Veja 10 dicas sobre como escolher a escola para seu filho

5 MINUTOS DE LEITURA
3300
crianças correndo em porta da escola com mochila

É muito importante saber como escolher a escola para seu filho, pois isso pode determinar o desenvolvimento emocional, social e intelectual da criança. Fique atento a alguns detalhes e opte por um ambiente que ofereça educação de qualidade. 

Para ajudar nessa jornada e facilitar a decisão, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo com dez dicas sobre como escolher a escola para seu filho. Confira e aproveite!

1. Veja o quanto os professores são capacitados

Os professores orientam, ensinam e tiram dúvidas no dia a dia, desempenhando um papel essencial no aprendizado dos alunos. 

Na hora de escolher a escola certa para seu filho, analise a formação do corpo docente. Quanto mais bem capacitados os profissionais forem, maiores são as chances deles realizarem um bom trabalho.

2. Faça uma visita à escola 

Visitar a instituição de ensino antes da matrícula é uma etapa fundamental durante o processo de escolher a escola para o filho. Esse é o momento de checar as dependências e entender o funcionamento do local. 

Você pode se certificar da infraestrutura completa para o desenvolvimento do seu filho a partir de biblioteca, quadras poliesportivas, brinquedotecas e playgrounds para o lazer no recreio.

3. Avalie o sistema de ensino

Verifique o material didático que a escola utiliza e confirme se ele está de acordo com a faixa etária dos alunos. Isso pode ser um grande diferencial para você decidir qual é a melhor escola para o seu filho.

4. Confira a quantidade de alunos por sala

Outra dica importante sobre como escolher a escola para seu filho é analisar a quantidade de alunos por sala. Isso serve tanto para a manhã quanto para a tarde, especialmente em instituições que contam com educação infantil, ensino fundamental e médio.

Turmas muito cheias, com mais de 30 alunos, por exemplo, dificultam o contato com o professor, o que atrapalha o acompanhamento individual e personalizado para cada estudante. Além disso, há margem para maior desorganização e conversas paralelas, que interferem na educação.

professora em sala de aula explicando em frente ao quadro com crianças sentadas a sua frente

5. Informe-se sobre as atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são ótimas oportunidades para os alunos enriquecerem o aprendizado e ganharem ainda mais experiência, desenvolvendo novas habilidades em diferentes áreas. 

Para saber como escolher a escola para seu filho, confira se as instituições da sua lista oferecem esportes, clubes de leitura, ensinos de línguas estrangeiras, danças, salas de pintura, músicas e desenhos.

6. Verifique se há ensino bilíngue

O ensino de novos idiomas é um diferencial que não poderia faltar para você decidir como escolher a escola. Com ele, você não precisa pagar cursos fora do colégio. Além disso, quanto antes a criança tiver aulas de língua estrangeira, mais rápido ela a domina.

7. Conheça as iniciativas e os projetos do colégio

Além das atividades extracurriculares, as escolas costumam contar com iniciativas e projetos que envolvem alunos, pais e comunidade, como aprendizado de Libras, cultivo e plantação de árvores, ações para ajudar pessoas carentes, oficinas de tradição e folclore brasileiro.

8. Avalie o valor da mensalidade

Nem sempre uma mensalidade muito alta indica que a instituição é a escola perfeita. Por isso, é muito importante ponderar outros fatores e analisar se o valor cobrado realmente vale a pena.

9. Analise a distância de deslocamento para a instituição

A distância também deve ser avaliada, pois pode interferir diretamente no conforto físico do seu filho. Caso o deslocamento seja muito longo, o cansaço pode prejudicar o aprendizado da criança. 

A fadiga pode fazer com que o aluno durma durante as aulas. Consequentemente, isso pode atrapalhar a rotina do pequeno, influenciando a alimentação e o sono. Então, vale a pena considerar esse quesito antes de escolher a instituição.

10. Pesquise sobre os valores morais da escola

Pesquise sobre os valores morais da escola. Entenda como a instituição trabalha a ética e o respeito entre professores, estudantes e funcionários. Isso é muito importante para o aprendizado e o desenvolvimento do seu filho como ser humano.

Sabendo os valores da instituição, é possível verificar se ela está alinhada com o que você prega e ensina para a criança em casa. Assim, você opta por um ambiente sadio e próximo ao familiar, favorecendo a adaptação e a educação do seu filho.

Blog Modo Brincar: encontre dicas sobre o mundo infantil!

Gostou das sugestões e já sabe como escolher a escola para seu filho? Então, aproveite para navegar pelo blog Modo Brincar e garantir ainda mais dicas para toda a sua família. Aqui, você encontra artigos completos sobre desenvolvimento, educação infantil, ideias divertidas e muito mais!

Você curtiu as sugestões? Então, não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Assim, outros pais podem se inspirar e utilizar as dicas para escolher a melhor instituição de ensino para o seu filho!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *