Conheça os principais cuidados com recém-nascido

6 MINUTOS DE LEITURA
1258
cuidados com recem nascido

A chegada de um bebê traz muitas adaptações para a rotina dos adultos. Afinal, o novo membro da família precisa de muita atenção e carinho de toda a rede de apoio, especialmente nos primeiros dias de vida. Você sabe quais são os principais cuidados com recém-nascido?

Para ajudar, o blog Modo Brincar conversou com a Dra. Fernanda Monteiro Colete, especialista em desenvolvimento infantil, autora do livro Super Gênios e terapeuta ocupacional. Ela compartilha vários conteúdos sobre desenvolvimento infantil no Instagram (@drafermonteiro). Pronto para saber como cuidar de um bebê recém-nascido?

1. Crie uma rotina

Se a rotina é importante para os adultos, imagine para a criançada. Por meio dela, os novos papais se organizam e entendem qual é o melhor jeito de cuidar do novo membro da família no dia a dia. “O processo de organização do dia a dia é realizado com o bebê em casa, mas é muito importante que seja estabelecido para trazer tranquilidade e bem-estar”, diz a especialista. 

Essa organização é positiva para o recém-nascido. “Estabelecer uma rotina para o bebê desde o início, incluindo horários regulares para mamadas, sonecas, banhos e brincadeiras, é fundamental para o desenvolvimento e a garantia de maior tranquilidade para toda a família”, completa Dra. Fernanda.

Tenha em mente que a rotina pode sofrer alterações. Afinal, na maioria dos casos, nenhum dia é igual ao outro. A Dra. Fernanda destaca: “lembre-se de que o cotidiano do bebê pode mudar e evoluir conforme ele cresce, então seja flexível e esteja disposto a fazer ajustes quando for necessário”. 

2. Fique atento ao ambiente

Um dos principais cuidados com recém-nascido é adequar os ambientes à chegada dele, especialmente aqueles espaços onde ele será amamentado e irá dormir. Leve em consideração que a criança estava no útero, um lugar de paz e silêncio. Agora, terá que se acostumar com todos os estímulos vindos do mundo externo.

“Crie um ambiente tranquilo para o sono: certifique-se de que o quarto do bebê seja silencioso, escuro e confortável para ajudar a garantir boas noites. Durante o dia, o local pode ter uma pequena claridade para o bebê diferenciar a noite”, aconselha Dra. Fernanda. 

Essa mudança engloba vários aspectos, inclusive a temperatura do espaço. “A adequação do clima deve ser coerente ao tipo de roupa que o bebê usa para não o deixar desconfortável”, diz a especialista. Lembre-se que o silêncio ajuda a facilitar a adaptação.

3. Mantenha visitas regulares ao pediatra

Um dos primeiros cuidados com recém-nascido pelo resto da infância é o acompanhamento médico. Por meio dele, é possível perceber sinais de doenças ou transtornos, assim como receber métodos para ensino, introdução alimentar, etc.

No caso do RN, a presença médica é ainda mais importante. Afinal, o pequeno ainda está se desenvolvendo. Com a ajuda do profissional, é possível entender a melhor forma de amamentar, as vacinas essenciais para cada fase, a necessidade de realizar exames posturais, entre outras questões.

Também é importante que os papais fiquem de olho em possíveis alterações no bebê. Se algo parece incomodá-lo por um longo período, é fundamental visitar o médico. “Esteja sempre atento quando algo estiver interferindo de maneira negativa para evitar estresse desnecessário”, ressalta a especialista. 

cuidados com recem nascido

4. Tenha cuidado com a higiene do pequeno

Cuidar do bebê é estar sempre atento à higiene. Isso pode englobar diversos aspectos: banho, troca de fraldas e até cordão umbilical. Por isso, é fundamental que os momentos de higienização sejam constantes na rotina. 

Aprender como dar banho em recém-nascido não é nenhum mistério, mas você deve tomar cuidado com áreas mais sensíveis, como olho e ouvido. Veja a temperatura da água e seque bem o neném. Nas trocas de fraldas, fique atento à rotina, fazendo a substituição quando houver necessidade.

No caso do umbigo de recém-nascido, existem alguns cuidados específicos. O cordão, que ficava conectado a ele, é cortado no nascimento. Porém, é possível que reste algum resquício, que cai alguns dias depois. É importante higienizar a região seguindo as orientações do pediatra.

Outro cuidado importante é a higiene nasal. Durante os primeiros meses de vida, a respiração do bebê é feita exclusivamente pelo nariz, portanto, a região deve estar sempre bem limpinha. A lavagem nasal em recém-nascido não é recomendada. Ela deve ser feita somente após os primeiros 30 dias de vida do neném.

5. Entenda as dores e os desconfortos 

O organismo dos recém-nascidos ainda está se acostumando com o mundo fora do útero, por esse motivo, eles costumam sentir algumas dores e desconfortos bastante comuns, como cólicas e soluços.

Existem algumas técnicas que ensinam como parar o soluço de recém-nascido. Você pode colocá-lo para mamar quando a crise começa, fazê-lo arrotar mais vezes durante o dia e esfregar as costinhas quando ele estiver soluçando.

A cólica em recém-nascido também preocupa os pais, principalmente os de primeira viagem. Desde o nascimento até o terceiro mês, elas são bastante frequentes. Para aliviá-las, você pode fazer massagens, exercícios com as perninhas e utilizar compressas quentes. Caso elas sejam muito frequentes, converse com o pediatra.

6. Aproveite os momentos

A Dra. Fernanda aconselha: “aproveite cada momento com seu bebê e não se preocupe tanto com a perfeição. Lembre-se de que cada criança é única. Todas precisam se adaptar e têm necessidades específicas, mas cada fase passa rapidamente”.

Sendo assim, tenha em mente que nenhuma rotina é 100% perfeita e imprevistos podem acontecer. Nesse sentido, é importante contar com uma rede de apoio, que auxilia nos cuidados com recém-nascido, aconselha e até escuta quando você precisa desabafar. 

Depois de conhecer os principais cuidados com recém-nascido, que tal conferir outros conteúdos do blog Modo Brincar? Há tudo sobre o universo infantil, incluindo uma seção exclusiva para maternidade. Acesse!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *