Como jogar Twister: conheça esse jogo superdivertido

4 MINUTOS DE LEITURA
1817
Imagem de uma roleta de Twister

Os jogos são ótimas maneiras de testar as habilidades da criançada. Tudo é feito de maneira divertida e lúdica para os pequenos aproveitarem bastante. O Twister é um dos mais divertidos, podendo ser jogado por adultos e crianças. Porém, aprender como jogar Twister pode ser um desafio à parte. 

Para ajudar, o blog Modo Brincar explica o que é Twister, quais são as regras, o que vem nesse brinquedo e se há alguma versão diferenciada. Assim, você pode se divertir com a criançada à vontade. Confira!

O que é o jogo Twister?

Costuma-se dizer que o Twister dá um nó nos jogadores, o que reflete bem o funcionamento dele. Primeiro, é importante conhecer um pouco mais sobre o que vem nele. O tapete é o elemento principal da brincadeira. Nele, estão enfileiradas quatro colunas com seis bolas.

Cada uma das colunas tem uma cor diferente: verde, amarelo, azul e vermelho. O jogo ainda conta com uma roleta. Nela, existe uma divisão com quatro espaços: pé direito, pé esquerdo, mão direita e mão esquerda. No meio, fica uma pequena seta, girada em todas as rodadas.

O principal objetivo ao jogar Twister é se manter em pé no tapete. A cada rodada, os participantes devem colocar uma parte do corpo na cor indicada. Conforme o jogo avança, as pessoas podem se cruzar, dificultando ficar em pé.

O Twister trabalha as habilidades físicas da criançada, inclusive o equilíbrio e a força. Além disso, é uma ótima maneira de ensinar sobre as cores e o próprio corpo. Na versão chamada Twister Formas, as bolas possuem formas geométricas e fazem parte do sorteio. É uma opção divertida e educativa!

Imagem de crianças brincando com o jogo Twister

Afinal, como jogar Twister?

Para você aprender como jogar Twister, o blog Modo Brincar montou um passo a passo bem bacana. Com ele, fica mais fácil entender o funcionamento desse jogo para passar para a criançada. 

1. Monte o tapete

Para todos ficarem confortáveis no jogo Twister, é importante colocar o tapete em um ambiente com bastante espaço. Dessa forma, você também evita acidentes quando algum jogador cair durante a partida. Se estiver em um lugar aberto com vento, coloque alguns pesos na ponta do tapete para evitar que ele saia do lugar.

2. Faça o sorteio do juiz

Nesse sorteio, você precisa definir quem será o juiz da partida, aquele que ficará com a roleta e será responsável por verificar se os jogadores estão respeitando o que foi sorteado em cada rodada. É possível fazer esse sorteio on-line ou manualmente. O ideal é ter de duas a quatro pessoas participando.

3. Posicione os jogadores no tapete

Existem diferentes regras do Twister para a quantidade de jogadores. Se forem apenas dois, posicione os participantes em lados opostos do tapete, com os pés em uma bolinha azul e outra amarela. Para três, faça igual, mas coloque o terceiro ao lado da coluna vermelha, com os dois pés nas bolinhas dessa cor.

Com quatro jogadores, é só repetir esse processo e posicionar o quarto participante ao lado da coluna verde, oposta à vermelha. Ele também deve colocar os dois pés nas bolas esverdeadas. É possível dividir em dois times, mas se um cair, a equipe toda está eliminada.

4. Comece a jogar

Com todos posicionados, é hora de começar a jogar. O juiz sorteia uma combinação (por exemplo: mão direita no vermelho), e todos os jogadores devem alcançar o círculo dessa cor com a parte indicada do corpo. Nesse momento, existem algumas recomendações:

  • em partidas com dois jogadores, não é possível dividir a mesma bola. Se acontecer, o árbitro determina quem chegou primeiro nela;
  • se todas as bolas de uma coluna estiverem ocupadas, o juiz deve fazer o sorteio novamente;
  • se a parte do corpo já estiver no lugar sorteado, o jogador deve movê-la para outro círculo da mesma cor;
  • com quatro jogadores, é possível ocupar as bolas com mais de uma parte do corpo;
  • o jogador só pode levantar a mão ou o pé para o adversário chegar a uma bola, anunciando que fará o movimento.

Ganha aquele que se manter em pé no tapete. No caso dos times, só haverá a vitória se toda a equipe estiver de pé. O juiz fica de olho em qualquer movimentação dos participantes durante a partida. 

Agora, você já sabe como jogar Twister. Não deixe de garantir o seu jogo na Ri Happy. Aproveite para conferir outras brincadeiras disponíveis no site para se divertir com a criançada.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *