Libras na educação infantil: por que ensiná-la para surdos e ouvintes?

5 MINUTOS DE LEITURA
4369
Imagem de um menino aprendendo Libras com duas mulheres
Criança conversa em libras com professora

Sempre que pensamos no desenvolvimento da criançada, o aprendizado de novas línguas como inglês e espanhol é uma escolha muito popular. Porém, você sabia que aprender Libras na educação infantil é muito importante para os pequenos entenderem mais sobre a inclusão social?

Para entender a importância da Libras na educação infantil, é preciso saber que a Língua Brasileira de Sinais é considerada oficial em nosso país desde 24 de abril de 2002, por meio da lei n.º 10.436, também conhecida como Lei de Libras.

Pensando nisso, o blog Modo Brincar trouxe um conteúdo exclusivo com os impactos do ensino de Libras na educação infantil, tanto para crianças surdas quanto para ouvintes, além de explicar como os jogos podem ajudar na interação da criançada. Confira!

Como aprender Libras ajuda as crianças com deficiência auditiva?

Para quem é ouvinte, muitas vezes, é difícil perceber o impacto da perda auditiva na vida de uma pessoa. Considerando que a comunicação é uma das competências mais valorizadas na sociedade, o aprendizado de Libras é essencial para promover a inclusão social em todas as fases da vida.

Mesmo com o avanço nos aparelhos auditivos e implantes cocleares, existem algumas crianças que podem não ter a resposta auditiva adequada. Normalmente, são pessoas que nascem com surdez muito profunda, sem um nervo auditivo ou mesmo com alguma malformação cerebral. Nesses casos, o aprendizado de Libras é muito importante.

Ricardo Godinho, otorrinolaringologista pediátrico, coordenador da equipe de otorrinolaringologia do Hospital Mater Dei Contorno e professor da PUC-MG, explica mais sobre a importância da Libras para crianças. “Para essas crianças, a língua de sinais é importante, já que se trata de uma maneira de incluí-las na sociedade e no convívio com os pais. Portanto, a Libras é uma forma de inclusão.”.

Libras na educação infantil para crianças surdas

A Libras na educação infantil é essencial para a criação de uma identidade, principalmente dentro da comunidade surda. É muito comum que os pais adotem um modelo de aprendizado bilíngue, com a língua de sinais como principal e o português como secundário. 

Na educação infantil, a Libras tem um papel fundamental para os pequenos aproveitarem mais oportunidades. Afinal, fica muito fácil aprender os conceitos ensinados com um intérprete em sala de aula (ou um professor que saiba essa língua).

Esse aprendizado também contribui profundamente para a socialização da criança com deficiência auditiva, seja no ambiente escolar, seja em outros lugares. Além disso, é uma maneira de fazer eles valorizarem a cultura do grupo.

Imagem de uma menina aprendendo Libras com uma mulher

Como o ensino de Libras ajuda a criança ouvinte?

O ensino de Libras na educação infantil para crianças ouvintes é fundamental para a inclusão social. Nesse caso, não estamos falando apenas de integrar a criança surda, mas também de superar preconceitos que podem existir em relação a esse grupo. É uma maneira de os pequenos aprenderem a respeitar as diferenças e valorizar as particularidades de cada um.

Outro ponto positivo de aulas de Libras para crianças ouvintes é a possibilidade de interação com as crianças surdas. Isso é superpositivo para ambos os grupos e estimula as habilidades cognitivas que o bilinguismo oferece ao cérebro. Também ajuda a desenvolver as capacidades de atenção, concentração e expressão corporal.

“Aprender inglês ou outras línguas, como espanhol e mandarim, e se envolver de forma mais abrangente com essas culturas são experiências que ampliam a visão de mundo. O mesmo acontece com a Libras”, aponta o Dr. Ricardo Godinho.

Interagir com um colega surdo também aumenta a sensibilidade dos pequenos. Eles crescem sabendo Libras, tornam-se adultos mais conscientes do próprio papel na sociedade e repassam o ensinamento para gerações futuras. Dessa forma, os pequenos passam a ser agentes de mudança na comunidade.

Como os jogos podem ajudar na interação de crianças ouvintes e surdas?

Brincar é sempre muito bom, não é mesmo? Além de um momento divertido, é uma forma gostosa e eficaz de as crianças assimilarem qualquer conhecimento. Por isso, estimular a interação entre ouvintes e surdos por meio de jogos é uma boa alternativa para o aprendizado de Libras na educação infantil.

Os jogos de tabuleiro, da memória e de dominó, por exemplo, são ótimas sugestões para a brincadeira. Isso porque eles incentivam a interação entre surdos e ouvintes, já que não dependem da audição para serem praticados. Nesse momento, as crianças podem aprender juntas e compartilhar momentos que ficarão para sempre marcados na memória delas.

Na Ri Happy, estamos preocupados em atender às diversidades e promover brinquedos que ajudem no ensino e na aprendizagem das crianças. Por isso, contamos com uma variedade de itens que estimulam o desenvolvimento infantil em todas as áreas das capacidades físicas, mentais e emocionais. Afinal, não há nada melhor que ver a criançada brincando feliz, não é mesmo?

Pronto! Agora que você já sabe que o ensino de Libras na educação infantil favorece a qualidade de vida tanto das crianças surdas quanto das ouvintes, além de promover a inclusão social, aproveite para entender mais sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criançada. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais