Conheça 6 jogos clássicos de tabuleiro para divertir a criançada

5 MINUTOS DE LEITURA
1455
Imagem de um jogo de tabuleiro com peões e dados

Jogos de tabuleiro são uma das brincadeiras mais divertidas, fazendo muito sucesso entre a criançada e os adultos. Por isso, ultrapassam gerações, sendo algo passado de pais para filhos. Porém, você sabe quais são os jogos clássicos de tabuleiro?

O blog Modo Brincar pode ajudar a responder essa pergunta. No conteúdo a seguir, você confere seis dos melhores jogos clássicos de tabuleiro para montar uma noite de diversão com a criançada!

1. Banco Imobiliário

A lista de jogos de tabuleiro começa com um dos mais famosos entre crianças e adultos: o Banco Imobiliário. Ele é indicado para pequenos com mais de oito anos e pode ser jogado por vários participantes. O principal objetivo é conquistar a maior fortuna e levar os adversários à falência.

O Banco Imobiliário é clássico, já que foi lançado no Brasil em 1944. Ao longo dos anos, evoluiu e adicionou novos detalhes que o tornaram ainda mais divertido, como uso de máquina de cartão de crédito. Além disso, existem versões temáticas, como a do Brasil e a do Mundo.

2. Xadrez

Não dá para falar de jogos clássicos de tabuleiro sem mencionar o xadrez. Ele é indicado para crianças com pelo menos seis anos, mas nada impede os mais novos de começarem a aprender alguns detalhes sobre esse jogo tão divertido.

Cada partida é realizada entre duas pessoas e as respectivas peças, que podem ser pretas ou brancas. Elas são divididas em peões, bispos, torres, cavalos, rei e rainha, sendo que cada uma tem uma função. No jogo de tabuleiro de xadrez clássico, o objetivo é conquistar o rei do adversário usando as peças.

3. Jogo da Vida

O tabuleiro do Jogo da Vida fez parte de muitas gerações. Lançado em meados dos anos 80, ele representa várias situações da vida real, sendo uma ótima maneira de ensinar os pequenos a entender melhor o que podem enfrentar quando forem adultos.

Disponível em várias versões cada vez mais modernas, esse é um dos jogos clássicos de tabuleiro indicados para crianças com mais de oito anos. Cada jogador toma decisões para levar a “vida” no jogo, tendo que arcar com as consequências. 

Imagem de pessoas jogando um jogo de tabuleiro

4. Ludo

Outro exemplo de jogos clássicos de tabuleiro é o Ludo. Com um tabuleiro dividido em quatro partes, o objetivo é percorrer a extensão com todas as peças para chegar à casa central antes dos adversários. É preciso pelo menos duas pessoas para jogá-lo, sendo que o limite é quatro.

O mais recomendado é que o Ludo seja jogado por crianças a partir de sete anos, mas é possível explicar como o jogo funciona para os mais novos. Cada participante deve escolher uma cor (normalmente, vermelho, azul, amarelo e verde) e utilizar um dado para determinar os movimentos pelo tabuleiro. Lembre-se: o peão só pode andar para frente e em sentido horário.

Existem algumas regrinhas que tornam o ludo mais divertido. Se você tirar um seis, por exemplo, pode jogar o dado novamente. Porém, se tirá-lo três vezes seguidas, perde a vez. Além disso, duas peças não podem ocupar a mesma casa. É superdivertido!

5. Detetive

Com certeza, um dos melhores jogos de tabuleiro é o Detetive. Perfeito para quem ama desvendar mistérios, ele é indicado para crianças a partir de oito anos. O objetivo é descobrir quem cometeu o crime, onde e com o que.

Detetive é um verdadeiro clássico modernizado ao longo dos anos. Hoje, é possível encontrar versões que contam com um aplicativo para complementar o jogo. Ao todo, são 8 suspeitos e objetos para cometer o crime, além de 11 espaços. Pronto para embarcar nesse mistério?

6. Dama

Para finalizar a lista com jogos clássicos de tabuleiro, há a Dama. É um jogo bem antigo e que possui um tabuleiro similar ao do xadrez, porém é jogado de maneira totalmente diferente. Cada participante ganha um punhado de peças pretas ou brancas. O objetivo é capturar todas as do adversário.

As peças movem-se apenas na diagonal, andando uma casa por vez. Não é possível colocá-las para trás, pois elas só avançam. A única peça com uma movimentação diferenciada é aquela que chega até o final do tabuleiro, atravessando todas as casas, chamada “dama”.


Agora, você já conhece seis jogos clássicos de tabuleiro para se divertir com a criançada e brincar como uma forma de aprendizado. Aproveite para conferir todas as opções da Ri Happy e montar uma noite de jogos em família e amigos.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *