Como tocar teclado: melhores dicas para iniciantes!

5 MINUTOS DE LEITURA
1330
Pai e filha sentados na cama com teclado no colo

A música é uma ferramenta poderosa: além de entreter, ela favorece o desenvolvimento e o aprendizado. Para quem é fã de instrumentos musicais, aprender como tocar teclado é uma excelente oportunidade de aprimorar habilidades.

O teclado é um instrumento eletrônico em formato retangular, composto por um número variável de teclas que reproduzem sons. A prática estimula a concentração, a coordenação motora e a memória, enquanto promove autodisciplina e controle emocional.

A equipe do blog #ModoBrincar preparou um artigo exclusivo, recheado de dicas e informações sobre como tocar teclado para iniciantes. Quer conferir? Continue a leitura e fique por dentro!

1. Decore as notas e as respectivas teclas

Para aprender a tocar teclado, o primeiro passo é decorar as notas musicais e a ordem: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. A partir disso, é possível localizá-las no instrumento.

Em geral, todas as teclas brancas são ocupadas pelas sete notas, que se repetem em oitavas diferentes, indo da mais grave à mais aguda. Elas também podem ser tocadas com alterações, adicionando ou retirando um semitom, chamado, respectivamente, de sustenida (#) e bemol (b).

Basicamente, somam-se cinco alterações: Dó# ou Réb, Ré# ou Mib, Fá# ou Solb, Sol# ou Láb e Lá# ou Sib. Elas estão nas teclas pretas do teclado. Também podem variar entre mais graves ou mais agudas, de acordo com a ordem.

2. Posicione as mãos e pratique exercícios de coordenação

Após conhecer as notas, é necessário saber como posicionar as mãos no instrumento. A dica é enumerar os dedos de um a cinco, começando pelo dedão. Coloque o dedão da mão direita na nota Dó, mais ao centro do teclado, enquanto os outros ficam sobre as seguintes notas brancas: dois em Ré, três em Mi, quatro em Fá e cinco em Sol.

Posicione o mindinho da mão esquerda sobre a próxima tecla Dó à esquerda. Depois, distribua os demais dedos da seguinte forma: quatro em Ré, três em Mi, dois em Fá e um em Sol.

A partir dessa posição básica, você deve aprender a mover as duas mãos, de forma independente, pelo teclado. Para treinar, é fundamental praticar exercícios de coordenação. Um dos mais simples é apertar as teclas em sequência, com as duas mãos ao mesmo tempo, usando os dedos um-dois-três-quatro-cinco-quatro-três-dois-um (Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Fá-Mi-Ré-Dó).

3. Atente-se à postura

Para aprender como tocar teclado, é indispensável prestar atenção à postura. Mantenha a coluna ereta durante a prática, de modo que seja possível posicionar os dedos meio curvados, para a ponta ficar bem posicionada sobre as teclas.

Para ajudar, a dica é praticar alguns exercícios de alongamento antes de tocar o instrumento. Além disso, ao sentar em frente a ele, é válido soltar os braços ao lado do corpo e levantar as mãos sutilmente, até o cotovelo ficar em um ângulo reto.

4. Estude teoria musical

Durante o aprendizado, estudar a teoria musical é essencial para ficar por dentro dos fundamentos. É possível encontrar diversos conteúdos e vídeos didáticos on-line, explicando quais são os elementos musicais, as notas, as escalas, os intervalos, entre outros pontos.

criança ajustando volume de teclado

5. Aprenda a ler as músicas

Um dos fatores importantes das aulas de teclado é saber ler músicas. Isso significa entender as partituras, identificando qual acorde é representado por cada cifra, em geral: C (Dó), D (Ré), E (Mi), F (Fá), G (Sol), A (Lá) e B (Si). O estudo da teoria musical também é eficiente para isso.

6. Descubra como facilitar a concentração

A concentração é um dos pilares para aprender como tocar teclado. Por isso, é importante saber como aprimorá-la durante a prática. Um bom caminho é preparar o ambiente antes de começar a tocar, deixando-o livre de distrações, para você focar 100% nos movimentos e mergulhar na música.

7. Procure orientação

Com tantos detalhes, é comum ter dúvidas a respeito do instrumento. Para saná-las, investir em uma aula de teclado para iniciantes pode ser uma boa ideia. Com a orientação, fica mais fácil compreender os fundamentos e inteirar-se do que é preciso para aprimorar as habilidades.

8. Tenha paciência e não esqueça da diversão

Para saber como tocar teclado, é essencial ter paciência. Cada um tem um tempo de assimilação. Quando se trata de um instrumento musical tão complexo, a calma realmente leva à perfeição.

A dica é praticar o máximo possível, mas sem muitas cobranças. Isso quer dizer que você deve ter disciplina, mas sem deixar a diversão de lado. Afinal, não há melhor maneira de aprender que brincando!

Mergulhe no mundo da música e ative seu #ModoBrincar!

Gostou das dicas e não vê a hora de aprender como tocar teclado? Na Ri Happy, você encontra o instrumento ideal para praticar. Confira todas as opções disponíveis e garanta já a sua preferida!

Acompanhe as novidades do blog #ModoBrincar para conferir mais conteúdos sobre música, brinquedos e diversão. Entre os artigos, você descobre textos exclusivos sobre desenvolvimento, maternidade, brincadeiras e muito mais. Aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *