Aprenda como fazer o bebê dormir com dicas simples

5 MINUTOS DE LEITURA
1398
Imagem de uma pessoa segurando um bebê dormindo

Uma das maiores preocupações dos papais, principalmente de primeira viagem, é o sono dos pequenos. Afinal, nessa fase de descobertas, todo cuidado é pouco. A dúvida mais comum em relação a isso é como fazer o bebê dormir da melhor maneira possível.

Para ajudar a fazer o bebê dormir, o blog Modo Brincar conversou com a Dra. Fernanda Monteiro Colete, terapeuta ocupacional, especialista em desenvolvimento infantil, autora do livro Super Gênios e que posta diversos conteúdos sobre estimulação infantil no Instagram (@drafermonteiro). Confira mais, a seguir!

Qual é a importância do bebê ter uma noite de sono?

Muitos momentos de um bebê influenciam o desenvolvimento, como a amamentação, as brincadeiras em família, os primeiros passos, entre outros. O sono é um fator essencial da rotina diária dos pequenos. Em geral, eles precisam dormir mais que os adultos.

Isso porque o tempo dormindo ajuda a maturar algumas funções cognitivas e motoras, sendo imprescindível para o desenvolvimento geral. A Dra. Fernanda diz: “o sono é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do bebê e da criança. Tem impacto direto nas atribuições cognitivas, de memória e crescimento físico”.

A especialista ainda completa: “cada bebê tem uma particularidade, e não existe receita certa que funcione para todos. Há muita controvérsia quando o assunto é sono, porém, alguns detalhes são importantes, podem ser generalizados e auxiliar na qualidade de sono do bebê”.

Não existe uma quantidade exata de sono para todos os bebês, mas é possível usar a idade como parâmetro. “O tempo de sono e soneca varia de acordo com a idade: quanto maior for a criança, menos tempo de soneca terá durante o dia”, diz a Dra. Fernanda.

Confira 3 dicas que podem ajudar o bebê a dormir

O bebê dormindo muito bem é um dos principais objetivos dos papais. “O momento de dormir deve ser prazeroso, tranquilo e seguro. É importante conduzi-lo com leveza, serenidade e carinho para que o bebê e a criança o compreendam como um tempo de descanso importante e de proximidade com os pais, sem criar resistência”, completa a Dra. Fernanda. 

Tenha em mente que é extremamente importante contatar um especialista em caso de dúvidas. Ele sabe a melhor maneira de conduzir o sono da criançada. “Em qualquer dúvida a respeito do sono dos bebês ou das crianças, um especialista deve ser consultado”, ressalta a Dra. Fernanda. A seguir, reunimos três dicas que podem ajudar nesse momento.

Imagem de um bebê dormindo em uma cama de lençóis brancos

1. Prepare o ambiente

Se quer aprender como fazer o bebê dormir a noite toda, saiba que tudo começa pelo ambiente. Segundo a especialista, é importante ter um “local tranquilo e organizado para o bebê também ficar calmo”. Para isso, o conforto é essencial. Invista em itens como cobertores, travesseiros e mantas.

“Ter um local adequado para dormir (cama confortável e travesseiro) faz parte do processo para qualidade do sono”, completa a Dra. Fernanda. Se quer aprender como fazer o bebê dormir, saiba que a iluminação e a temperatura também podem contribuir para qualidade desse momento.

A especialista ressalta a importância de verificar a temperatura do ambiente. Ela diz que “muito calor ou muito frio pode atrapalhar o sono”. Sendo assim, vale dedicar um tempo para preparar o quartinho.

2. Crie uma rotina

Quer o bebê dormindo feliz? Crie uma rotina para ele. Pode parecer desnecessário, mas desde o início da infância, é importante que ele entenda que existem momentos para descanso, tarefas, brincadeiras, etc. Nesse sentido, vale criar um ritual específico para o sono.

“Manter um ritual do sono e a rotina de horário facilita a compreensão da criança e a previsão do momento para dormir. Colocar o pijama, reduzir as luzes da casa, evitar telas (televisão, celular e tablet) e tomar banho (depende de cada criança) no mínimo duas horas antes de dormir tranquiliza a hora do sono”, diz a Dra. Fernanda.

Nessa rotina, saiba separar o sono noturno das sonecas na parte do dia. Como você viu, os bebês dormem bastante ao longo de todo o período. “A soneca do dia é diferente do sono da noite. Para o bebê não confundir e trocar um pelo outro, é importante que, durante o dia, o ambiente não esteja completamente escuro (como a noite), diz Dra. Fernanda. 

A especialista completa: “ruídos baixos podem ser mantidos (em conversas, por exemplo)”. Assim, todos os momentos da rotina são aproveitados ao máximo pelo neném.

3. Use técnicas de relaxamento

Uma solução para bebês que não dormem a noite toda ou nas sonecas diurnas é usar técnicas de relaxamento. Isso vai depender do gosto dos pequenos, podendo incluir histórias, músicas, cantigas de ninar, entre outros. Dra. Fernanda diz que “contar história ou cantar uma música tranquila também auxilia na indução do sono e da tranquilidade”.

Outra maneira de relaxar os pequenos é diminuir o ritmo de toda a casa, especialmente daqueles que estão sempre em contato com a criança. Fernanda aconselha a “reduzir atividades e brincadeiras agitadas pelo menos duas horas antes de dormir”. 

Conversar com os pequenos também pode ajudar, mesmo que eles ainda sejam bem novinhos. “Sempre conversar e anteceder o que vai acontecer para a criança facilita a conduta da atividade. Por isso, os pais devem sempre avisar com antecedência a hora de ir para a cama”, completa a especialista.

Viu só? É muito fácil aprender como fazer o bebê dormir. No blog Modo Brincar, você encontra diversos conteúdos sobre gravidez, maternidade, brincadeiras, brinquedos, cultura pop e muito mais. Acesse e confira!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *