Como jogar handebol: confira tudo sobre esse esporte

5 MINUTOS DE LEITURA
1492
Imagem de uma criança jogando handebol

Praticar esportes é uma delícia. Além de divertir, esse tempinho se exercitando é superbenéfico para a saúde dos pequenos. Por isso, muitos deles têm curiosidade sobre algumas modalidades. Uma das dúvidas mais comuns é: como jogar handebol?

Para ajudar a criançada a começar a se exercitar, o blog Modo Brincar trouxe um guia completo sobre o jogo de handebol. Por aqui, você confere um pouco sobre as regras, o que precisa para praticar e qual é a história desse esporte.

A história do handebol

Durante a história, surgiram várias práticas esportivas semelhantes ao handebol, mas ele só foi criado de fato em 1919 pelo alemão, Karl Schelenz. A principal influência foi o jogo torball, praticado por atletas cegos ou com baixa visão. Ao longo dos anos, a prática da modalidade sofreu alterações, como o local onde os jogos são feitos, que era ao ar livre antes.

A primeira partida internacional para jogar handebol foi realizada entre a Alemanha e a Áustria em 1925, com os austríacos saindo vencedores. Apenas em 1932, a modalidade passou a ser considerada um esporte olímpico, tendo estreia nas Olimpíadas de Berlim (1936) e Montreal (1976), para prática masculina e feminina, respectivamente.

Como jogar handebol?

Antes de aprender como jogar handebol, você precisa conhecer alguns detalhes sobre esse esporte. A quadra para a prática tem as seguintes medidas: 40 m x 20 m. O gol tem 2 m de largura e 3 m de altura. Cada partida tem 2 tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles.

As equipes podem contar com 12 jogadores, porém apenas 7 entram na partida de uma vez e 1 deles é o goleiro. Na partida, é usada uma bola similar a de futebol no design, porém menor. Para a prática por equipes masculinas, ela costuma ser um pouco maior.

Imagem de crianças jogando handebol

Regras

Para praticar a modalidade, é fundamental conhecer as regras do handebol. A seguir, você confere algumas e descobre um pouco mais sobre como funcionam em uma partida.

  • Não é permitido segurar a bola por mais de três segundos, assim como dar mais de três passos;
  • É permitido deslocar-se com a bola quicando no chão — movimento chamado drible;
  • O único que pode usar os pés no handebol é o goleiro;
  • O tronco só pode ser usado para impedir o avanço do adversário;
  • O gol acontece quando a bola atravessa completamente a linha no chão;
  • Quando a bola sai pela lateral, é cobrado o tiro lateral, em que o jogador que vai arremessar precisa estar com um dos pés na linha;
  • Em lance irregular, uma falta é cobrada no local, e o time que se defende pode montar uma barreira;
  • É possível fazer o tiro de sete metros, em que é realizada uma falta sobre o atacante, e ele tem a chance de tentar fazer o gol.

Elementos

Depois de saber as principais regras do handebol, veja alguns elementos que fazem parte desse jogo. A recepção é o conjunto de técnicas para reter a bola na partida, por exemplo. São elas: na altura do peito, alta e lateralmente, com uma das mãos, no solo e acima da cabeça.

O passe constrói o jogo de um time. Existe uma divisão para ele. Para aprender como jogar handebol, é importante saber qual é. Passe direto é rápido, preciso e para curta distância. Já o passe picado é feito apenas quando há adversários na frente. O parabólico ocorre quando a bola passa por cima dos oponentes. 

O arremesso é a tentativa de marcar um gol durante a partida, ou seja, a finalização. Quando é chamado simples, acontece nos limites de tiro livre de média a longa distância, parado ou em movimento. Nos especiais, é realizado no limite da área do gol, de curta distância.

Para fechar, há a progressão e a finta. O primeiro caso representa as técnicas utilizadas para ganhar espaço com a posse da bola. O segundo identifica os movimentos para se livrar da marcação adversária ao atravessar o campo.

Posições

Você viu que uma das regras para saber como o jogo de handebol funciona é que cada time deve ter sete jogadores em campo. Cada um deles desempenha uma função. Assim como no futebol, o goleiro defende o gol e pode ajudar nos contra-ataques.

O armador central monta as jogadas. Os meias ajudam na progressão delas. Os pontas fazem as movimentações pelas laterais da quadra. O pivô abre o espaço na defesa do adversário para tentar encontrar os melhores ângulos para o gol.

Aprender como jogar handebol ficou muito mais fácil com este guia. Depois de conferi-lo, que tal acessar a Ri Happy? Há diversos artigos esportivos para a prática de muitas modalidades. Venha conhecer e aproveitar!

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *