Aprenda como jogar Lince e divirta-se com a criançada

4 MINUTOS DE LEITURA
1702
Imagem de uma família jogando um jogo de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são superpopulares entre a criançada e os adultos. Eles podem ensinar habilidades e divertir bastante os participantes. Lince é um dos favoritos de muitas pessoas e requer agilidade. Você sabe como jogar Lince?

Para você montar uma noite divertida de jogos com a criançada, o blog Modo Brincar trouxe um guia completo com dicas sobre jogar Lince. Confira um pouco mais sobre o jogo e alguns detalhes sobre as versões dele!

Como é o jogo Lince?

Lince é um jogo que combina rapidez e raciocínio lógico. Normalmente, ele vem com as seguintes peças: tabuleiro, cartelas com fichas destacáveis, pins e saco plástico. Para entender melhor cada um, confira alguns detalhes:

  • tabuleiro: tem várias figuras espalhadas por toda a extensão, como guarda-chuva, avião e cenoura;
  • fichas: representam as mesmas imagens do tabuleiro;
  • pins: são 18 divididos em 6 cores utilizados em cada rodada no tabuleiro;
  • saco plástico: utilizado para misturar as fichas destacáveis em cada rodada.

Se quer aprender como jogar Lince, saiba que ele é indicado para crianças acima de cinco anos. Além disso, deve ser jogado por pelo menos duas pessoas, com um limite de seis (conforme o número de conjunto de cores dos pins). Em média, o jogo completo leva meia hora.

O jogo Lince é uma ótima maneira de treinar a percepção visual e a agilidade da criançada. Também é um jogo de memória porque memorizar a posição de cada figura no tabuleiro pode ajudar os pequenos a vencer as rodadas e, consequentemente, o jogo.

Depois de conhecer o que é Lince, que tal aprender qual é o objetivo do jogo? Nas rodadas, cada jogador deve encontrar as figuras designadas no tabuleiro antes dos adversários. Ganha aquele que juntar 25 fichas descartáveis primeiro. Para descobrir como é possível conquistar esses itens, veja um passo a passo do jogo.

Imagem de uma família jogando um jogo de tabuleiro

1. Distribua os pins

Aprender como jogar Lince é mais simples que parece. O primeiro passo é distribuir os pins para cada jogador. Eles têm a cor que os representa no jogo. A distribuição pode ser feita por meio de um sorteio ou apenas deixando cada participante optar pela tonalidade preferida.

2. Prepare as fichas

Em seguida, está na hora de destacar todas as fichas das cartelas e colocá-las no saco plástico. Então, distribua um número igual para cada jogador. É importante sacudir bem antes de entregar porque esse movimento será repetido em cada rodada.

3. Encontre os símbolos

Ao sinal de início da rodada, cada jogador deve encontrar as figuras das fichas. Todos fazem isso ao mesmo tempo. Vence aquele que achar todas antes dos companheiros. Quando encontrar, o participante deve colocar um pin em cima do símbolo. O vencedor recebe todas as fichas que encontrou.

4. Repita as rodadas

A partir daí, é só repetir as rodadas até um dos jogadores encontrar 25 fichas. É fundamental que todos guardem bem as que ganharam. Além disso, vale checar se as figuras das fichinhas conquistadas realmente são iguais às do tabuleiro em cada rodada. 

Conheça as variações do Lince

Viu como aprender como jogar Lince é fácil? O jogo é tão divertido que possui algumas variações interessantes. O Super Lince possui um tabuleiro com diferentes níveis de dificuldade, já que pode ser dobrado para mostrar ou esconder mais figuras. Além disso, pode ser jogado com um aplicativo de celular.

O Lince Alfabeto é outra versão bacana. Nele, as fichinhas contam com a figura e a letra inicial da palavra. Então, os participantes podem achá-las no tabuleiro por meio da imagem ou da letra. Essa é uma maneira lúdica e divertida de ensinar a criançada sobre o alfabeto.

Também há versões jogo com temática da cultura pop. As regras são basicamente as mesmas: encontrar as figuras no tabuleiro e coletar as fichas. A maior diferença é que as imagens levam os personagens. Imagine que bacana encontrar as princesas ou até o Mickey no jogo de tabuleiro de Lince.

Lince é na Ri Happy!

Você já sabe como jogar Lince, quais os benefícios desse jogo para a criançada e quais são as principais versões dele. Depois de conferir este conteúdo, que tal conhecer outros jogos de tabuleiro da Ri Happy? Há opções clássicas e modernas nas mais variadas temáticas para todas as idades e gostos.

Aproveite para ler outros conteúdos do blog Modo Brincar. Por aqui, você fica por dentro de tudo sobre o universo infantil: maternidade, infância, brinquedos, brincadeiras, cultura pop e muito mais!

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *