Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

5 MINUTOS DE LEITURA
0
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim, vocês podem se divertir e colecionar lembranças inesquecíveis.

A brincadeira é uma excelente maneira de contribuir para o desenvolvimento infantil. Ao brincar com seu filho, além de estreitar a relação, você estimula as habilidades dele, favorecendo a capacidade física, psicomotora e emocional. Incrível, né?!

Interessou-se e quer saber quais são os melhores jogos para pai e filho na atualidade? Não se preocupe, venha com a gente e confira uma lista com 8 opções superdivertidas!  

1. Futebol um contra um 

Se sua família é uma daquelas que curte bater uma bolinha, uma ótima opção de jogos para pai e filho é o futebol um contra um. Para brincar, basta arranjar um espaço ao ar livre que dê para montar dois golzinhos, e pronto: pegue a bola e comece a disputa!

Para tornar a competição justa, vocês podem acrescentar algumas regras ao jogo e também estabelecer um prêmio para quem sair vencedor. Temos certeza de que ambos vão se divertir muito!  

2. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também são boas alternativas para um dia em família. Entre as opções, os clássicos, como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, são sempre uma boa pedida e rendem ótimas histórias.

Vocês também podem investir em jogos educativos para pais e filhos que, além de divertirem, contribuem para o aprendizado. Os jogos Lince e Monta-Palavras são algumas das opções mais populares. 

3. Jogos de carta

Não tem como falar de jogos para pai e filho, sem mencionar as cartas, né?! Esses passatempos sempre rendem muita diversão e estão disponíveis em diversas opções, como o famoso Uno e o clássico Rouba Monte. Escolha seus favoritos, prepare os aperitivos e aproveite o momento ao lado da família. 

4. Jenga

O Jenga também é um ótimo passatempo para quem deseja fazer um dia de brincadeiras entre pai e filho. A ideia do jogo é retirar blocos de madeira da torre sem deixar nenhuma peça cair pelo caminho. Perde quem deixar a construção desmoronar ou derrubar uma peça indesejada.   

pai e filho sentado no sofá com controle na mão representando os jogos para pai e filho

5. Vídeo-game

Hoje em dia, a maioria das crianças ama vídeo-game e, se seu pequeno faz parte desse fã clube, é hora de entrar na brincadeira! Prepare snacks e bebidas, e se acomode no sofá. 

Para os amantes de futebol, o Fifa 22 é uma boa pedida. Já para quem prefere jogos de ação e aventura, o novo Spider-Man: Miles Morales é uma excelente escolha. Por fim, Minecraft é a febre da criançada e consiste em explorar a imaginação para construir novos mundos, além de sobreviver às ameaças. Decida entre as opções e comece a jogar.

6. Quem sou eu?

Para quem quer fugir da era tecnológica e explorar a criatividade, “Quem sou eu?” é um ótimo jogo de perguntas e respostas para pais e filhos. A brincadeira consiste em adivinhações e, para começá-la, os jogadores devem sentar em roda, separar papéis autocolantes, canetas e, em conjunto, decidir um tema — que pode ser animais, personagens de filmes da Disney, etc. 

Depois, individualmente, eles devem pegar os papéis e escrever o nome do personagem, que será colado na testa do adversário à direita. Com todos prontos, é hora de começar a partida. Cada um deve fazer uma pergunta para descobrir o que está escrito no papel, as respostas devem ser somente sim ou não. Perde o último que adivinhar. 

7. Jogo da memória

O jogo da memória também é uma excelente brincadeira em família, principalmente com crianças mais novinhas. Ele permite estimular as habilidades cognitivas dos pequenos, contribuindo para o raciocínio lógico, a memorização, a concentração e até a comunicação.

Existem diferentes opções de jogos da memória e você pode escolher o mais adequado para a idade do seu filho. Depois, é só separar um momento do dia para jogar e se divertir. 

8. Quebra-cabeça

Por fim, o quebra-cabeça também é uma boa escolha para quem quer passar bastante tempo ao lado da família. Afinal, é possível encontrar versões com até 6 mil peças, rendendo boas horas de concentração e descobertas. 

Esse tipo de passatempo também é ótimo para o desenvolvimento infantil e contribui para o aprendizado dos pequenos. Inclusive, ele pode oferecer benefícios como relaxamento, aumento da capacidade de resolução de problemas, melhora da cognição, da concentração e da memória. 

Ative seu #ModoBrincar!

Gostou das opções de jogos para pai e filho? Já escolheu seus favoritos? Então, não perca tempo, ative seu #ModoBrincar e se divirta ao lado de toda a família. Se quiser, continue acompanhando o nosso blog e garanta mais dicas incríveis!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...