Educação dos filhos: a importância da presença e carinho das mães

Imagem de uma mulher e duas crianças olhando a página de um livro
Mãe ajuda filhos com a lição de casa

Não é nenhum segredo que uma relação pautada no afeto e no respeito é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos. Ainda que os adultos tenham uma rotina corrida e cheia de responsabilidades, separar um tempo só para a criançada contribui para a educação dos filhos, principalmente na conexão materna.

Então, como se envolver na educação dos filhos? Qual é a importância desse comportamento materno para o desenvolvimento dos pequenos? É isso que você vai conferir nesse conteúdo que preparamos. Por aqui, trouxemos informações sobre essa participação e dicas para concretizá-la na rotina.

Aprendizado: um desafio para as mães e crianças 

O aprendizado é um momento muito importante e desafiador na criação dos filhos. Seja na alfabetização, seja na primeira infância ou na descoberta de conhecimentos com maior nível de complexidade, aprender tira a criançada da zona de conforto, o que pode ser difícil para toda a família.

Por isso, as crianças precisam ver que os adultos são um ponto de conforto nessa nova rotina, em que podem se apoiar nos instantes de angústia. Com certeza, isso deixará o processo mais leve. Levar essa fase com serenidade, compreensão, afeto e paciência é a chave para o sucesso na educação dos filhos.

O mais incrível disso é que as mamães podem acompanhar todas as conquistas dos pequenos, celebrando junto a eles esse momento de vitória. Porém, lembre-se de que a educação dos filhos vai muito além de livros e cálculos. As habilidades comportamentais e cognitivas demonstram que a criança está avançando no desenvolvimento.

Qual é a importância do carinho e da presença das mães na educação dos filhos?

Com uma rotina corrida, é comum vermos mulheres educando os filhos e conciliando esse momento com trabalho e outras responsabilidades. A infância passa rapidamente, por isso é importante priorizar essa presença na vida das crianças, principalmente pensando no desenvolvimento delas.

Essa presença e esse carinho são determinantes para o crescimento e o aprendizado dos pequenos. Além disso, eles fazem parte da parentalidade consciente, que nada mais é que exercer o papel de cuidador dos pequenos, acompanhando todas as fases, anseios, desejos e temores.

Imagem de uma criança desenhando em uma folha

Confira 5 dicas para passar mais tempo de qualidade com a criançada

Pensando nos últimos três anos, a sociedade enfrentou diversas mudanças por conta da pandemia. Com ela, o convívio em família mudou, assim como a rotina diária das crianças. Além disso, os momentos dedicados à educação dos filhos se tornaram ainda mais importantes para os pais e os pequenos.

Com esse ponto em mente, trouxemos uma lista com cinco dicas para passar um tempo de qualidade com os pequenos. São pequenos ajustes na rotina que podem ajudar quem está educando filhos emocionalmente inteligentes e felizes. Saiba mais:

1. Nada de eletrônicos

Se tem algo que se tornou uma presença constante na rotina de todos, são os eletrônicos. Eles são utilizados para estudo, diversão, trabalho e outras atividades no dia a dia. Por isso, ao passar um tempo com os pequenos, é importante remover qualquer coisa que possa tirar o foco do principal: a criança.

Essa atitude ajuda a criar um vínculo de confiança entre os pais e os pequenos. Além disso, ela faz a criançada entender que existe um momento para conversar, outro para se divertir online e outro para comer, e esse ensinamento é muito útil para quem está educando. Crianças sem limites podem ficar relutantes em relação a largar os eletrônicos e se fechar para as conversas.

2. Faça refeições em família

O momento das refeições em família pode ser uma ótima oportunidade para conversar com as crianças. Para isso, deixe que o assunto flua, sem pressionar os pequenos a falar ou expor algum sentimento. Nem sempre todos vão estar com o melhor humor ou disposição, por isso compreender essas diferenças é parte da educação dos filhos.

Para escolher o momento das refeições, é importante observar a dinâmica e entender qual será o melhor horário para essa reunião. Contudo, lembre-se de que a rotina diária infantil não é um roteiro fechado, e essa liberdade deixa o tempo em família mais espontâneo.

3. Ajude a criançada nas tarefas da escola

Nos últimos três anos, a rotina dos pequenos mudou muito. Primeiro, tiveram aulas online e, agora, o retorno ao presencial se tornou um desafio por conta de sentimentos de ansiedade de separação e medo desse novo ambiente. Por isso, separar um tempo para acompanhar as tarefas escolares é essencial para educação dos filhos.

Esse momento faz a criança ver a figura materna como um porto seguro para dúvidas e anseios relacionados à escola. Entretanto, é importante que você, adulta, não se cobre tanto para saber, em detalhes, sobre tudo o que as crianças estão aprendendo. É normal que tenhamos questionamentos também.

4. Separe um tempo para brincar

Quando pensamos nas memórias da infância, sempre nos lembramos daqueles momentos de brincadeira em família, certo? Esse tempo de diversão fica marcado na cabeça dos pequenos e se torna parte essencial da educação dos filhos. Por isso, separe um período da rotina apenas para fazer atividades divertidas.

Os jogos e brinquedos podem se tornar ótimos aliados na educação dos filhos, ajudando no desenvolvimento cognitivo e emocional. As brincadeiras também são uma boa maneira de ensinar lições valiosas para os pequenos, além, é claro, de divertir a todos.

5. Crie pequenos projetos

Considerando os gostos e as personalidades de todos na família, crie pequenos projetos para inserir na rotina dos pequenos. Fazer o vestido para uma boneca, montar uma cabana para assistir filmes ou até reformar um cômodo da casa podem contribuir muito para educação dos filhos.

Deixar a família feliz não é seguir um roteiro único nem deixar todas as atribuições para as figuras maternas. A educação dos filhos parte de atitudes de todas as pessoas da casa, por isso é importante estar sempre presente para o desenvolvimento dos pequenos.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir outros conteúdos do blog. Por aqui, você vai entender tudo sobre o universo infantil, além de encontrar dicas de brinquedos, brincadeiras e presentes.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...