Como brincar com slime? Veja dicas para curtir momentos em família

5 MINUTOS DE LEITURA
163
crianças sentadas se divertindo enquanto demonstram como brincar com slime em mesa

As atividades lúdicas estimulam a família a soltar a imaginação e reforçar os laços afetivos. Um exemplo é o brinquedo colorido, bem parecido com a massinha de modelar, mas mais pegajoso: você sabe como brincar com slime?

Existem diferentes formas de trabalhar o desenvolvimento dos pequenos com o material. A equipe do blog Modo Brincar dá dicas de como brincar com slime e tornar essa atividade mais divertida. Confira!

Benefícios do slime para o desenvolvimento infantil

Antes de saber como brincar com slime, é interessante conhecer as vantagens desse brinquedo para as crianças. Por ter aspecto gosmento, cores e brilho, ele chama a atenção, sendo um estímulo para brincadeiras manuais.

O slime desenvolve a criatividade, a imaginação e o desejo de experimentar coisas novas, criando formas diferentes. O brinquedo também é considerado terapêutico, pois ajuda os pequenos a exercitarem a paciência.

Além de estimular a coordenação motora, brincar com slime desenvolve o sistema cognitivo, o raciocínio e a sensorialidade. O material ainda reforça a interação entre os participantes. Isso é fundamental para aumentar a comunicação e estreitar os laços afetivos.

8 dicas para brincar com slime

Não tem ideia de como brincar com slime? A equipe do blog Modo Brincar selecionou as melhores dicas para tornar a experiência emocionante e envolvente. Veja a seguir!

1. Atividades sensoriais

As atividades sensoriais despertam a curiosidade das crianças. Por meio delas, os pequenos descobrem novas formas, cores e habilidades. A brincadeira de slime promove isso e muito mais.

Explore as sensações táteis com o pequeno, incentivando-o a apertar, amassar e esticar o slime para sentir a textura do material. Isso ajuda a desenvolver o sistema sensorial e a coordenação motora.

2. Crie diferentes formas

Criar círculos, quadrados e triângulos é uma maneira de ensinar formas geométricas de forma divertida. Assim, a criança compreende como classificá-las brincando com o slime.

Outra dica interessante é criar objetos e até personagens com o brinquedo, utilizando cortadores de biscoitos ou utensílios de cozinha. Ajude a criança a fazer desenhos de estrelas, corações, bichinhos, entre outros.

3. Crie histórias

A criança brincando com slime pode desenvolver a capacidade narrativa e a criatividade. Aproveite os personagens e os desenhos criados com a sugestão anterior e embarque nessa brincadeira.

A partir disso, a criança pode desenvolver histórias imaginárias. Estimule-a a dar nomes aos personagens e criar narrativas divertidas, que envolvam os amiguinhos e a família.

menina sorrindo para foto enquanto segura brinquedo sob o rosto representando como brincar com slime

4. Brincadeiras com luzes

As crianças adoram novidades. Por isso, uma opção é investir em slime que brilha no escuro. O brinquedo está disponível em diferentes cores.

Essa é uma ótima oportunidade de inovar com brincadeiras noturnas. Crie formas e desenhos com o material, desligue as luzes, explore os efeitos e dê asas à imaginação.

5. Crie desafios criativos

Os desafios são excelentes para preparar os pequenos desde cedo para as adversidades na vida adulta. Que tal fazer isso de forma leve e divertida? Por meio do slime, você pode estimular a competitividade saudável.

Peça para os participantes da brincadeira montarem a torre mais alta com o material ou fazerem o slime mais elástico. Outra dica é criar a maior bola com as cores disponíveis.

6. Misture as cores

As cores são importantes para o desenvolvimento da capacidade de concentração e da coordenação visual. Com o slime, a criança pode aprender a distingui-las e descobrir diferentes tonalidades.

Crie uma atividade divertida e educativa, em que a criança mistura os materiais para conseguir novas nuances. A brincadeira vai ser visualmente interessante para o pequeno descobrir o universo fantástico das cores.

7. Slime com aroma

Há diferentes opções de slime com aroma indicado para crianças acima de cinco anos trabalharem a percepção do olfativo. Essa atividade pode ser estimulante e divertida.

Você pode criar uma brincadeira vendando a criança para ela adivinhar qual é o cheiro do slime. O material não deve ser ingerido, então é importante orientar sobre os perigos.

8. Atividade terapêutica

O slime pode ser terapêutico e auxiliar no desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, melhorando o relacionamento com os amiguinhos e a família.

Sempre reserve um tempo para brincar com a criança, especialmente um pouco antes dela dormir. Isso alivia o estresse e a ansiedade, colaborando para uma boa noite de sono.

Confira outras dicas de brincadeiras no blog Modo Brincar

Viu só como brincar com slime é interessante e divertido? Agora, é só escolher uma das atividades e passar momentos inesquecíveis. Aproveite para ler dicas de como tocar teclado e se surpreenda ao descobrir habilidades musicais!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *