Quem nunca tentou descobrir como resolver um cubo mágico certamente não se deparou com um. Instigante e megadivertido, o passatempo é indicado para crianças a partir dos quatro anos e oferece inúmeros benefícios tanto para os pequenos quanto para jovens e adultos.
Originalmente denominado Cubo de Rubik, o cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional criado pelo professor de arquitetura húngaro Ernő Rubik, em 1974. Considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, o jogo é um verdadeiro clássico e está disponível em diversas versões, sendo o modelo 3x3x3 o mais comum.
Nesse caminho, para você entrar na brincadeira, preparamos este artigo com dicas sobre como resolver um cubo mágico em poucos passos. Quer descobrir? Venha com a gente e confira!
Dicas para resolver um cubo mágico
Antes de saber como resolver um cubo mágico 3×3, é importante conhecer a estrutura do brinquedo, assim como alguns conceitos básicos acerca dele. Basicamente, o cubo mágico possui seis faces: cada uma tem uma cor (azul, verde, amarelo, branco, vermelho e laranja) e está dividida em nove blocos (cubinhos) de tamanhos iguais.
Os pares de cores amarelo/branco, vermelho/laranja e azul/verde ficam em faces opostas do cubo. Os blocos centrais das faces são fixos — o que significa que, se o bloco central for de uma cor, toda aquela face (parte colorida) deverá ter tal tonalidade.
Para resolver o cubo, também utiliza-se o termo “camada”, que faz referência às colunas do brinquedo (de cima para baixo). Sabendo disso, fica mais fácil aprender como resolver um cubo mágico. Para dar uma mãozinha, trouxemos outras dicas que podem ajudar. Veja!
1. Conheça o brinquedo
Para descobrir como completar o cubo mágico, o primeiro passo é conhecer bem o brinquedo. Para isso, você pode começar a manuseá-lo sem pretensão, somente movimentando os blocos para ver como cada parte está relacionada à outra e como isso pode colaborar para a montagem.
2. Tenha paciência
A segunda dica é: tenha paciência. Para se ter ideia, até o próprio inventor do passatempo levou um tempo para montá-lo pela primeira vez — mais precisamente um mês.
Além disso, o número de combinações possíveis do cubo chega a mais 40 quintilhões, e o número mínimo de movimentos para resolvê-lo é 20. Então, não se desespere, vá devagar e sempre, uma hora vai dar certo!
3. Analista e execute
Para descobrir como resolver um cubo mágico, é necessário analisar bem os movimentos antes de executá-los. Não adianta nada somente movimentar os blocos sem saber onde vai dar.
Por isso, estude bem cada jogada, para não embaralhar e perder os avanços que já fez. Assim, você tem mais chances de vencer o desafio enquanto desenvolve diversas habilidades que vai levar por toda a vida.
4. Confira tutoriais na internet e participe de oficinas
Hoje em dia, é possível encontrar diversos tutoriais na internet sobre como resolver um cubo mágico, com fórmulas e truques que facilitam a montagem. Você pode garantir dicas com especialistas na área, vencedores de competições dentro e fora do Brasil.
Fora isso, há oficinas sobre o cubo mágico, ensinando na prática como resolver esse desafio. Inclusive, a própria Associação Brasileira de Cubo Mágico possui uma programação de eventos voltados para entusiastas do esporte, e você pode acompanhar tudo diretamente no site da instituição.
Benefícios do cubo mágico no desenvolvimento infantil
Agora que você já conferiu nossas dicas, que tal descobrir os principais benefícios do cubo mágico para o desenvolvimento infantil? Venha com a gente e fique por dentro das vantagens!
Aprimora a coordenação motora fina
Para mover os blocos do cubo mágico, a criança utiliza os pequenos músculos localizados nas mãos, mais precisamente nos dedos. Isso ajuda a aprimorar a coordenação motora fina, o que será muito vantajoso na fase escolar, principalmente no momento de escrever com o lápis.
Contribui para memória e retenção de informações
Para resolver um cubo mágico, a criança precisa memorizar os movimentos para realocar cada cor no lugar. Essa ação ajuda a ativar a memória e contribui para a capacidade de retenção de informações, mantendo o cérebro ativo.
Estimula a criatividade
Oferecendo diversas possibilidades de resolução, o cubo mágico também estimula a criatividade, tanto nas crianças quanto nos adultos. Afinal, é possível transitar por diferentes caminhos até completar o desafio.
Favorece a aprendizagem
O uso do cubo mágico na educação infantil faz as crianças utilizarem habilidades como leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico. Isso favorece a aprendizagem como um todo e garante aos pequenos noções que eles vão levar para toda a vida.
Ative seu #ModoBrincar e divirta-se!
E aí, gostou do conteúdo e não vê a hora de aprender a resolver um cubo mágico? Não perca tempo! Desfrute das nossas dicas e entre na brincadeira. Se quiser, ative também seu #ModoBrincar e explore todas as novidades aqui no blog! Aproveite.