Ecologia para crianças: saiba o que é e como colocar em prática

5 MINUTOS DE LEITURA
7159

Ensinar ecologia para crianças envolve educá-las desde cedo sobre a importância dos impactos ambientais, um dos assuntos mais importantes da atualidade.

Você sabe o que é ecologia e como ela pode impactar as próximas gerações? Neste conteúdo, a equipe do blog Modo Brincar explica o tema e dá dicas de como ensiná-lo aos pequenos. Acompanhe!

O que é e qual é a importância da ecologia para crianças?

A ecologia para crianças é uma abordagem educacional que faz parte da biologia. Ela ensina os princípios fundamentais sobre o meio ambiente, os seres vivos e a importância de preservar a natureza para as futuras gerações. 

Mediante os desafios ambientais, como as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, a alfabetização ecológica é essencial. Ela ajuda os pequenos a compreender os ecossistemas para se conscientizarem. 

A partir disso, eles entendem como a ação do homem pode afetar a natureza e prejudicar o planeta. Além disso, começam a adotar ações que colaboram efetivamente para preservar o meio ambiente. 

Como ensinar ecologia às crianças?

Apesar de as crianças entenderem a importância da ecologia, nem sempre é fácil ensiná-las a como ter hábitos conscientes no dia a dia. Pensando nisso, a equipe do blog Modo Brincar separou algumas dicas para ajudar nesse processo. Veja!

Pratique a reciclagem

O primeiro passo é explicar para as crianças que a maioria das embalagens é fabricada com materiais que demoram para se decompor na natureza. Algumas ainda possuem componentes tóxicos, que afetam o meio ambiente. 

Nesse sentido, oriente-as sobre a reutilização desses materiais, sobretudo o plástico, que serve para criar novos objetos. Estimule-as a separar esses itens para o centro de reciclagem. 

Ensine sobre coleta seletiva 

Para tornar uma criança ecológica, explique sobre a coleta seletiva, que evita a contaminação do solo e reaproveita os materiais. Os elementos possuem composições diferentes, então é preciso separá-los adequadamente.

Oriente a criança a separar lixo orgânico, plástico, vidro, metal e papel. Uma dica é ter uma lixeira específica para cada material. Se não for possível, coloque-os em sacos diferentes e nomeie cada um com etiquetas.

Economia de água

A ecologia e a sustentabilidade andam juntas. É importante que as crianças saibam a importância de economizar água, um recurso natural cada vez mais escasso. 

Você pode orientar os pequenos a escovar os dentes com a torneira fechada e só abri-la quando for necessário. Além disso, vale controlar o tempo no chuveiro para não desperdiçar água.

Invista em brinquedos sustentáveis

Presentear com brinquedos sustentáveis é uma forma de ensinar sobre ecologia para crianças. Alguns itens de madeira são feitos com matéria-prima de reflorestamento. Esse material é renovável e ajuda a reduzir os impactos ambientais.

Além disso, os brinquedos de madeira são duráveis, o que diminui a rotatividade e o descarte na natureza. Outro benefício é que existem opções educativas, que ensinam de forma divertida sobre diversos temas.

Estimule atividades na terra

Estimular atividades na terra é uma forma prazerosa de fazer as crianças terem interesse pela natureza. Isso também ajuda a desenvolver o sistema sensorial infantil e a criatividade.

Outra vantagem é que o contato com a terra fortalece a imunidade a partir da criação de anticorpos para defender o organismo de vírus e bactérias. Então, que tal ensinar as crianças a plantarem? Essa atividade é terapêutica e colabora para o bem-estar mental. 

ecologia para criancas interna

Benefícios de ensinar sobre ecologia para crianças

A ecologia para crianças ensina como desenvolver hábitos, habilidades e responsabilidades com o futuro do planeta, formando adultos instruídos e conscientes. Veja outros benefícios.

Alimentação saudável 

Estimular as crianças a ter uma alimentação equilibrada desde pequenas é essencial para elas manterem hábitos saudáveis na vida adulta. Consumir alimentos naturais, por exemplo, ajuda a reduzir o descarte de lixo na natureza. Afinal, os resíduos de frutas, verduras e legumes tornam-se adubo orgânico após a decomposição.

Criatividade 

Nada melhor que combinar a criatividade com atividades que ensinam sobre ecologia e sustentabilidade. As crianças podem criar brinquedos de papelão e outros materiais para colocar a reciclagem em prática.

Respeito pela natureza

Por meio da ecologia, as crianças aprendem a respeitar a natureza e os seres vivos que habitam o planeta. Assim, elas valorizam e se preocupam com o bem-estar dos animais e das plantas.

Responsabilidade socioambiental

Ao ensinar sobre ecologia e meio ambiente, é preciso falar sobre responsabilidade socioambiental. Isso significa que a criança deve aprender a praticar o consumo consciente, evitar o desperdício e conversar com os amigos sobre o tema.

Fique por dentro das novidades no blog Modo Brincar 

O consumo infantil exagerado afeta o meio ambiente e o desenvolvimento saudável das crianças. Aproveite as dicas sobre ecologia para crianças!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *