Como ser goleiro: dicas para quem quer praticar!

5 MINUTOS DE LEITURA
1305
criança defendendo o gol.

Fazer parte da base defensiva de uma equipe é uma tarefa que necessita de preparo e disciplina. Para quem quer saber como ser goleiro, é importante ter em mente que a posição exige algumas habilidades além do domínio da bola, como agilidade, flexibilidade e autoconfiança. 

A função do goleiro é impedir que a bola entre no gol, dando continuação à partida, lançado-a para fora da área ou tirando-a da zona de defesa. O atleta também pode ajudar orientando os demais jogadores, tendo uma visão privilegiada da movimentação em campo. 

A equipe do #ModoBrincar preparou este artigo exclusivo com oito dicas para quem quer aprender como ser goleiro. Achou interessante? Continue a leitura e confira! 

1- Busque orientação

A primeira dica para quem quer descobrir como ser goleiro é buscar orientação. Conversar com outros jogadores da mesma posição pode ser excelente para começar a aprender.

Use a experiência dos demais para compreender quais habilidades treinar e em qual frequência estimulá-las. Você pode optar por aulas com técnicos e professores especializados, que mostram o melhor caminho para aprimorar seu talento. 

2- Estimule sua concentração

A concentração é um dos principais poderes de um goleiro. Afinal, durante uma partida, um piscar de olhos pode ser decisivo e mudar todo o jogo em poucos minutos. 

Manter-se atento, com os olhos na bola e nos outros jogadores, ajuda a antecipar movimentos e facilita a defesa durante o ataque adversário. Para isso, estimule sua concentração, tente focar no presente e, quando estiver em campo, deixe as distrações do lado de fora. 

3-  Fortaleça a musculatura

Quem deseja aprender como ser o melhor goleiro precisa manter a musculatura fortalecida. Isso porque, diferente dos outros jogadores, esse atleta precisa fazer esforços explosivos ao longo da partida, o que pede força e estabilidade. 

Vale investir em treinos para garantir mais firmeza na defesa e diminuir os riscos de lesões. Entre os exercícios mais indicados para isso, estão: abdominais, flexões de braço, prancha, levantamento de peso, barra e agachamento.

Menino defendendo o gol.

 

4- Atente-se ao posicionamento

Garantir que o corpo esteja bem posicionado, na reta da bola, é um dos passos mais importantes para quem quer aprender como ser goleiro. Isso garante que o time adversário tenha dificuldades para pontuar, já que o atleta está sempre em direção à bola.

Uma dica para isso é treinar posições de defesa. Quando você estiver esperando um chute, flexione as duas pernas e toque o solo com joelho, de modo que não fique um vão entre elas, impedindo que a bola entre por debaixo. 

Outra sugestão é manter as mãos sempre firmes para agarrar, espalmar ou socar a bola para fora. Além disso, em cenários adversos, como gramado molhado, a dica é projetar-se sobre a bola, usando todo o corpo para segurá-la, já que ela pode ficar escorregadia. 

5- Treine saltos

Um treino de goleiro necessariamente inclui praticar saltos. Afinal, essa movimentação é decisiva na hora de proteger o gol. Garantir que ela seja bem executada dá mais chances de um contra-ataque de sucesso e da vitória do time. 

Você pode fazer marcações e treinar saltando de um lado para o outro, exaustivamente, embaixo do travessão. Se quiser, eleve o nível colocando pesos no tornozelo e pedindo para um jogador arremessar ou chutar a bola nos cantos. Assim, você estimula a habilidade e ainda estuda o tempo que leva em todo o processo para melhorar a performance durante a partida. 

6- Acerte o tempo da bola

Em uma partida, poucos minutos podem ser decisivos para mudar completamente o jogo. Por isso, quem quer descobrir como ser goleiro profissional deve aprender a acertar o tempo da bola, acompanhando-a em cada movimentação do time adversário. 

Para isso, estude os movimentos dos jogadores ao longo da partida, compreendendo os estímulos e as técnicas. Quando eles forem arremessar ou chutar a bola para o gol, você saberá o momento certo para ir em direção e agarrá-la, sem pular antes do tempo e dar a oportunidade perfeita para os competidores do outro time. 

7- Pratique habilidades com os pés

Se você quer aprender como ser um bom goleiro, praticar algumas habilidades com os pés pode ser um grande diferencial. Por ser o último jogador da defesa, o atleta é capaz de criar jogadas com lançamentos ou aliviar a pressão dos demais, tendo um bom controle de bola. 

Justamente por isso, dedicar um tempo para treinar as habilidades com os pés pode ajudar muito em campo e ser uma atitude decisiva em partidas mais exigentes. Esses exercícios incluem passes, caminhadas com a bola, entre outros. 

8- Estude outros goleiros

Uma dica valiosa para quem quer descobrir como ser goleiro é estudar atletas na mesma posição. O Brasil tem grandes nomes do esporte que atuam no gol, como Cláudio Taffarel, Gylmar dos Santos Neves, Dida, Rogério Ceni e Marcos Roberto.

Você pode analisar algumas partidas com esses astros, atentando-se aos movimentos e às jogadas. A partir daí, é só tentar colocá-los em prática, adequando-os ao seu estilo de jogo. 

#ModoBrincar: as melhores dicas para você!

Com tantas dicas, fica fácil descobrir como ser goleiro! Na Ri Happy, você encontra vários artigos esportivos para colocar suas habilidades em prática, como bolas, chuteiras, caneleiras, traves, luvas e muito mais. Confira e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *