Aprenda como jogar bolinha de gude com dicas simples

5 MINUTOS DE LEITURA
95
Veja como jogar bolinha de gude

Você se lembra como jogar bolinha de gude? Essa brincadeira tradicional é ótima para o ar livre. A seguir, veja algumas dicas simples para a molecada participar das partidas!

Quais são as formas de jogar bolinha de gude?

O objetivo da brincadeira é acertar e capturar as bolinhas adversárias, em uma disputa que exige precisão e paciência. As peças podem ter tamanhos e cores diferentes, sendo opacas, transparentes e até estampadas.

Assim como os materiais, as formas de jogar são variadas. A evolução das brincadeiras trouxe novas modalidades, com nomes criativos, como loca, três covinhas, serpentina, biribinha, meia-lua e bolicross.

No Brasil, a brincadeira de bola de gude é conhecida em diversas regiões, com maneiras diferentes de jogar.

As regras da bolinha de gude são inúmeras, dependendo do estado, da cidade, do bairro e da rua dos participantes. Para introduzir a brincadeira na rotina da garotada, vale conhecer alguns jeitos populares de jogar as pequenas esferas.

Triângulo

Para entender como jogar bolinha de gude, comece com uma das versões mais simples e conhecidas: o triângulo. Após riscar a forma no chão, é só colocar as peças dos jogadores ali.

Cada partida costuma ter três participantes. Em cada rodada, eles devem atirar em uma bolinha do triângulo. O objetivo é tirar o maior número de peças do desenho, acumulando-as. Vence quem ficar com mais bolinhas.

Círculo

O círculo é outra maneira fácil de jogar bolinha de gude. Semelhante ao triângulo, as peças são lançadas na forma desenhada no chão, com quantidade predeterminada pelos jogadores. O intuito da competição é capturar o maior número de bolinhas.

Para decidir a ordem da jogada, desenhe uma linha de três metros. Em seguida, peça que cada participante lance uma bola na direção da linha. A proximidade com determinará a sequência de ação dos participantes.

Loca

Outra forma divertida de aprender como jogar bolinha de gude é fazer um pequeno buraco na areia ou na terra. Essa modalidade é chamada de loca, considerada uma das mais fáceis.

Em cada rodada, uma bolinha deve ser posicionada próxima à escavação para cada participante tentar derrubá-la. Quem conseguir ganha uma nova bola. Quem errar vai para o fim da fila. Vence quem acumular o maior número de bolinhas.

Três covinhas

Nesse caso, são cavados três buracos no solo, com dois metros de distância entre entres. Os jogadores devem permanecer em pé e tentar acertar uma bolinha de gude na covinha mais distante. Quem acertar ou chegar mais perto dela é o primeiro da rodada.

O competidor começa lançando a bolinha em direção ao primeiro buraco. Caso acerte, mira o segundo e o terceiro, terminando as jogadas com o caminho inverso. Se errar, passa a vez para o próximo. O objetivo é acertar as covas na sequência de ida e volta.

Quem conseguir acertar duas rodadas consecutivas ganha o direito de atirar nas bolinhas dos adversários. Se acertar, fica com os brinquedos. Ganha quem acumular mais bolinhas.

Serpentina

Muita gente considera essa forma como a mais simples de ajudar os pequenos a aprender como jogar bolinha de gude. O jogo começa com uma linha horizontal riscada no chão. Em seguida, diversas bolinhas são posicionadas lado a lado sobre ela.

Os jogadores devem acertar as bolinhas, lançando-as para fora da linha. Cada competidor ganha tanto as peças atingidas quanto as que estiverem ao lado. A partida encerra quando todas as bolinhas forem retiradas da linha. Como nas versões anteriores, ganha quem acumular mais peças.

Como uma brincadeira antiga, como a bolinha de gude, contribui para o desenvolvimento infantil?

bolinhas de gude na imagem - saiba como jogar bolinha de gude

O jogo com bolas de gude é bem antigo. Registros arqueológicos mostram que a brincadeira já era praticada no Egito, na Grécia e em Roma no ano 3.000 a.C. Os materiais das peças evoluíram com o tempo, passando de nozes e castanhas a argila, ônix e outras pedras, até chegar ao vidro.

Investir nas brincadeiras antigas de bola de gude é uma maneira divertida de estimular a interação entre as crianças e desenvolver habilidades cognitivas. Além disso, ela faz os adultos relembrarem a própria infância, envolvendo toda a família no jogo.

Confira jogos clássicos na Ri Happy

Essas são apenas algumas maneiras de ensinar as crianças como jogar bolinha de gude. Existem muitas outras maneiras de brincar, incluindo regras e formatos personalizados. Incentive a garotada a usar a criatividade e criar as próprias versões da brincadeira.

Para inspirar os fãs de brinquedos antigos, a Ri Happy tem uma seção completa de jogos clássicos. Acesse o site para conferir cubo mágico, bingo, dama, xadrez, Banco Imobiliário, batalha naval, Detetive e muito mais!

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *