Confira 6 dicas para manter a segurança das crianças na internet

Imagem de duas crianças observando a tela de um tablet
Dois irmãos brincam com um tablet no chão da sala

As tecnologias se tornaram grandes aliadas na rotina de todos, principalmente durante a pandemia, quando tudo ocorria de maneira virtual. Para os pequenos, os ambientes da web podem impressionar, por isso é importante saber como manter a segurança das crianças na internet.

Então, como proteger as crianças na internet? Quais medidas podem ser tomadas para garantir que os pequenos não estejam expostos a conteúdos impróprios? É isso que você vai conferir no conteúdo que preparamos. Por aqui, trouxemos seis dicas para controlar a presença virtual na vida da criançada.

1. Mantenha um diálogo aberto

O ato de dialogar é sempre uma ótima opção para lidar com as crianças. Além de ajudá-los a entender o ponto de vista dos adultos, é uma maneira de ensiná-los a expor os próprios sentimentos e pensamentos relacionados a qualquer assunto, principalmente algo tão sério como o uso da internet

Por isso, nessa conversa, explique que a internet possui pontos positivos e negativos, com pessoas com más intenções relacionadas aos pequenos. Faça as crianças entenderem que, caso notem algo estranho no ambiente virtual, os adultos devem ser informados para tomar medidas cabíveis.

Além disso, para garantir a segurança das crianças na internet, é importante explicar os riscos de compartilhar fotos e dados pessoais na web. Assim, os pequenos percebem que os adultos na própria vida são figuras amigas e confiáveis em casos de problemas virtuais.

2. Estabeleça limites

Outro ponto importante é estabelecer limites quanto ao uso da internet. Essa atitude é essencial para a rotina diária dos pequenos, que deve ser seguida para entenderem as próprias responsabilidades. Então, crie um momento específico do dia para eles se divertirem no mundo virtual.

Montando essa rotina diária, entenda quais são os sites e as redes sociais que os pequenos mais acessam. Afinal, para manter a segurança de crianças na internet, é preciso saber o que elas veem dentro do ambiente virtual. Sabendo disso, estabeleça o período em que o pequeno pode utilizar computadores, celulares, tablets, entre outros.

A rotina diária deve estar bem clara para as crianças, de modo que eles entendam que existe o momento de usar a internet para estudar e outro para se divertir. Da mesma forma, há o tempo de ficar com a família e os amigos, longe do ambiente virtual.

3. Crie o hábito de navegar com eles pela Internet

Muito se fala sobre os perigos de crianças na internet, mas você sabia que monitorar as atividades dos pequenos online é uma maneira de mantê-los seguros? Isso porque esse acompanhamento garante que você esteja sempre perto das crianças enquanto navegam e saiba o que estão vendo no mundo virtual.

Uma boa dica para aplicar essa medida de segurança das crianças na internet é deixar os dispositivos em ambientes comuns, como na sala e na cozinha. No quarto, por exemplo, é mais difícil verificar em quais sites e redes sociais os pequenos estão entrando.

Se a criança já está nas redes sociais, mantenha sua presença online como amigo ou seguidor. Dessa forma, você fica como um espectador e visualiza o que a criançada posta, o tipo de conteúdo que consome em cada fase e até mesmo os contatos dela nesse ambiente.

Imagem de um adulto e uma criança observando a tela de um celular

4. Conte com uma ferramenta de controle parental

Para quem está protegendo as crianças na internet, as ferramentas de controle parental são ótimas aliadas, certo? Elas impedem o acesso a certos sites, como os proibidos para menores de idade, e permitem que a navegação seja monitorada.

Se escolher utilizá-las, é importante explicar aos pequenos a razão dessa medida. Nesse caso, mais uma vez, entra o diálogo aberto para fazê-los entender que existem alguns perigos para crianças na internet. Assim, não sentirão que é uma invasão de privacidade ou uma falta de confiança.

Na hora de escolher essa plataforma, pesquise o que cada uma tem a oferecer, considerando o que você sabe que a criança acessa na internet. Além disso, levante dados sobre sites e redes sociais que possam ser nocivos para a criançada. 

5. Ative a busca segura e um antivírus

Já ouviu falar na busca segura? Essa ferramenta permite que os adultos limitem o tipo de conteúdo que aparece para os pequenos na hora de pesquisar algum termo na internet. É só definir o que é inadequado para a criançada e aplicar tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

O antivírus traz bastante segurança para as crianças na internet, porque garante que conteúdos inapropriados não invadam o computador ou o dispositivo móvel por meio de vírus. Além de proteger os pequenos, isso vai manter seus dados muito mais seguros.

6. Observe o comportamento dos pequenos

Para manter as crianças seguras na internet, todo cuidado é pouco. Por isso, é fundamental observar mudanças no comportamento dos pequenos, mesmo quando estão offline. Muitas vezes, o que eles observam no mundo virtual pode influenciar atitudes e personalidade.

Mais uma vez, para evitar a exposição das crianças na internet, é importante que você dialogue com eles, caso note alguma mudança. Limite também o tempo no ambiente virtual, se tiver conhecimento do contato com algum conteúdo nocivo. São pequenas atitudes que podem tornar o uso da web mais seguro.

Gostou do nosso conteúdo? Por aqui, você encontra várias informações sobre o universo infantil. Confira os benefícios da leitura para a criançada e insira esse hábito na rotina deles.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!