Os instrumentos musicais são grandes aliados do desenvolvimento, estimulando diversas habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais. Aprender como tocar gaita é uma excelente alternativa para quem deseja uma opção nem tão fácil, nem tão difícil.
Também chamado de harmônica ou gaita de boca, esse instrumento de sopro é bastante comum na música popular brasileira. Considerada um aerofone, a estrutura possui um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou aspira, o que faz as palhetas de lâminas de metal, fixadas em uma ranhura com a passagem do ar, vibrarem, produzindo som.
Para você descobrir como tocar gaita, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo exclusivo com dicas práticas para iniciantes. Continue a leitura e confira!
Escolha a gaita
A primeira dica para quem deseja aprender a tocar gaita é escolher um modelo para começar. Existem diferentes tipos de gaita disponíveis no mercado. Abaixo, veja a classificação.
Diatônica
A gaita diatônica é vendida por tons definidos pelas notas musicais (gaita em Sol, gaita em Mi, e assim por diante). Ela já possui uma escala pronta, reproduzindo apenas um tom, por exemplo: a gaita diatônica em C (Dó) possui escala C D E F G A B C, ou seja, Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó.
Cromática
A gaita cromática é vendida em Dó maior, mas pode produzir qualquer outro tom, já que a estrutura apresenta uma chave lateral capaz de modificá-lo.
Para os iniciantes, o ideal é optar por uma gaita diatônica, que já possui uma escala pronta e não exige um conhecimento aprofundado em teoria musical. Além disso, ao começar por ela, é mais fácil compreender o instrumento, o que facilita a transição para uma gaita cromática.
Aprenda a segurar a gaita
O segundo passo para descobrir como tocar gaita é aprender a segurar o instrumento. Basicamente, você usa a mão esquerda para firmá-lo, já que a direita servirá para reproduzir os sons.
Comece colocando seu polegar esquerdo na parte debaixo do instrumento e os demais na parte de cima, posicionando a mão de lado, sem tampar os furos. Depois, use a mão direita para tampar a parte de trás da gaita, posicionando os dedos direitos sobre os respectivos da mão esquerda.
Dessa forma, você cria uma espécie de concha acústica. A posição deve conferir uma vedação razoável do instrumento e proporcionar conforto ao instrumentista — a recomendação é ir ajustando até se sentir à vontade.
Explore o instrumento
Explorar o instrumento também é um bom caminho para aprender como tocar gaita. Conheça todas as partes do objeto e assopre todos os buracos para saber qual som cada um reproduz. Dessa forma, você fica mais familiarizado e não terá grandes dificuldades para manuseá-lo ao tocar uma música.
Conheça os tipos de embocadura
Após conhecer as particularidades do instrumento, é hora de saber como posicionar a boca. Essa prática é conhecida como embocadura. Existem diferentes tipos para experimentar. Veja os principais!
De bico
A embocadura de bico é a mais usada e indicada para iniciantes. A ideia é cobrir apenas um buraco do instrumento com a boca, usando os lábios para sobrepor as placas de cima e de baixo. É importante ter em mente que os lábios devem envolver o bocal, enquanto o bico fica bem alinhado ao orifício, para sair apenas uma nota.
Língua em U
A embocadura com língua em U é um pouco complexa e consiste em usar os lábios para cobrir aproximadamente três orifícios. Com a língua em forma de U, a ideia é bloquear os orifícios laterais da gaita, de modo que a ponta da língua fique posicionada abaixo do orifício a ser tocado. A capacidade de dobrar a língua é uma característica genética, por isso, nem todas as pessoas conseguem fazer.
Vamping
Também conhecido como bloqueio de língua, o vamping é um tipo de embocadura que exige usar os lábios para cobrir três orifícios e a língua para cobrir dois. A intenção é deixar um dos orifícios livres nas extremidades da boca (direita ou esquerda) para o ar passar e reproduzir o som. Esse método trabalha as articulações percussivas com a língua.
Busque por orientação
Aprender um novo instrumento requer bastante atenção e disciplina. Buscar por orientação é um ótimo caminho para se aprofundar na prática por meio de aulas, cursos e tutoriais on-line. Você pode encontrar diferentes materiais e optar pelo melhor método para aprimorar suas habilidades com a gaita.
Treine e tenha paciência
Depois de aprender o básico e se aprofundar por meio de orientações, a dica é treinar e ter paciência. Saber como tocar gaita, assim como qualquer instrumento musical, leva tempo, por isso, não se cobre tanto. Divirta-se o máximo possível e comemore cada passo!
#ModoBrincar: as melhores dicas para você!
Gostou do conteúdo? No #ModoBrincar, você confere inúmeras dicas sobre instrumentos, brinquedos, brincadeiras e diversão. Navegue pelo site e divirta-se com artigos exclusivos para toda a família!