4 jogos com baralho para se divertir!

6 MINUTOS DE LEITURA
1700
pessoa segurando cartas durante um dos jogos com baralho

Pensando em aproveitar um tempo junto da família e dos amigos, mas não tem ideia do que fazer para fugir do tédio e entretê-los? Que tal apostar nos bons e velhos jogos com baralho

Idealizados há muitos anos, os jogos de baralho fazem parte do imaginário popular e prometem muita diversão. Com diferentes regras e níveis de complexidades, os passatempos podem trazer benefícios para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estimulando habilidades como raciocínio lógico, concentração e agilidade. 

Para você não ter dúvidas na hora de escolher, continue a leitura deste artigo com quatro jogos com baralho superempolgantes para se divertir onde e quando quiser. Fique por dentro dos detalhes! 

Pife

Considerado um dos jogos com baralho mais famosos do mundo, o pife pode contar a participação de dois a oito jogadores. Para brincar, é preciso ter em mãos dois baralhos convencionais sem os curingas, embaralhados para a distribuição de nove cartas por pessoa. 

No jogo, o principal objetivo dos participantes é formar três trincas (três cartas do mesmo valor e naipes diferentes) ou sequências (três cartas na sequência do Ás ao Rei com o mesmo naipe). Quem conseguir juntá-las primeiro pode bater e vencer a partida. 

Como jogar?

Para começar a jogar, um dos participantes é o responsável por embaralhar as cartas, dando o maço (de cartas) ao jogador ao lado esquerdo para cortar. Elas são entregues aos demais na roda no sentido anti-horário. As que sobram, ficam no centro da mesa, como um monte, com uma delas para cima.

A carta em sequência do vira, com o mesmo naipe, é o curinga. Ela pode ser usada para substituir qualquer uma das cartas da trinca ou da sequência dos participantes. Quando todos receberem as cartas, o jogador ao lado direto de quem as distribuiu começa, comprando uma carta do monte e descartando outra. 

O jogo deve seguir em sentido horário. Os participantes podem comprar tanto as cartas do monte quanto do descarte. Na hora de bater, os jogadores devem falar “bati” e colocar as cartas na mesa. É possível furar a vez, batendo sobre a carta descartada mesmo que não seja a vez do jogador. Caso seja um equívoco, a pessoa não pode mais fazer isso. 

21

Também conhecido como blackjack, o jogo 21 é uma ótima opção para quem gosta de se divertir com baralhos. O passatempo pode ser praticado a partir de 3 até 8 jogadores, sendo necessário o uso de 1 ou 2 baralhos convencionais sem os curingas. 

No jogo, o objetivo dos participantes é somar 21 pontos com as cartas, sendo que o A vale 1 e as figuras valem 10. Ganha quem chegar primeiro ao número ou o mais próximo dele (caso os demais percam).

Como jogar?

Diferente de outros jogos com baralho, no 21, um dos jogadores é o dealer, responsável por dar as cartas aos demais. Ele deve começar o jogo embaralhando as cartas, entregando duas para cada jogador e posicionando-as na mesa viradas para cima. 

Feito isso, os participantes podem tirar na sorte quem começa. Ao longo da partida, os jogadores são questionados pelo dealer se desejam ou não mais cartas. Quem passar de 21 pontos perde. 

pessoa distribuindo cartas durante um dos jogos com baralho

Paciência

O jogo paciência é uma ótima opção de passatempo para quem quer se divertir sozinho com as cartas de baralho. Para brincar, é necessário somente um baralho convencional e muita paciência. 

O objetivo do jogo é completar 4 colunas com uma sequência de cartas do mesmo naipe, indo do Ás ao Rei. A ideia é usar estratégias para fazer jogadas bem elaboradas e juntar inteiramente os grupos.

Como jogar?

Para começar a brincadeira, o jogador deve posicionar sete blocos de cartas na mesa, sendo o primeiro formado por uma carta, o segundo por duas cartas, e assim por diante, até chegar ao sétimo. Cada bloco deve ter a última carta virada para cima. O restante do baralho forma um monte, que deve ficar em um canto da mesa. 

A ideia é começar a formar os grupos, movimentando as cartas para criar as sequências. Vale ressaltar que, entre os blocos, uma carta só pode ser posicionada sobre a outra se o valor for inferior à antecessora e a cor for diferente. Por exemplo, se a carta exposta é um cinco preto, a carta seguinte deve ser um quatro vermelho. 

Lembrando que, se não houver movimentos entre os blocos, é possível comprar uma carta do monte por vez. Caso ela não seja usada, deve ser posicionada na parte de baixo do monte. 

Burro

Quem procura por jogos com baralho fáceis e com poucas regras vai amar o famoso Burro. O passatempo pode contar com a participação de dois a oito jogadores, sendo necessário o uso de um ou dois baralhos convencionais, com um dos curingas em jogo.

O principal objetivo da brincadeira é formar uma quadra (quatro cartas iguais com naipes diferentes) e virá-las com a face para baixo na mesa de forma discreta. O último jogador que perceber, perde a rodada e começa a formar a palavra “burro”, letra por letra. Quem formá-la inteiramente perde o jogo.

Como jogar?

Para brincar de Burro, os participantes devem usar as cartas do baralho para separar quatro quadras por jogadores e embaralhá-las junto do curinga. Feito isso, o próximo passo é distribuí-las no sentido anti-horário, deixando um dos participantes com cinco cartas. 

Quem estiver com mais cartas deve iniciar o jogo, passando uma para o jogador ao lado. Isso deve ser feito por todos os participantes até que alguém faça uma quadra. Lembrando que quem estiver com o curinga deve mantê-lo em mãos uma rodada inteira antes de passá-lo para frente. 

Quem fizer a quadra primeiro deve abaixar o baralho discretamente na mesa, sendo seguido pelos demais jogadores. Quem ficar por último ganha uma letra. Quem formar “burro” primeiro perde o jogo. 

#ModoBrincar: divirta-se ao lado de quem ama! 

Gostou das opções e já sabe quais jogos com baralho escolher para se divertir com quem ama? Então, que tal aproveitar o tempo livre para conferir mais dicas incríveis? Aqui, no blog #ModoBrincar, você encontra diversos conteúdos sobre brinquedos, brincadeiras e muito mais. Aproveite!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *