claro que não poderia faltar uma decoração superbacana. Para a cor do cantinho da amamentação, você pode escolher a sua preferida, mas lembre-se sempre de optar por aquela que passe tranquilidade, como as candy colors, que são mais claras e divertidas. 

Acrescente alguns itens decorativos, como quadros, adesivos de parede, fio com pequenos pontos de luz, etc. Uma ideia divertida é adicionar um lettering do nome da criança na porta ou em alguma parede do quarto. O ideal é não sobrecarregar o ambiente, deixando tudo bem equilibrado.


Agora, você já sabe tudo sobre o cantinho da amamentação. Após conferir este conteúdo, acesse outros artigos incríveis sobre maternidade e aproveite para conferir todos os produtos da Ri Happy.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *